Portal CDT/UnB - Notícia: Feira de Negócios da Universidade de Brasília atrai público recorde e faz sucesso no final de semana
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
Feira de Negócios da Universidade de Brasília atrai público recorde e faz sucesso no final de semana
16/12/2013

 

Um dia inteiro voltado para o empreendedorismo. Essa foi a proposta da 4ª Feira de Negócios e Inovação, realizada pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), no último sábado (14). O evento reuniu professores, alunos, empresários e comunidade em geral, no Centro Comunitário Athos Bulcão, e teve uma programação intensa com palestras, rodada de negócios, lançamento de livros e exposições.

“Essa feira tem uma série de atividades que envolvem extensão, graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília”, explicou o diretor do CDT/UnB, Paulo Suarez, durante a cerimônia de abertura. “Aqui, teremos o lançamento de cerca de vinte livros, também vamos mostrar tecnologias geradas na Universidade e protegidas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica; temos as empresas incubadas apresentando o trabalho que estão desenvolvendo e vamos ter a graduação de duas delas hoje – são empresas que com sucesso conseguiram se formar no mercado. E essa é a grande importância da Feira: mostrar esse serviço que a gente presta para a sociedade”, completou.

A professora Cristina Castro-Lucas, coordenadora da Escola de Empreendedores do CDT e idealizadora da Feira, falou sobre as expectativas de mais uma edição, aonde o número de alunos participantes vem aumentando consideravelmente. “A expectativa é realmente disseminar a cultura de empreendedorismo e inovação tecnológica, que é a principal fonte de crescimento e de desenvolvimento da economia brasileira, para os alunos, pesquisadores, professores e transeuntes em geral”, assegurou.  

Ela destacou, ainda, a importância do evento para os alunos. “É uma culminância das disciplinas – Introdução à Atividade Empresarial (IAE), Gestão da Inovação e Tópicos Contemporâneos em Administração 1, e Empreendedorismo e Análise de Mercado em Biotecnologia – e de tudo que eles trabalharam e projetaram ao longo do semestre, onde eles poderão expor seus Planos de Negócios e interagir com outros alunos, empresários e investidores e, realmente, ver seus trabalhos consolidados”, afirmou a professora.

Os projetos apresentados pelos alunos foram analisados por uma banca examinadora, que avaliou a viabilidade econômica das propostas e escolheu as três melhores. A Feira também contou com a participação de integrantes das Empresas Juniores da UnB e dos empreendimentos incubados pelo CDT, que puderam mostrar os seus serviços, processos e produtos para a comunidade e investidores.

Ao longo do dia, também aconteceram o Café Empresarial – ambiente descontraído para empresários e empreendedores que se reuniram com o objetivo de trocar experiências, informações e ampliar suas redes de contato; graduação das empresas incubadas – IPe e Geosonar; palestra com o presidente da Associação das Startups e Empreendedores Digitais (ASTEPS), Antônio Ventura, que falou sobre sua história empreendedora e os conceitos e passo a passo para se criar uma startup; mesa de discussão sobre inovação, empreendedorismo e investimentos, cujo objetivo foi fomentar a melhoria no potencial inovador de novos negócios e a sua sobrevivência no mercado, e teve a participação, dentre outros, da superintendente executiva da Anprotec, Sheila Pires, do empresário graduado da IPe, Roberto Mascarenhas Braga; e do investidor da Sigel Capital, Bruno Brito.

A Feira também abriu espaço para a exposição de arte, ciência e novas tecnologias – onde foram apresentados os resultados de pesquisa de projetos desenvolvidos na UnB; lançamento de obras com temas como empreendedorismo, inovação, gerenciamento de projetos e propriedade intelectual, que teve o apoio do CNPq; Rodadas de Negócios e apresentação de negócios a investidores; e o II Concurso de Cervejas Especiais, onde concorreram os alunos da disciplina “Fundamentos da Produção de Cerveja”, ministrada pela professora Grace Ghesti. O evento foi encerrado com a premiação dos alunos.

A vice-reitora da Universidade de Brasília, Sônia Báo, marcou presença na Feira e elogiou a iniciativa. “Eu acho que é tudo de bom isso aqui! Porque essa feira traz e mostra o que a Universidade está fazendo, envolvendo principalmente o segmento estudantil, e inserindo-o no mercado de trabalho, num cunho empresarial”, ressalta. “Nós temos que tentar descobrir desde cedo quem são os talentos com viés para os negócios, para a inovação, para transformar o conhecimento que se produz dentro da Universidade em coisas que vão ser aplicáveis e uteis, num prazo de tempo bem menor, para a sociedade”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  “Tem dois aspectos importantes: primeiro de o CDT      difundir o que faz, todo o seu mecanismo, toda as suas  ações em prol da comunidade acadêmica e externa da  Universidade; e o outro é o fato de os próprios  participantes, estudantes, professores e técnicos do  CDT experimentarem como mostrar e como fazer esse  mecanismo de transferência do conhecimento. E o mais  importante, trazer a mídia como um todo pra ser uma  parceira na divulgação daquilo que a Universidade faz,  ou seja, além de ensinar a sociedade, também  disponibilizar esse conhecimento para todos.”

Luiz Afonso Bermúdez, Decano de Administração e Finanças, sobre o que a Feira representa para a comunidade

 

 

 

 

 

 

 

 

“Gostei muito da feira, e acho que essa é a vocação de Brasília, estimular  o empreendedorismo e a inovação, pois é o que vai criar mais  oportunidades de negócios, de geração de renda e emprego e, portanto, de  melhorar a qualidade de vida do Distrito Federal e de toda a região.”

 Rodrigo Rollemberg, Senador, sobre a Feira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

  “Foi muito positivo, tiveram várias ideias inovadoras e empresas com grande potencial de    crescimento aqui na Feira, que aliás foi muito bem organizada. Brasília precisa de uma feira desse  tipo, dado que hoje é a capital dos concursos, a juventude toda estudando pra concurso  público e eu fiquei muito feliz de participar de um evento em que, pelo menos uma parcela  dessa juventude, está querendo empreender e desenvolver negócios. Aqui precisa disso!”

 Bruno Brito, sobre a Rodada de Investidores

 

 

 

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

 

 


 

Últimas notícias
SEMINÁRIO - Ambientes Promotores do Empreendedorismo Tecnológico Inovador no DF e Entorno
Data: 07/11/2017
Ambientes Promotores do Empreendedorismo Tecnológico Inovador no DF e Entorno ...
Saiba mais
Evento de inovação promove palestras sobre arquitetura e urbanismo
Data: 07/11/2017
CDT realiza a 3ª edição do iNOVATECH na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB...
Saiba mais
O PMIDF está com oportunidades imperdíveis para estudantes universitários
Data: 07/11/2017
O PMI-DF realizará no próximo dia 24 novembro o UniversiDia 2017, este ano o evento terá como tema "Inovação e Projetos...
Saiba mais
INOVATECH / FAU-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Data: 06/11/2017
INOVATECH / FAU-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo...
Saiba mais
CDT participa da Semana Universitária da UnB
Data: 30/10/2017
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB ofereceu atividades gratuitas durante a Semana Universitária...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136