Portal CDT/UnB - Notícia: Audiência Pública
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
Audiência Pública
15/10/2014

Câmara discute desenvolvimento de parques tecnológicos no DF

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parques tecnológicos devem gerar produtos e serviços inovadores. Os problemas para desenvolver parques dessa natureza no Distrito Federal foram debatidos em audiência pública realizada nesta quarta (15) no plenário da Casa por especialistas da área de ciência e tecnologia, além de representantes do governo, instituições acadêmicas e organizações sociais. O deputado Joe Valle (PDT), autor da iniciativa, destacou a importância de discussões programáticas como esta para amparar políticas públicas.
 
Os parques tecnológicos surgiram na década de 70 em Stanford, na Califórnia, a partir da necessidade de reunir conhecimento de ponta gerado em universidades e instituições que transformassem esse conhecimento em produtos, serviços e negócios. Esta explanação, feita pelo diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Suarez, resgatou a ideia original dos parques. Ele enfatizou que a sinergia entre esses polos – conhecimento de ponta e mercado – é basilar nas discussões. Por isso, o objetivo do Parque Científico e Tecnológico da UnB é, segundo Suarez, congregar grupos de pesquisa, agências de fomento, start ups, órgãos governamentais e empresas de mercado. A construção do parque está em andamento no campus Darcy Ribeiro, informou.
 
Para o presidente do Instituto de Brasília de Tecnologia e Inovação, Claynor Mazzarolo, o principal problema para "construir a capacidade regional de inovação é o capital humano". Ele enfatizou que hoje não há profissionais em número suficiente para trabalhar em parques digitais.  Outro problema são os recursos para converter o conhecimento em negócio. "Se não houver capital humano e investimento, não vai ter parque tecnológico, simples assim", afirmou.
 
O cientista e presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, Luiz Antonio Barreto de Castro, alegou que ciência e tecnologia formam a "inteligência de uma nação" e são os parlamentares e a academia os responsáveis por levar essas informações aos cidadãos comuns. Ele defendeu a existência, no DF, de biofábricas e a produção de biosimilares de remédios a partir do uso de animais e plantas transgênicos. O público também se manifestou durante a audiência, sendo que o principal pleito foi colocar efetivamente o parque tecnológico em prática.
 
Joe Valle, que é integrante da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação, argumentou que a frente é uma das ferramentas para tratar as demandas ouvidas hoje. O deputado esclareceu que dessa audiência pública vão ser formados grupos de trabalho, e, posteriormente, seminários, com o objetivo de elaborar um documento coeso sobre o tema. A intenção, segundo ele, é realizar a primeira reunião de trabalho já na semana seguinte ao segundo turno das eleições.
 
 
Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal 
Últimas notícias
Curso: Propriedade Intelectual para promoção da inovação
Data: 08/06/2018
Inscrições e maiores informações: enviar e-mail para cursopi.cdt@gmail.com 40 Vagas - Curso Gratuito...
Saiba mais
Feira de Negocio e Inovação - Estação Empreendedorismo 2018
Data: 06/06/2018
Venha conferir, dia 28 e 29 de junho no Edifício do CDT/UnB....
Saiba mais
EMPREENDEDORISMO: CONTEXTOS E TENDÊNCIAS EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
Data: 30/05/2018
Objetivo: Apresentar o contexto e algumas tendências do empreendedorismo, em organizações que preferencialmente promovem ambientes ino...
Saiba mais
1º Encontro Regional do PROFNIT do Centro-Oeste
Data: 30/04/2018
1º Encontro Regional do PROFNIT do Centro-Oeste...
Saiba mais
PLATAFORMA LAND2LAND
Data: 19/04/2018
CDT/UnB foi selecionado como instituição de apoio para a plataforma land2land...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136