Portal CDT/UnB - Notícia: Equipe de ex-aluno da Empreend fica em 3º lugar no Desafio Universitário Empreendedor
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
25
Jul

ABPES...

Equipe de ex-aluno da Empreend fica em 3º lugar no Desafio Universitário Empreendedor
05/12/2014
 
O estudante de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Marcelo Sousa, e sua equipe, subiram “ao pódio” na premiação do Desafio Universitário Empreendedor, competição promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro  e Pequenas Empresas (Sebrae). O grupo Alfa, vencedor da premiação na etapa regional, ficou em terceiro lugar na etapa nacional. A equipe que ficou em 1º lugar foi a Awa, da Bahia. Foram mais de 100 participantes na fase final da competição, que busca estimular competências empreendedoras entre alunos de universidades de todo o Brasil.
 
De acordo com o estudante da UnB, apesar de buscar o concurso como profissão, pensa em abrir um negócio no futuro. “Estou cada vez mais motivado na área de negócios. É muito bom participar deste desafio. Agora quero ser campeão nacional”, avisa Pedro, que pretende continuar participando do Desafio, mas agora na competição de 2015. “Fiz, por curiosidade em 2012, a disciplina Introdução à Atividade Empresarial (IAE) oferecida pela Empreend/CDT/UnB. No fim, apresentei um plano de negócio. Pude sentir como é construir uma empresa, mas não pude continuar por causa da correria do estágio e das aulas”, explicou o aluno.
 
O estudante foi campeão regional em 2013, e neste ano ganhou em primeiro lugar no Ranking Histórico, que é uma espécie de pontos corridos da competição, e terceiro lugar na etapa nacional. “O desafio continua para mim. Agora é vencer em 1º lugar em todas as etapas”, ressaltou.
 
 
Competição
 
Os vencedores ganharam troféu, certificação, tablet e uma viagem internacional a uma instituição referência em empreendedorismo. Em segundo lugar, ficou a equipe da Paraíba e, em terceiro, do Distrito Federal. Cada estudante dessas equipes ganhou troféu, certificado e tablet. “O jovem que se qualifica nessa interação do Desafio desenvolve habilidades em gestão, empreendedorismo e inovação. Todos os estudantes presentes na etapa final da competição são vencedores”, ressaltou o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, que agradeceu a parceria com instituições de ensino e professores para fortalecer a participação de universitários.
 
“O desempenho dos estudantes mostra que esse projeto vale a pena”, afirmou Olívia Castro, gerente-adjunta de Capacitação Empresarial do Sebrae e gestora nacional do Desafio. Entre 2000 e 2012, o Sebrae promoveu o Desafio Sebrae, um jogo empresarial que simulava a gestão de uma empresa. Em 2013, a competição mudou de nome para Desafio Universitário Empreendedor e passou a ter um novo formato, agora oferecendo jogos empresariais e cursos online e presencial.
 
 A cerimônia homenageou Romildo Lisboa, do curso de Administração, da Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), do Paraná, por ter sido o professor com maior número de indicações de estudantes participantes do Desafio. Também foi homenageada a Universidade Potiguar (UnP), no Rio Grande do Norte, que teve o maior número de universitários na competição em 2014.
 
A premiação contou com palestra de Ângelo Brandini, dos Doutores da Alegria, que divertiu e inspirou a plateia sobre como transformar dificuldades em boas ferramentas de trabalho. O grupo, que completa 23 anos este ano, atua em 20 hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife para melhorar a realidade de crianças internadas. “O palhaço é especialista em transformar obstáculos em recursos. Nosso trabalho reúne técnica e emoção para tirar a criança internada da passividade para que ela volte a ser criança”, afirmou.
 
 
Desafio
 
O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição de caráter educacional. Por meio de uma plataforma digital, composta por atividades virtuais e presenciais – com jogos, cursos e aplicativos –, a ferramenta busca desenvolver conceitos de empreendedorismo, marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. Cada atividade realizada pelo aluno recebe uma pontuação, cadastrada na página. Não existe limite para as atividades. Ganha quem acumula mais pontos ao longo do período da competição.
 
Os participantes do desafio aprendem a adotar uma postura empreendedora, buscando soluções rápidas e criativas, assumindo, quando necessário, riscos diante de problemas reais de gestão. O objetivo, segundo os organizadores, é facilitar para que o aluno aprenda a ser um bom gestor, capaz de atuar de forma qualificada em qualquer situação, seja na própria empresa, no setor público ou na iniciativa privada.
 
A cerimônia da etapa distrital premiou os alunos vencedores, as instituições de ensino superior e os professores mais indicados pelos alunos que participaram da competição. Antes da entrega de prêmios, houve uma palestra do arquiteto e urbanista Edgard Gouveia Junior. Ele relatou a transformação ocorrida na vida das pessoas por meio de jogos cooperativos, sua especialidade. 
 
É possível entrar na competição em qualquer período do ano. O aluno pode se inscrever, desde que declare estar matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet.
 
 
Com informações do Sebrae
 
Últimas notícias
PRÊMIO TECNOLOGIAS DE IMPACTO
Data: 19/09/2017
Uma grande oportunidade para novas tecnologias e startups, confira...
Saiba mais
Decanato de Pesquisa e Inovação e CDT promovem workshop sobre saúde
Data: 11/09/2017
A iniciativa do Decanato de Pesquisa e Inovação faz parte do projeto "Grandes Temas" da UnB que tem por objetivo aproximar áreas e gr...
Saiba mais
CASE: UFC BRASIL, uma palestra sobre reposicionamento de marca aconteceu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Data: 25/08/2017
Um evento completo abordando assuntos necessários para novos empreendedores, mas com um foco direcionado aos fãs....
Saiba mais
Como grandes empresas podem evitar a falência inovando com as startups
Data: 23/08/2017
Porque grandes corporações irão falir caso não se relacionem com o ecossistema de startups?...
Saiba mais
A Importância de eventos sobre inovação e tecnologias voltados para a Política
Data: 23/08/2017
O 1º Encontro em Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia e sua importância para o PROFNIT...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136