Portal CDT/UnB - Notícia: CDT realiza mostra de tecnologias sustentáveis
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
CDT realiza mostra de tecnologias sustentáveis
13/08/2014

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) por meio da Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) realizará, no dia 28 de agosto, às 17h, uma cerimônia oficial de assinatura de três contratos de transferência de tecnologias sociais e sustentáveis com a Cooperativa Sonho de Liberdade, a empresa Poiato Recicla e a empresa Baru.

Com o objetivo de fomentar as políticas e as iniciativas sustentáveis e sociais, a UnB, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, também apresentará durante todo o dia uma série de tecnologias desenvolvidas nos seus grupos de pesquisa e que estão disponíveis para transferência no DF e em outros estados da federação. Tais tecnologias contribuem para a reciclagem de compostos orgânicos e inorgânicos que afetam agressivamente o meio ambiente, tornando-as soluções criativas, sustentáveis e economicamente viáveis.

 “A exposição será importante para mostrar para a sociedade como a UnB tem tratado a questão do reaproveitamento e destinação de resíduos sólidos em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o aumento crescente de soluções alternativas que colaboram para a preservação do planeta, em todos os sentidos”, afirma Paulo Suarez, Diretor do CDT/UnB.

A mostra será gratuita e os visitantes poderão ver de perto diversas tecnologias e processos produtivos desenvolvidos pela UnB, que realiza estudos e atividades de pesquisa com o objetivo de minimizar os impactos causados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos.

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Terminou, no último sábado (2), o prazo para o fim dos lixões no Brasil, conforme determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010. Uma das situações mais críticas do país é o do Lixão da Estrutural, em Brasília, onde não foi possível cumprir essa meta, pois o aterro sanitário de Samambaia, para onde vai ser levado todo o lixo, ainda não está pronto.

O Lixão da Estrutural é o maior da América Latina, com 124 hectares de área e que recebe 8,7 mil toneladas de lixo diariamente. Nele, trabalham cerca de 2 mil catadores de material reciclável. O governo do Distrito Federal pretende fechar o lixão até o fim do ano, quando deve entrar em funcionamento um aterro sanitário em Samambaia, a 20 quilômetros da capital federal. Até lá, o acúmulo de lixo continuará sendo um problema para a população.

 

 
 
 
 
 
 
SERVIÇO
Mostra de Tecnologias “A Contribuição da Comunidade Científica para o Desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Sustentáveis para o Reaproveitamento de Resíduos Urbanos”
Data: 28/08/2014
Horário da Mostra: das 9h às 21h30
Horário da Cerimônia de Assinatura: às 17h
Local: Campus Universitário Darcy Ribeiro – Edifício CDT, Asa Norte
Entrada Gratuita
Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136