Portal CDT/UnB - Notícia: Empresa desenvolve kits de detecção de formol e metanol em produtos
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
25
Jul

ABPES...

Empresa desenvolve kits de detecção de formol e metanol em produtos
10/09/2013
Sistema é direcionado a órgãos de controle de qualidade e fornecedores 
 
Melina Fleury/Agência Facto
 
A empresa Macofren, pré-incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT- UnB), irá comercializar kits para análise de formol e metanol em produtos comerciais. O objetivo é oferecer um material alternativo e simples para análises corriqueiras e imediatas, sem que haja necessidade de encaminhamento a laboratório. O kit de análise de metanol pode ser utilizado tanto em combustíveis quanto em bebidas alcoólicas. Já o de formol, em produtos alimentícios, cosméticos e de construção, por exemplo.
 
O sistema de verificação visa aos órgãos de controle de qualidade e fornecedores. Entretanto, qualquer pessoa física também pode adquirir os kits, projetados para fácil utilização. Na análise, todas as quantidades de reagentes são previamente medidas e a manipulação de amostras é minimizada. A instrumentação é didática. O resultado dos testes é expresso pela formação de cores, o que facilita a interpretação. “O kit vai garantir qualidade e segurança para o consumidor, com a vantagem do teste rápido”, afirma Arilson Onésio, um dos responsáveis pela Macofren.
 
Em setembro deste ano, o protótipo do kit de detecção do metanol deverá ser finalizado. Esse mesmo modelo já foi feito pela empresa, no início do ano, para análise de combustível de uma rede de postos em São Paulo, após denúncias de adulteração. Pela demora e preço, os donos de postos, ao invés de solicitar exames a laboratórios, pediram à Macofren uma análise de fácil execução e que pudesse ser aplicada na hora do recebimento do combustível.
 
Juliana Perissê/Agência Facto
Renato Santana e Arilson Onésio são uns dos responsáveis pela Macofen
 
O metanol é tóxico e, quando ingerido, pode causar mal-estar, cegueira e até morte. Além disso, o metanol como combustível não é regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Portanto, sua utilização é crime, passível de multa e interdição do estabelecimento que o comercializa. Já o formol causa irritação e severas agressões quando em contato com o corpo. A ingestão dele pode causar até queimaduras internas. Alguns estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o formol como potencial agente cancerígeno.
 
A empresa, que ainda está em processo de incubação, estima que os kits comecem a ser comercializados em novembro deste ano. Já a precificação está em fase de estudo, uma vez que os produtos ainda não foram devidamente inseridos no mercado.
Guilherme Bandeira (26), Arilson Onésio (25) e Renato Santana (24) cursam doutorado em Química na UnB e são os responsáveis pela Macofren. Além da comercialização dos kits, os serviços a serem oferecidos pela empresa, pré-incubada desde o início de 2013, são, principalmente, análises de combustíveis e de solo, ao aferir qualidade ou propriedades deles. Também há a opção da consultoria, que busca sanar dúvidas e encontrar soluções envolvendo esses setores. A Macofren é vinculada ao Laboratório de Materiais e Combustíveis e ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, ambos da UnB.
 
 
                                  Telesur 
 
Fonte: UnB Agência 
 
Últimas notícias
PRÊMIO TECNOLOGIAS DE IMPACTO
Data: 19/09/2017
Uma grande oportunidade para novas tecnologias e startups, confira...
Saiba mais
Decanato de Pesquisa e Inovação e CDT promovem workshop sobre saúde
Data: 11/09/2017
A iniciativa do Decanato de Pesquisa e Inovação faz parte do projeto "Grandes Temas" da UnB que tem por objetivo aproximar áreas e gr...
Saiba mais
CASE: UFC BRASIL, uma palestra sobre reposicionamento de marca aconteceu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Data: 25/08/2017
Um evento completo abordando assuntos necessários para novos empreendedores, mas com um foco direcionado aos fãs....
Saiba mais
Como grandes empresas podem evitar a falência inovando com as startups
Data: 23/08/2017
Porque grandes corporações irão falir caso não se relacionem com o ecossistema de startups?...
Saiba mais
A Importância de eventos sobre inovação e tecnologias voltados para a Política
Data: 23/08/2017
O 1º Encontro em Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia e sua importância para o PROFNIT...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136