Portal CDT/UnB - Notícia: Startup incubada no CDT/UnB conquista Prêmio Tecnologias de Impacto
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
23
Nov

MEJunta 2...

Startup incubada no CDT/UnB conquista Prêmio Tecnologias de Impacto
27/12/2017

 

            A empresa americana Qualcomm, líder mundial em tecnologias móveis, promoveu, juntamente com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e com a Confederação Nacional da Indústria, o Prêmio Tecnologias de Impacto – Brasil. O objetivo foi reconhecer inventores que estão trabalhando para que o mundo seja cada vez mais conectado, a partir do desenvolvimento de tecnologias de transmissão de dados sem fio ou que agreguem valor ao ecossistema de internet das coisas permitindo a conexão de objetos comuns à internet.

            Dez startups, de um total de mais de 200 inscritas, receberam uma viagem para a Califórnia no início de 2018, para uma imersão em laboratórios e centros de inovação. Uma das vencedoras foi a E-sporte com o produto E-lastic. O produto foi idealizado pela Mestre em educação física Fernanda Teles e desenvolvido com a ajuda do sócio João Macedo, graduando em engenharia elétrica, ambos pela Universidade de Brasília.

O E-lastic é um medidor de força portátil para exercícios físicos com elástico, capaz de armazenar o desempenho físico de uma pessoa e fazer todo o registro de sua evolução em um aplicativo de celular. Ele avalia a força, quantifica faixas de intensidade, vê simetria de força, quantifica cargas, monta gráficos e cria uma lista de exercícios. Além disso, permite o compartilhamento de todos os dados para outros aparelhos.

 

            A ideia surgiu a partir da pesquisa de mestrado de Fernanda, que evidenciou uma dificuldade de se avaliar pacientes de fisioterapia e alunos de práticas desportivas, com uso de instrumentos de baixo custo. O foco principal são os profissionais, para que eles possam prescrever exercícios e tratamentos de forma adequada, tendo informações precisas sobre a evolução de seus pacientes com o passar do tempo.

 

Depois de todo o processo de transformar o projeto científico em um produto de mercado, hoje o E-lastic pode ser entendido como uma academia portátil com elásticos, para que o usuário consiga se exercitar em qualquer lugar e receber seu desempenho em tempo real, pelo celular, ver sua evolução e pensar o avanço de suas séries.

            O trabalho demorou um ano para ser concluído, após a apresentação do protótipo como produto final do projeto de mestrado. Hoje, Fernanda cuida da área comercial e social da startup, enquanto João fica com a parte financeira e técnica, e eles contam com a ajuda de três estagiários, estudantes de design e engenharia.

Fernanda afirma que a parte mais difícil foi lidar com a parte administrativa de começar um negócio, mas que participar do programa de incubação de startups na UnB foi de grande ajuda, pois a equipe teve acesso a mentorias, workshops, palestras e aconselhamento, além de ter acesso a muitas oportunidades de ajuda financeira, por meio de bolsas e competições, e ter facilidade de acesso a ótimos estagiários para fazer parte do time.

 

            “A minha maior realização foi ter conseguido viabilizar um estudo acadêmico e deixar acessível uma pesquisa e uma tecnologia para a sociedade, ajudando a melhorar a vida das pessoas”, conta a idealizadora do projeto, “e o prêmio só reforça todo o esforço que nós tivemos desde o início, para começar do zero, desenvolver um produto, inserir ele no mercado e estar em processo de expansão, superando todas as etapas que a gente sabe que são muito difíceis no Brasil por conta da carga tributária e das burocracias”, completa.

A Qualcomm entrou em contato com o CDT/UnB no mês de setembro para a divulgação do prêmio no Ecossistema de Inovação de Brasília. o Gerente de Negócios  Bruno  fez palestra no Auditório do CDT para interessados na premiação. A E-sporte se inscreveu concorrendo . Vencedora, a empresa foi convidada a participar da premiação que ocorreu em São Paulo, a E-sporte foi a única empresa fora do eixo Sul-Sudeste premiada pela Qualcomm.

O programa de imersão acontece em fevereiro de 2018, e inclui visitas a Universidade de San Diego, Universidade de Stanford, Hampton Creek, a aceleradora Plug and Play, laboratórios da Qualcomm e outros laboratórios e companhias de alta tecnologia. As expectativas do grupo são as melhores possíveis, e Fernanda tem esperanças de iniciar o processo de Internacionalização, e quem sabe expandir a E-sporte para outros países. Hoje, o E-lastic pode ser adquirido pelo site espotese.com, pelos pontos de revenda da rede Unicom, de produtos hospitalares, e através de representantes em Florianópolis, São Paulo, Manaus e Belém. O kit completo com todos os elásticos custa R$1.699 e pode ser parcelado em até 12 vezes de R$140, “o valor de uma mensalidade de academia”, explica a pesquisadora. 

 

 

Últimas notícias
PLATAFORMA LAND2LAND
Data: 19/04/2018
CDT/UnB foi selecionado como instituição de apoio para a plataforma land2land...
Saiba mais
Conferência Anpei de Inovação 2018
Data: 19/04/2018
CDT/UnB é selecionado para apresentação de Case no palco da anpei 2018...
Saiba mais
Retrospectiva Desafio Inovatech - Terceira Edição
Data: 02/04/2018
Conheça o projeto, o tema trabalhado no segundo semestre de 2017 e as equipes vencedoras...
Saiba mais
Retrospectiva Desafio Inovatech - Segunda Edição
Data: 12/03/2018
Conheça o projeto, o tema trabalhado no primeiro semestre de 2017 e as equipes vencedoras...
Saiba mais
Startup que foi incubada no CDT/UnB e licenciou patente da Engenharia Biomédica da UnB Gama lança produto único no mercado
Data: 16/02/2018
O produto mede a redução de glicose no sistema sanguíneo de forma não invasiva e está disponível para encomenda pelo site oficial da em...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136