Portal CDT/UnB - Notícia: CDT/UnB participa do I Encontro de Empreendedores no Senado
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
CDT/UnB participa do I Encontro de Empreendedores no Senado
02/12/2014
Desde sua criação, a Escola de Empreendedores do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (Empreend/CDT/UnB) é reconhecida por difundir o empreendedorismo e a inovação na formação de alunos e profissionais. Por este reconhecimento, a equipe de Ensino da Escola foi convidada a participar do I Encontro de Empreendedores no Senado Federal. O evento, que ocorreu nesta segunda-feira, dia 1º, faz parte das atividades da Semana Global de Empreendedorismo e foi realizado pelo senador José Agripino (DEM/RN).
 
De acordo com o coordenador da Empreend, Marcos Teixeira, a Escola vem de encontro com as ações necessárias para disseminar a cultura do empreendedorismo, que é através da educação. Por isso, enfoca Teixeira, que desde 1996 a Empreend já formou mais de cinco mil alunos na disciplina Introdução a Atividade Empresarial (IAE). “Acredito que estamos ajudando na formação desses jovens, visando um futuro melhor e uma farta contribuição na economia do País”, disse.
 
O coordenador se pôs à disposição da Casa para participar de futuras reuniões, comissões e agendas que tenham como tema primordial o empreendedorismo. “Somos tão comprometidos com o assunto, que desde 2013, por meio de um projeto chamado Novos Talentos, que é uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), ensinamos o empreendedorismo aos alunos do ensino médio da escola pública CEAN – Centro Educacional da Asa Norte”, frisou.
 
Para o senador José Agripino, ações dessa natureza, iguais as que a Empreend vem realizando, são imprescindíveis para que o país estimule a inserção e o desenvolvimento do jovem no mercado de trabalho, estimulando vocações e gerando oportunidades. “O contato com os jovens empreendedores é muito importante, pois o jovem com talento pode gerar o próprio sustento”, ressaltou. “Por isso, fiz questão de reunir, neste encontro, empreendedores dos mais diferentes segmentos e representantes das mais diversas entidades: para ouvir o que eles têm a dizer, suas reivindicações e de que forma eu, como parlamentar, posso propor leis e debates que facilitem a vida do jovem empreendedor”, acrescentou.
 
O encontro reuniu representantes das principais associações ligadas ao empreendedorismo, como a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje); a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior); a Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps); além de universitários, jornalistas e público em geral.
 
Para a executiva da Conaje, Priscila Dias, encontros como o promovido pelo senador José Agripino devem ocorrer com regularidade no Congresso Nacional. “Temos jovens empresários dependendo de várias bandeiras, projetos e ações em prol do setor”, frisou. O presidente da Brasil Júnior, Ryoichi Penna, acredita que o diálogo entre entidades e Legislativo é primordial quando se fala de empreendedorismo. “Até pouco tempo, quando se falava de empreendedorismo, se falava da abertura de negócios para pura sobrevivência. Hoje se fala em gerar emprego, renda e mobilidade social para as pessoas”, colaborou.
 
Já o presidente da Asteps, Hugo Giallanza, defende mais incentivos fiscais para os empresários juniores, uma vez que a carga tributária brasileira afasta investimento. “Investidores internacionais veem uma barreira para aplicar recursos nas startups por falta de incentivo fiscal”, finalizou.
 
De acordo com José Agripino, seus encontros pessoais com jovens empreendedores serão cada vez mais frequentes. O parlamentar lembrou que é autor de três projetos de lei que incentivam o setor: o primeiro oferece incentivo fiscal às startups; o segundo regulariza a empresa júnior no Brasil; e o terceiro estimula o “investidor-anjo”. Na última semana, o senador conseguiu aprovar projeto de resolução de sua autoria que cria o Prêmio Jovem Empreendedor no Senado Federal.
 
 
Com informações da Assessoria de Comunicação do senador
 
Últimas notícias
SEMINÁRIO - Ambientes Promotores do Empreendedorismo Tecnológico Inovador no DF e Entorno
Data: 07/11/2017
Ambientes Promotores do Empreendedorismo Tecnológico Inovador no DF e Entorno ...
Saiba mais
Evento de inovação promove palestras sobre arquitetura e urbanismo
Data: 07/11/2017
CDT realiza a 3ª edição do iNOVATECH na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB...
Saiba mais
O PMIDF está com oportunidades imperdíveis para estudantes universitários
Data: 07/11/2017
O PMI-DF realizará no próximo dia 24 novembro o UniversiDia 2017, este ano o evento terá como tema "Inovação e Projetos...
Saiba mais
INOVATECH / FAU-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Data: 06/11/2017
INOVATECH / FAU-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo...
Saiba mais
CDT participa da Semana Universitária da UnB
Data: 30/10/2017
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB ofereceu atividades gratuitas durante a Semana Universitária...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136