Portal CDT/UnB - Notícia: Metodologia inovadora ganha Prêmio Internacional
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Metodologia inovadora ganha Prêmio Internacional
20/06/2013

Equipe do CDT/UnB recebeu o prêmio IAF de Impacto de Facilitação. Os Facilitadores submeteram proposta com a metodologia The World Café

 

A diretora executiva do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), Ednalva Morais, e a colaboradora da Multincubadora de Empresas do CDT, Rosângela Medeiros, representaram a instituição no Facilitation Impact Awards – Prêmio IAF de Impacto de Facilitação, da Associação Internacional de Facilitadores. A premiação aconteceu durante conferência realizada em Orlando – Flórida, no período de 3 a 6 de junho e, na oportunidade, elas participaram de cursos sobre boas práticas de facilitação.

 
“Facilitação” significa o ato de fazer algo mais fácil. No trabalho em grupo, o facilitador trabalha com as pessoas para ajudá-las a ter uma conversa, chegar a um acordo ou plano para o futuro. A metodologia de facilitação aplicada pelos facilitadores do CDT – Rosângela, João Orlando e Anísio Castro – foi a “The World Café”, utilizada para subsidiar elementos estruturantes da Política Nacional de Empreendedorismo do Brasil e na elaboração da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade na micro e pequena empresa, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). 
 
 
O prêmio foi concedido pela facilitação na Política Nacional de Empreendedorismo. Essa facilitação teve papel relevante de criar sinergia entre os participantes para que gerassem propostas de amplo impacto no estímulo e apoio ao empreendedorismo empresarial no país. Através desse processo de facilitação, constituíram-se as teses e diretrizes para a formulação de uma Política Nacional de Empreendedorismo em alinhamento com as políticas federais.
 
A diretora executiva do CDT, Ednalva Morais, revela que o prêmio não é só um reconhecimento institucional, mas também pessoal da equipe do CDT que, ao longo desses anos, tem desenvolvido vários projetos de pesquisa e de novas metodologias e conteúdos de capacitação e de formação. “É a coroação do esforço de pesquisa, de inovação e do espírito empreendedor com que a gente sempre busca trabalhar, para construir e desenvolver novos projetos e novas metodologias, seja para capacitação, seja para gestão organizacional e de equipes”, ressaltou. 
 
“É um prêmio muito importante, não só pelo reconhecimento da aplicação do impacto, o mais relevante também foi o fato de participarmos com grandes universidades americanas e canadenses. E, a Universidade de Brasília ter esse reconhecimento do mérito e do impacto do trabalho desenvolvido, é um motivo de grande alegria e de motivação para continuarmos pesquisando e inovando nossos processos de trabalho”, complementou Ednalva. 
 
Para Rosângela, a principal relevância desse prêmio internacional é a validação por parte do cliente, no caso o MDIC, sobre a agregação de valor da facilitação, “e o sucesso desse processo deve-se ao trabalho da equipe alinhado com o objetivo e a meta do MDIC”, revelou. Rosângela explica ainda que a facilitação é uma tendência promissora para as corporações e empresas que estão iniciando, bem como para as universidades. “Hoje, todos precisam trabalhar em equipe, se comunicando com ferramentas ágeis, para facilitar os processos, a obtenção de metas, a fluidez na percepção das atividades, principalmente nos ambientes que envolvem equipes multidisciplinares; prezar por uma comunicação sem ruídos, gerar cultura comportamental flexível e valorizar o trabalho em equipe. Tudo isso ficou muito claro nos cursos dos quais participamos durante a conferência”, revelou.
 
O CDT ganhou o prêmio Silver Award Recipients (categoria prata). Grandes instituições como a NASA, Defense Intelligence Agency e University of Toronto também foram premiadas.   
 
Sobre o Prêmio – O IAF Facilitation Impact Awards é um programa de prêmios não competitivo, de inclusão. Os seus principais objetivos são: promover a conscientização do papel da facilitação na obtenção de resultados positivos, mensuráveis e impactantes; recompensar o uso da facilitação nas organizações e comunidades; reconhecer a excelência em práticas de facilitação; reconhecer as contribuições notáveis de membros da AIF e promover a AIF e suas conferências como veículos para o avanço da profissão de facilitação.
 
Quanto à experiência da participação no prêmio, Ednalva destaca que foi fundamental e uma experiência bastante rica poder participar e conviver durante uma semana com experts em facilitação. “Nós pudemos conviver com pessoas de altíssimo nível de importância nesse cenário, e foi possível discutir e aprender novos processos de trabalho com instituições de reconhecimento internacional e aprender outras dinâmicas que enriquecerão a nossa experiência e o nosso trabalho em novos projetos, ou seja, outras dinâmicas de facilitação que têm também uma capacidade muito grande de coleta de dados e de construção de inteligência e de colaboração coletiva em projetos que requerem esse tipo de metodologia”, finalizou.
 
 
LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

 

 

Últimas notícias
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 03/2020
Data: 25/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 02/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 01/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Multincubadora de Empresas da Universi...
Saiba mais
Edital de Chamamento Público nº 1/2020
Data: 07/01/2020
A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), com sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da Reitoria, 1º Andar, Brasília - DF, torna pú...
Saiba mais
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136