Portal CDT/UnB - Notícia: Empresário organiza gincana para estimular interesse dos jovens em TI
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
23
Nov

MEJunta 2...

Empresário organiza gincana para estimular interesse dos jovens em TI
22/10/2014

Mercado de TI contratou 159 mil profissionais no Brasil só no ano passado.

Em Brasília, um empresário organizou uma gincana para tentar resolver um problema comum no Brasil: a falta de mão de obra qualificada.
 
Os estudantes universitários vão trabalhar em equipe. Eles terão 20 horas para decifrar códigos de um sistema de informática, descobrir falhas de segurança e atacar.
 
O alvo é uma máquina que é um simulador de guerra cibernética. Funciona como uma grande rede de computadores de uma empresa ou de um banco. Os dados estão protegidos por um sistema que tem vários níveis de segurança. A equipe que desbloquear todos os níveis primeiro vence o desafio.
 
Cinco equipes de três universidades de Brasília participam da competição. Lá, eles podem agir como hackers do bem. "A gente está com autorização para dar uma de hacker, para utilizar as ferramentas que normalmente podem não ser utilizadas ou não são bem interpretadas no mundo real", explica Walisson de Albuquerque, estudante de engenharia da rede UnB.
 
O objetivo do desafio é estimular o interesse na área de segurança digital. "Se tiver alguma oportunidade, eu acho que eu vou tentar seguir nessa área", diz Marco Antônio Pinheiro, da engenharia de computação da UnB.
 
Oportunidade é o que não falta. O mercado de tecnologia da informação contratou 159 mil profissionais no Brasil só no ano passado. Neste ano, 45 mil vagas não devem ser preenchidas por falta de profissonais. Os salários médios variam de R$ 3 mil a R$ 8 mil.
 
Na área de segurança cibernética, a carência é ainda maior. O empresário Gustavo Guimarães, que propôs o desafio aos estudantes, disse que, durante a Copa do Mundo, o Brasil sofreu muitos ataques.
 
"É realmente uma situação crítica. O país não pode prescindir de ter profissionais bem capacitados no mundo da defesa cibernética", diz Gustavo Guimarães, idealizador do desafio.
 
Os vencedores vão ser observados de perto pela empresa do organizador da gincana e até poderão ser contratados no futuro. William está animado. "Se eu fosse um chefe, eu olhava. O rapaz participou de uma competição aqui nessa região e ganhou, eu ia dar um pouquinho de vantagem para ele. Com certeza, eu me contrataria", diz William Barreiros, estudante da UnB.
 
 
 
Fonte: Jornal da Globo
Últimas notícias
Startup que foi incubada no CDT/UnB e licenciou patente da Engenharia Biomédica da UnB Gama lança produto único no mercado
Data: 16/02/2018
O produto mede a redução de glicose no sistema sanguíneo de forma não invasiva e está disponível para encomenda pelo site oficial da em...
Saiba mais
O novo marco da biodiversidade no CDT
Data: 09/02/2018
Representantes do Cgen e do Ibama discutem sobre as principais medidas da Lei 13.123...
Saiba mais
Retrospectiva Inovatech 2017
Data: 01/02/2018
Saiba quais foram os temas abordados, os desafios e os públicos que participaram das duas edições do evento que ocorreram no ano passad...
Saiba mais
UnB recebe primeiro lugar de Prêmio Nacional de incentivo para Inovações para o Sistema Único de Saúde (SUS)
Data: 12/01/2018
Três projetos orientados por professores da faculdade de engenharia foram classificados na categoria de produtos e inovação em saúde...
Saiba mais
UnB está entre as 10 universidades mais empreendedoras do país
Data: 09/01/2018
Em apenas um ano, a instituição subiu dez posições no ranking...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136