Portal CDT/UnB - Notícia: UnB recebe primeiro lugar de Prêmio Nacional de incentivo para Inovações para o Sistema Único de Saúde (SUS)
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
UnB recebe primeiro lugar de Prêmio Nacional de incentivo para Inovações para o Sistema Único de Saúde (SUS)
12/01/2018

A Feira de Oportunidades “Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 2017: conectando pesquisas e soluções” (CTIS 2017), promovida pelo departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, prestigiou a Universidade de Brasília com o primeiro lugar e duas menções honrosas no Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS 2017, na categoria Produtos e Inovação em Saúde.

Dentre os projetos vencedores, o primeiro e o segundo lugar foram coordenados pelos Professores Adson Ferreira da Rocha e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa, em parceria com o Ministério da Saúde, respectivamente, o Sofia, que pretende criar um sistema para tratamento curativo de câncer de fígado, e o Rapha, que visa desenvolver e comercializar uma palmilha que facilite a cicatrização de feridas nos pés de pacientes diabéticos.O terceiro lugar também ficou para a Universidade de Brasília com o projeto Clara, do Professor Geovany Araújo Borges.

O projeto Sofia é baseado na tecnologia de ablação térmica por radiofrequência, que destrói o tumor sem removê-lo, e busca desenvolver o primeiro sistema desse tipo desenvolvido, produzido e comercializado por uma empresa brasileira, superando quatro grandes dificuldades da área: identificar se o tumor foi ou não destruído com sucesso logo após o final do procedimento, operação automatizada de equipamento, desenvolvimento de software de planejamento do procedimento e impedir a reutilização incorreta do eletrodo.

Já o Rapha, pretende utilizar biomembrana de látex associado ao LED, uma tecnologia muito ultizada para reconstrução de tecidos, para desenvolver uma palmilha que identifique as áreas da sola do pé que sofrem mais lesões e protejam o tecido celular dessas regiões. Ambos possuem o desafio de tornar seus produtos comercializáveis, obedecendo todos os tramites e legislação vigente, especialmente a ANVISA.

O projeto Clara busca desenvolver tecnologia nacional para um sistema robótico de auxílio à laparoscopia, exame da cavidade abdominal a partir de uma câmera, normalmente utilizado em cirurgias e que hoje necessita de um cirurgião auxiliar para mover o equipamento, reduzindo o espaço de trabalho disponível e prejudicando a qualidade do serviço com o passar do tempo, por desgaste fisiológico. A primeira fase de desenvolvimento de protótipo foi concluída e encaminhada para testes em hospitais do Distrito Federal, como o HRAN.

O evento está na sua décima sexta edição e tem como objetivo debater sobre os maiores avanços científicos de temas importantes da agenda de saúde, incentivar a troca de conhecimento e estimular a inovação no país, por meio da conexão entre resultados de pesquisas. O vencedor do prêmio Nobel de Medicina em 1998, Ferid Murad falou de inovações em saúde no mundo. A Feira contou com mais de 50 estandes e mais de 25 rodas de conversa, das quais participaram 48 representantes de instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas. O CDT/UnB participou com um estande no qual foram expostos os equipamentos premiados.

A organização da feira contabilizou 522 projetos inscritos, dos quais 32 foram premiados com valores de R$50 mil a R$ mil, em cinco áreas de atuação: trabalho científico publicado, tese de doutorado, dissertação de mestrado, produtos e inovação em saúde e experiência exitosa do programa de pesquisa para o SUS, sobre gestão compartilhada em saúde. Os trabalhos foram avaliados por especialistas e por uma comissão julgadora, sendo premiados aqueles que conseguiram fazer com que suas pesquisas se tornassem produtos de mercado e que contribuíssem com o desenvolvimento do país. 


 

Últimas notícias
Os diretores do CDT/UnB, DIRPE e PCTec foram à China para participar de uma missão da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores
Data: 18/09/2018
os diretores do CDT/UnB, DIRPE e PCTec foram à China......
Saiba mais
Exame Nacional de Acesso - Turma 2019
Data: 13/07/2018
Os Exames Nacionais de Acesso do PROFNIT se dão pelo menos uma vez por ano. O material dos Exames Nacionais de Acesso pode ser visto n...
Saiba mais
Curso: Propriedade Intelectual para promoção da inovação
Data: 08/06/2018
Inscrições e maiores informações: enviar e-mail para cursopi.cdt@gmail.com 40 Vagas - Curso Gratuito...
Saiba mais
Feira de Negocio e Inovação - Estação Empreendedorismo 2018
Data: 06/06/2018
Venha conferir, dia 28 e 29 de junho no Edifício do CDT/UnB....
Saiba mais
EMPREENDEDORISMO: CONTEXTOS E TENDÊNCIAS EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
Data: 30/05/2018
Objetivo: Apresentar o contexto e algumas tendências do empreendedorismo, em organizações que preferencialmente promovem ambientes ino...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136