Portal CDT/UnB - Notícia: Feira de Negócios e Inovação movimenta comunidade acadêmica e empresarial do DF
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
25
Jul

ABPES...

Feira de Negócios e Inovação movimenta comunidade acadêmica e empresarial do DF
09/06/2014
 
O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), por meio da Escola de Empreendedores (Empreend) promoveu, no último sábado (7/6), a 5ª Feira de Negócios e Inovação. Com o objetivo de ampliar oportunidades para os alunos de graduação e pós-graduação, o evento busca estimular o desenvolvimento de negócios inovadores, relacionando a universidade com as oportunidades oferecidas no mercado de trabalho.
 
A feira estava divida em duas frentes: apresentação de ideias criativas elaboradas pelos alunos da disciplina Introdução à Atividade Empresarial (IAE) e momento de interação e troca de conhecimento entre empresários, estudantes e empresas parceiras. Ao todo, 438 alunos de IAE participaram mostrando os planos de negócios que desenvolveram ao longo do semestre.
 
 
Durante a cerimônia de abertura, o diretor do CDT/UnB, Paulo Suarez, destacou a importância do evento para os alunos e também para economia do Distrito Federal. "O CDT é um verdadeiro ecossistema de inovação e desenvolvimento tecnológico. Não adianta nada estarmos aqui na universidade se o fruto do conhecimento que estamos desenvolvendo não chegar à sociedade," destacou.
 
Além do professor Paulo Suarez, a mesa de abertura contou com a presença do representante da FAPDF, Vinícius Vivas; do deputado distrital, professor Israel Batista (PV/DF); do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Glauco Rojas e do senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF). Entre outros convidados estavam o representante do decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Bergmann Morais; do decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo; da decana de Extensão, Thérèse Hofmann; e da vice-reitora da UnB, Sônia Nair Báo.
 
A programação do evento incluiu atividades como o Network Point, onde empresários, professores, pesquisadores, alunos e demais visitantes se reuniram em um ambiente descontraído com o objetivo de trocar experiências, informações e ampliar suas redes de contato; apresentação do Grupo Batucadeiros; assinatura do contrato de licença de uso da tecnologia Método de Estabilização de Reagente de Schiff em Diversos Veículos, Reagente de Schiff Imobilizado em Matrizes Sólidas, Processo de Impregnação desse Reagente, Método de Determinação Analítica entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e a empresa Macofren Tecnologias Químicas; apresentação do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec/UnB); palestra com o empresário Roberto Pantoja sobre como abrir uma startup; exposição tecnológica; exposição de planos de negócios, produtos, processos e serviços propostos pelos alunos da graduação e pós-graduação da UnB; exposição de empresas participantes dos programas Multincubadora de Empresas e Empresa Júnior do CDT; graduação de duas empresas incubadas (Akamido e Ambiente Eficiente); apresentação de projetos a investidores; Startup You Up, momento de mentoria para empresários e alunos, cujo objetivo era unir a experiência de especialistas ao momento inicial dos projetos para abrir novas possibilidades de desenvolvimento e parcerias; apresentação de um grupo de samba e premiação dos alunos. 
 
A 5ª edição da Feira contou com a participação de 163 empresários juniores da UnB, 24 empresários incubados e 53 outros expositores dentre startups e parceiros do CDT. Além disso, os estudantes ganharam espaço para apresentar seus planos de negócios, produtos e serviços para oito investidores presentes. No total, 1.995 pessoas prestigiaram o evento.
 
A Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) também estava presente expondo projetos especiais. Entre os trabalhos, o grupo apresentou uma inovadora massa de banana verde para produção de alimentos sem glúten como, por exemplo, o macarrão. A ACT é uma unidade do CDT que tem por objetivo comercializar os produtos resultantes de processos desenvolvidos na universidade por meio de parcerias com empresas e a sociedade. 
 
Ao final do evento, o produto/serviço melhor avaliado foi premiado com troféu, kit da Natura e um curso da Empretec. O projeto vencedor foi a InLoco, empresa do turismo 2.0, onde os estudantes criaram um aplicativo para unir turistas aos moradores locais. O objetivo é orientar sobre como fugir de armadilhas turísticas, atrações caras e experiências superficiais, proporcionando viagens autênticas. 
 
A próxima edição da Feira de Negócios e Inovação do CDT/UnB está prevista para o dia 29 de novembro. Acompanhe as novidades pelo site www.cdt.unb.br.
 
Confira algumas fotos do evento: 
 
 
Grupo Batucadeiros
 
 
Equipe da ACT com os empresários Renato e Arilson da Macofren
 
Equipe da ACT com os empresários Renato e Arilson, da Macofren
 
 
 
Uma das tecnologias expostas
 
 
 
Palestra com o empresário Roberto Pantoja
 
 
 
 
Mentoria
 
 
 
Graduação da empresa incubada Akamido
 
 
 
Graduação da empresa Ambiente Eficiente
 
 
 
Estandes dos expositores
 
 
 
Empresas Juniores da UnB
 
 
 
Projetos de alunos de IAE
 
 
 
Equipe CDT
 
 
 
Grupo de samba
 
 
 
Premiação da equipe InLoco
 
 
 
Sorteio realizado pela APEX-Brasil, parceira do CDT nesta edição da Feira
 

LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

 

 

Últimas notícias
PRÊMIO TECNOLOGIAS DE IMPACTO
Data: 19/09/2017
Uma grande oportunidade para novas tecnologias e startups, confira...
Saiba mais
Decanato de Pesquisa e Inovação e CDT promovem workshop sobre saúde
Data: 11/09/2017
A iniciativa do Decanato de Pesquisa e Inovação faz parte do projeto "Grandes Temas" da UnB que tem por objetivo aproximar áreas e gr...
Saiba mais
CASE: UFC BRASIL, uma palestra sobre reposicionamento de marca aconteceu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Data: 25/08/2017
Um evento completo abordando assuntos necessários para novos empreendedores, mas com um foco direcionado aos fãs....
Saiba mais
Como grandes empresas podem evitar a falência inovando com as startups
Data: 23/08/2017
Porque grandes corporações irão falir caso não se relacionem com o ecossistema de startups?...
Saiba mais
A Importância de eventos sobre inovação e tecnologias voltados para a Política
Data: 23/08/2017
O 1º Encontro em Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia e sua importância para o PROFNIT...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136