Portal CDT/UnB - Notícia: Incentivo ao empreendedorismo
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
25
Jul

ABPES...

Incentivo ao empreendedorismo
11/11/2014
De segunda a sexta-feira, a rotina da Dona Idelci Carvalho, 56 anos é a mesma. Como de praxe, a funcionária da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SESDF) vai para o Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (Cesas) ajudar na gestão do local. No entanto, na segunda-feira, 28 de outubro, o “destino” como ela frisou, cruzou seu caminho. Neste dia, o professor e consultor da Escola de Empreendedorismo do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (Empreend/CDT/UnB), Ricardo Moreira, fez uma palestra para todas as turmas da escola para falar sobre atividade empresarial e competências empreendedoras. O objetivo foi apresentar para todos os alunos, de todas as faixas etárias, a importância de se pensar no empreendedorismo como outra forma de emprego e renda, além das formas usuais como concurso público e empregos em entidades privadas.
 
Dona Idelci é uma piauiense que deixou o sertão na 4º série, quando tinha 15 anos. Veio tentar a vida em Brasília e começou como doméstica. “Apesar de ter largado a escola para trabalhar, nunca pensei em parar de estudar”, observa. Depois de um ano na cidade, ela voltou a estudar no período da noite e acabou passando no concurso da Secretaria de Educação para o nível fundamental. Mesmo depois desta conquista, a piauiense continuou estudando e fez faculdade para Gestão Pública. “Não queria ter uma vida de sacrifício e pobreza no sertão. Vim tentar a vida e ser alguém”, frisou.  O caminho de perseverança da Dona Idelci não acabou por aí. A funcionária pública é pós-graduanda em Recursos Humanos e hoje, junto com os filhos, tem um negócio em São Sebastião, cidade satélite onde mora. “Vou me aposentar em 2015 e quero aumentar e estruturar meu negócio para dar uma vida mais digna para a minha família”, disse. 
 
 
Palestra
 
Para Dona Idelci, o destino foi justamente em um dia comum ter uma palestra sobre como criar seu negócio com um especialista da área. “Era tudo que eu queria e precisava para melhorar minha venda de marmita. Nem acreditei quando soube da apresentação”, comemorou. 
 
De acordo com o professor Ricardo, esse é o grande intuito da palestra se aplicada nas escolas, trazer mais conhecimento sobre o que é empreendedorismo. “Temos que mostrar aos estudantes que não existem só as opções de concurso público e empresa privada como fonte de renda. Podemos abrir nosso próprio negócio”, relatou. Mas Ricardo adverte: para isso é preciso ter conhecimento de como abrir um negócio.
 
 
Jogos Itae
 
Não há teoria sem prática. Por isso, como forma de aprimorar os conhecimentos passados pela palestra do professor Ricardo Moreira, o Empreend/CDT promove o Jogo Itae, um quiz interativo para que o estudante aplique seus conhecimentos de forma divertida e competitiva na Batalha Naval, onde o objetivo é afundar a esquadra distribuída pelo oponente.
 
De acordo com o professor da SESDF, Leonardo da Silva, a ideia do jogo é estimular os estudantes a pensarem e refletirem sobre o que aprenderam. “Muitos ainda não tiveram informações sobre nada de empreendedorismo e essa experiência será um teste para o raciocínio”, disse.  No entanto, Silva ressalva que muitos alunos já são empreendedores e esse jogo será de muita valia para eles.
 
Raynnison Vasconcelos, 21 anos, foi um dos alunos que participou da atividade e aprovou a iniciativa. “Não sei nada sobre empreendedorismo. Quero ser advogado. Mas acho que também preciso saber como ser um empresário. Vai que um dia quero abrir meu próprio escritório?”, indagou. Diferente dele, a microempresária Valdira Lacerda, 54 anos, tem um salão e costura roupas infantis em casa. “Com a palestra e o jogo, pude entender melhor o que é ser um empreendedor. Acredito que agora vou cuidar melhor dos meus negócios”, comemorou.
 
 
Projeto Novos Talentos
 
O Programa é uma parceria do CDT com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no sentido de levar ao jovem brasileiro um conjunto de conhecimentos capazes de despertar seu interesse para o fascinante mundo do empreendedorismo e da inovação por meio do curso de Introdução à Atividade Empresarial Júnior (IAEjr), focado no contexto da escola pública como forma de abordar os aspectos importantes ligados ao mundo da atividade empresarial, especialmente em seus primeiros anos de atividade, seguindo à reflexão sobre o que é a atividade empresarial, quais os requisitos (competências) necessários ao seu exercício e quais os desafios externos e internos para quem inicia um negócio. Além de promover a discussão sobre o papel da inovação como diferencial na atividade empresarial e como condição fundamental para a longevidade e o sucesso de qualquer empreendimento; se estendendo para abordagem de tópicos que não estarão presentes no “despertar” da vocação empreendedora, mas que serão fundamentais para a profissionalização do jovem empresário: os conhecimentos básicos sobre gestão financeira e de marketing, os tópicos de legislação e, muito especialmente, uma convocação para o estudo do Plano de Negócio, ferramenta essencial, nos dias de hoje, para a estruturação de qualquer empreendimento.
 
 
Camila Matos Cotta
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB
 
 

 

 
 
Últimas notícias
PRÊMIO TECNOLOGIAS DE IMPACTO
Data: 19/09/2017
Uma grande oportunidade para novas tecnologias e startups, confira...
Saiba mais
Decanato de Pesquisa e Inovação e CDT promovem workshop sobre saúde
Data: 11/09/2017
A iniciativa do Decanato de Pesquisa e Inovação faz parte do projeto "Grandes Temas" da UnB que tem por objetivo aproximar áreas e gr...
Saiba mais
CASE: UFC BRASIL, uma palestra sobre reposicionamento de marca aconteceu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Data: 25/08/2017
Um evento completo abordando assuntos necessários para novos empreendedores, mas com um foco direcionado aos fãs....
Saiba mais
Como grandes empresas podem evitar a falência inovando com as startups
Data: 23/08/2017
Porque grandes corporações irão falir caso não se relacionem com o ecossistema de startups?...
Saiba mais
A Importância de eventos sobre inovação e tecnologias voltados para a Política
Data: 23/08/2017
O 1º Encontro em Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia e sua importância para o PROFNIT...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136