Portal CDT/UnB - Notícia: Empresa licenciada para comercializar fita de detecção de formol está incubada na Universidade de Brasília
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Empresa licenciada para comercializar fita de detecção de formol está incubada na Universidade de Brasília
16/07/2014
 
 
Materiais, combustíveis e fontes renováveis. Assim surge a Macofren Tecnologias Químicas, com a missão de criar soluções para o desenvolvimento do mercado de combustíveis, indústria química de materiais e agricultura. A empresa foi fundada em 2013, por alunos de pós-graduação do Laboratório de Materiais e Combustíveis da Universidade de Brasília, e nasceu da necessidade de se fazer com que as inovações desenvolvidas nas universidades alcancem a sociedade.
 
Hoje, a Macofren desenvolve tecnologias acessíveis, sustentáveis e de baixo custo, que trazem melhor qualidade de vida, além de explorar o mercado tradicional de análises químicas. A empresa oferece produtos e serviços inovadores nestes três segmentos, tais como análises de combustíveis e consultoria científica, Kits para determinação de formol e metanol, análise de solo e agricultura de precisão.
 
Seus principais produtos são a Fita ZER0-F, que serve para detectar de modo rápido e fácil a presença de formol no leite, produtos de beleza e higiene, entre outros; e o kit METAN-OHL, análise desenvolvida para a detecção de metanol em etanol combustível ou gasolina no local de sua comercialização. A tecnologia envolvida na obtenção destes produtos foi desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Brasília, Paulo Anselmo Ziani Suarez e Guilherme Bandeira Cândido Martins, e licenciada para a Macofren.
 
O teste da Fita consiste em um papel que quando entra em contato com a amostra, gera uma cor, indicando a presença ou ausência de formol. Na presença de formol é gerada uma cor violeta intensa, que varia de acordo com a concentração do mesmo na amostra. Já o kit metanol consiste em equipamentos de fácil manuseio, dispensando mão de obra especializada em sua execução e o resultado da análise sai em aproximadamente 15 minutos.
 
A Macofren está incubada no Hotel de Empreendimentos do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) onde recebe apoio, infraestrutura e assessoria para analisar a viabilidade econômica e mercadológica de seus produtos, processos e serviços. No CDT, os empreendedores são inseridos num ambiente propício para o desenvolvimento da empresa, suporte e consultoria em áreas estratégicas, capacitação e diversas oportunidades.
 
Para conhecer mais sobre a empresa, acesse.
 
 
LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB
 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136