Portal CDT/UnB - Notícia: Enap publica estudo de caso em formato de revista em quadrinhos
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
23
Nov

MEJunta 2...

Enap publica estudo de caso em formato de revista em quadrinhos
19/01/2015
A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) inicia os trabalhos de 2015 com o lançamento do estudo de caso adaptado para revista em quadrinhos “Gênero, raça e espaços de poder: o caso de Maria Antônia e Geraldo”, de autoria de Ana Liési Thurler. 
 
O formato inovador na apresentação de um estudo de caso é fruto da parceria entre a Enap, por meio da Coordenação-Geral de Educação a Distância, e a Fundação Universidade de Brasília (FUB), por intermédio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e do Laboratório de Tecnologias de Tomada de Decisão (Latitude). 
 
De acordo com a Coordenadora-Geral de Educação a Distância da Enap, Natália Mota, a parceria consiste na busca por soluções pedagógicas, tecnológicas e de gestão que permitam à Escola avançar no uso de tecnologias e recursos multimídia aplicados à educação. “Para tanto, são disponibilizados, no âmbito da cooperação, bolsistas e pesquisadores, notadamente nas áreas de Pedagogia, Web Design, Informação e Tecnologia da Informação, o que vem permitindo à Escola diversificar seus projetos e apresentar resultados inéditos, como é o caso da Casoteca”, explica.
 
A Casoteca de Gestão Pública foi inserida no projeto de cooperação por possuir um acervo de materiais didáticos aptos a serem utilizados em diferentes formatos, bem como em diversas situações de ensino e aprendizagem organizacional. Sua adaptação em forma de revista em quadrinhos permite não apenas potencializar seu uso, mas também conduzir a novas abordagens de ensino com estudos de caso. 
 
Na opinião da Coordenadora-Geral de Pesquisa da Enap, Marizaura Camões, “o estudo de caso é uma excelente ferramenta para trazer a realidade do setor público à sala de aula. O formato em quadrinhos torna o exercício em sala ainda mais interessante, ele tem um componente visual que torna o caso ainda mais atrativo no processo de ensino-aprendizagem”.
 
Tanto a revista em quadrinhos quanto o estudo de caso abordam uma situação de promoção em órgão público onde dois funcionários se apresentam como candidatos a um determinado cargo: uma mulher negra e um homem branco. Ambos submetem seus perfis e habilidades profissionais ao Chefe do Departamento e aguardam, com expectativas, quem será o escolhido. O estudo suscita discussões sobre práticas discriminatórias nos espaços de poder das instituições públicas e o papel do dirigente para combater ou difundir tais práticas. 
 
Para ambos os formatos de materiais didáticos - revista em quadrinhos e estudo de caso - é possível aplicar a mesma nota pedagógica, instrumento de acesso restrito a professores e coordenadores de cursos que contém orientação de uso em sala de aula. Esses profissionais podem acessar a nota pedagógica do material didático por meio de cadastro a ser realizado no site da Casoteca de Gestão Pública
 
O lançamento da revista também vai ao encontro de pesquisas realizadas pela Coordenação-Geral de Pesquisa, intituladas “Estudos Enap”, publicadas em formato de folders, que visam traçar o perfil dos servidores públicos do Poder Executivo Federal. Os últimos folders, lançados em novembro e dezembro de 2014, apresentam informações sobre a distribuição de cargos no Poder Executivo segundo gênero e raça/cor, respectivamente. As pesquisas estão disponíveis na página “Estudos Enap”
 
Para ler o estudo de caso no formato original, acesse: “Gênero, raça e espaços de poder: o caso de Maria Antônia e Geraldo”.
 
Para ler o estudo de caso em forma de revista em quadrinhos, clique aqui.
 
Para imprimir o estudo de caso em forma de revista em quadrinhos, clique aqui.
 
 
Sobre a Casoteca
 
A Casoteca é um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais.
 
Se você já desenvolveu um estudo de caso para ensino e deseja publicá-lo, é possível divulgá-lo na Casoteca de Gestão Pública da Enap. Caso queira produzir um estudo de caso, entre em contato conosco. Após sua elaboração, o documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.
 
Fonte: Enap
 
Últimas notícias
Startup que foi incubada no CDT/UnB e licenciou patente da Engenharia Biomédica da UnB Gama lança produto único no mercado
Data: 16/02/2018
O produto mede a redução de glicose no sistema sanguíneo de forma não invasiva e está disponível para encomenda pelo site oficial da em...
Saiba mais
O novo marco da biodiversidade no CDT
Data: 09/02/2018
Representantes do Cgen e do Ibama discutem sobre as principais medidas da Lei 13.123...
Saiba mais
Retrospectiva Inovatech 2017
Data: 01/02/2018
Saiba quais foram os temas abordados, os desafios e os públicos que participaram das duas edições do evento que ocorreram no ano passad...
Saiba mais
UnB recebe primeiro lugar de Prêmio Nacional de incentivo para Inovações para o Sistema Único de Saúde (SUS)
Data: 12/01/2018
Três projetos orientados por professores da faculdade de engenharia foram classificados na categoria de produtos e inovação em saúde...
Saiba mais
UnB está entre as 10 universidades mais empreendedoras do país
Data: 09/01/2018
Em apenas um ano, a instituição subiu dez posições no ranking...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136