Portal CDT/UnB - Notícia: Desafio Universitário leva empreendedorismo a estudantes de todo o país
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
25
Jul

ABPES...

Desafio Universitário leva empreendedorismo a estudantes de todo o país
01/10/2013

Mais de dez mil estudantes já se inscreveram no Desafio Universitário Empreendedor, a nova ferramenta do Sebrae lançada em agosto e que busca desenvolver capacidades empreendedoras em quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho. A final nacional da competição acontece em novembro, mas ainda há tempo para se inscrever e participar das diversas atividades propostas na disputa. Esta semana está acontecendo a segunda edição do Papo de Negócio, que rende ao estudante 20 mil pontos.

São jogos gratuitos na internet, cursos – muitos deles sem custos –, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da Universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. “O número de jovens brasileiros com curso superior que optam por criar sua própria empresa evidencia a importância, cada vez maior, de incorporar o ensino empreendedor à formação dos brasileiros. Um médico, dentista, advogado ou arquiteto, por exemplo, sai da faculdade e monta seu próprio consultório ou escritório mas não tem nenhuma noção de administração. Se aprender sobre gestão, as chances de sucesso serão maiores”, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Estruturada em forma de competição, a ferramenta conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os dez jogos virtuais disponíveis e registram as outras atividades realizadas paralelamente ao longo do ano. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor.

Com os jogos, é possível acumular até 100 mil pontos. Já o curso de empreendedorismo na própria universidade rende outros 100 mil. Com o Papo de Negócios, uma conferência com especialistas transmitida pela internet, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento – são feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universitário Empreendedor.

Os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae tem um limite de até dez cursos em um ano e também podem somar até 100 mil pontos. As atividades presenciais ofertadas pelo Sebrae, como o seminário Empretec, que desenvolve um comportamento empreendedor, por exemplo, não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente, pois a carga horária e os objetivos não são iguais.

“O Desafio Universitário Empreendedor é uma evolução do ensino do empreendedorismo a jovens estudantes, uma vez que integra em uma única ferramenta conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo”, ressalta Barretto.

Prêmios

Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (três por estado). Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet. A equipe que se classificar em primeiro ganha uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em  empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado.

Inicialmente, o Desafio Universitário Empreendedor está no ar em uma versão Beta, que está sendo testada e aprimorada e recebendo sugestões e críticas dos participantes. A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes. Na nova disputa, a instituição de ensino e os professores também ganharão prêmios pelo número de indicações que receberemon line dos alunos. Para aqueles que não têm internet à disposição, é possível baixar os jogos e depois, quando conectar, atualizar os pontos marcados, os cursos feitos e interagir na plataforma.

Concurso

Estão disponíveis on line dez jogos: Escritório Topia, Vila do Empreendedor, Tapioca Manager, O Chefe, Vendendo seu Peixe, Minha Boutique, Fazendinha de Negócios, Meu Primeiro Milhão, Hora de Liderar e Negócio Quente. Os games foram selecionados por meio de concurso promovido este ano pelo Sebrae para escolher aplicativos com temas de gestão empresarial para o público universitário.

A competição não se ateve a game designers profissionais. Puderam participar tambémdesigners amadores, empresas de desenvolvimento de jogos, estudantes, professores ou até mesmo quem não entendia tanto do assunto, mas ainda assim conseguiu apresentar um bom aplicativo. Foi o caso do carioca Lucas Ribeiro Rodrigues, de 22 anos, que está se formando em Design. Ele participou da competição com os parceiros Peter Furtado Dam e Pedro Boechat de Almeida Germano. Juntos, os três desenvolveram o jogo Escritório Topia, que ensina como administrar uma empresa que tem uma carteira diversificada de clientes com um simulador de escritório de serviços, que pode reunir diferentes profissionais, cada um com uma demanda própria.

“O escritório pode atender a um designer e, ao lado, ter outro profissional que cuida de um cliente que tenha um perfil de negócios completamente diferente. Para administrar isso é preciso ser cuidadoso com o perfil do contratado e os prazos de atendimento. E, ao permitir a proximidade entre profissionais com formações tão distintas, esse modelo permite a troca de experiência”, explica Lucas. A ideia é que, a cada ano, o site conte com mais jogos, sempre por meio de seleção aberta a pessoas que queiram pensar em como desafiar os universitários a desenvolver características empreendedoras.

Os jovens interessados em participar do Desafio Universitário Empreendedor podem se inscrever em qualquer período do ano, desde que declarem estar matriculados regularmente em qualquer curso de graduação de instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação.  A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br

Depoimentos

Estudantes que estiveram na última edição da Campus Party em Recife fizeram o teste da versão closed beta do Desafio Universitário Empreendedor. Confira o que disseram esses alunos:

Cesar Porto: “Tenho certeza de que, ao me aprofundar mais, vou encontrar muito conteúdo concreto, próprio das atividades do Sebrae”.

Alexandre Souza: “Gosto muito das ações do Sebrae para universitários e esse jogo ajuda muito com o empreendedorismo. Sempre lancem plataformas interativas como essa!”

Itacira Cunha: “Adorei os jogos. As propostas são interessantes e estimulam, cada um ao seu modo, diversos pontos necessários para quem sonha em empreender”.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Últimas notícias
PRÊMIO TECNOLOGIAS DE IMPACTO
Data: 19/09/2017
Uma grande oportunidade para novas tecnologias e startups, confira...
Saiba mais
Decanato de Pesquisa e Inovação e CDT promovem workshop sobre saúde
Data: 11/09/2017
A iniciativa do Decanato de Pesquisa e Inovação faz parte do projeto "Grandes Temas" da UnB que tem por objetivo aproximar áreas e gr...
Saiba mais
CASE: UFC BRASIL, uma palestra sobre reposicionamento de marca aconteceu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Data: 25/08/2017
Um evento completo abordando assuntos necessários para novos empreendedores, mas com um foco direcionado aos fãs....
Saiba mais
Como grandes empresas podem evitar a falência inovando com as startups
Data: 23/08/2017
Porque grandes corporações irão falir caso não se relacionem com o ecossistema de startups?...
Saiba mais
A Importância de eventos sobre inovação e tecnologias voltados para a Política
Data: 23/08/2017
O 1º Encontro em Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia e sua importância para o PROFNIT...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136