Portal CDT/UnB - Notícia: CDT divulga resultado de processo seletivo para instalação de empresas no Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
25
Jul

ABPES...

CDT divulga resultado de processo seletivo para instalação de empresas no Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília
22/08/2014
A Fundação Universidade de Brasília (FUB), por meio do seu Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB), publicou no Diário Oficial da União - D.O.U., no dia 23/07, as empresas vencedoras do resultado final do processo licitatório nº 1/2014 para concorrência destinada à concessão de uso de quatro áreas do Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB): Maxtera Projetos LTDA e Redecom Empreendimentos LTDA. O processo seletivo para escolha das empresas foi dividido em duas etapas: qualificação técnica e oferta pelo uso do espaço. 
 
A Comissão Especial, além de analisar documentação, verificou requisitos como a trajetória e perspectivas da empresa na geração de novas tecnologias, número de patentes e de registros de softwares; histórico de cooperação com universidades e identificação de oportunidades para a Universidade de Brasília (UnB) em projetos de PD&I e transferência de tecnologias; e adequação dos temas de interesse da empresa às linhas de pesquisa da UnB.
 
A empresa Maxtera, especializada em integração de sistemas de segurança, gestão de dados e ambientes analíticos de alta performance, é parceira dos fornecedores de algumas das mais conceituadas empresas em implementação de soluções de Business Intelligence e Data Warehouse. A empresa atua também na área de segurança cibernética, oferecendo treinamentos para análise crítica de dados por meio de ambientes virtuais que permitem a avaliação de capacidade de detecção e prevenção de ataques digitais.
 
A empresa Redecom, originária de programa de incubação e uma das graduadas de maior sucesso da Multincubadora de Empresas do CDT/UnB, possui um portfólio de produtos e serviços inovadores associados à infraestrutura de Tecnologia da Informação. Com sua instalação no PCTec/UnB, a expectativa principal é avançar em estudos e pesquisas na linha temática de Mobilidade Inteligente ligada ao desenvolvimento de softwares aplicáveis, por exemplo, ao controle do tráfego da cadeia de distribuição e à roteirização da distribuição de cargas. 
 
Para o coordenador do PCTec/UnB, professor Herbert Kimura, a participação da Maxtera e da Redecom será um passo importante, tanto para a Universidade quanto para as próprias empresas. “Elas estarão inseridas num ambiente propício para inovação, onde vão desenvolver pesquisas junto com a universidade, com os alunos e professores. Um dos requisitos para entrada das empresas no Parque é justamente ter essa interação com a academia, pois as empresas ganham em termos de conhecimento, capacitação, expertise e a universidade também ganha em termos de conhecer melhor e se aproximar às necessidades da sociedade. Assim, a universidade pode construir conhecimento que contribuam não somente para o desenvolvimento científico como também para a solução de demandas da sociedade”, afirma.
 
A instalação das empresas no PCTec/UnB está prevista para os próximos meses, quando será realizada uma cerimônia com a participação de importantes representantes da academia, da iniciativa privada e do governo, refletindo os elementos fundamentais da tripla hélice associada à inovação. 
 
 

LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

 

 

Últimas notícias
PRÊMIO TECNOLOGIAS DE IMPACTO
Data: 19/09/2017
Uma grande oportunidade para novas tecnologias e startups, confira...
Saiba mais
Decanato de Pesquisa e Inovação e CDT promovem workshop sobre saúde
Data: 11/09/2017
A iniciativa do Decanato de Pesquisa e Inovação faz parte do projeto "Grandes Temas" da UnB que tem por objetivo aproximar áreas e gr...
Saiba mais
CASE: UFC BRASIL, uma palestra sobre reposicionamento de marca aconteceu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Data: 25/08/2017
Um evento completo abordando assuntos necessários para novos empreendedores, mas com um foco direcionado aos fãs....
Saiba mais
Como grandes empresas podem evitar a falência inovando com as startups
Data: 23/08/2017
Porque grandes corporações irão falir caso não se relacionem com o ecossistema de startups?...
Saiba mais
A Importância de eventos sobre inovação e tecnologias voltados para a Política
Data: 23/08/2017
O 1º Encontro em Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia e sua importância para o PROFNIT...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136