Vitrine

25/06/2008

Intercâmbio, socialização de projetos e experiências desenvolvidas na gestão dos centros de educação superior e de ciência, tecnologia e inovação. Esses conhecimentos foram discutidos na Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2008) – Mostra Internacional de Educação Superior, Ciência e Tecnologia para Desenvolvimento, que aconteceu em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 4 e 6 de junho de 2008.

Participaram do evento aproximadamente 3.500 representantes de países, como: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O evento tem como objetivo criar um espaço para apresentação de boas práticas acadêmicas em gestão de ciência, tecnologia e inovação por meio de uma “amostra” de instrumentos de gestão e de modelos de programas de formação de recursos humanos em gestão de C&T e também reafirmar o princípio da educação superior como constitutiva de valores fundamentais ao desenvolvimento humano, a justiça social e a cultura de paz, como política de Estado e como bem público, socialmente referenciado e direito universal.

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) participou do evento por meio de seu programa Multincubadora de Empresas, que enviou um artigo para participar da chamada pública promovida pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe (Iesalc/UNESCO) e pelo Ministério da Educação da Colômbia.

O artigo do CDT foi elaborado com base na área temática de transferência de tecnologia entre o setor produtivo e o setor acadêmico. O documento especifica a metodologia utilizada pela Multincubadora na seleção criteriosa e no acompanhamento sistemático dos empreendedores participantes do Programa, baseado em viabilidade técnica, econômica, mercadológica e no perfil psicológico do empreendimento.

A metodologia de incubação da Multincubadora foi selecionada entre as 9 propostas eleitas como modelo na América Latina e Caribe. Um dos coordenadores do Programa e autor do artigo, Cristiano Hummel, declara a importância de eventos desse porte: “Nós conseguimos fazer contato com outras empresas da América Latina interessadas em melhorar sua metodologia de incubação baseada na nossa. Também conseguimos identificar outros modelos que nos servirão de referência para a melhoria de nossos serviços”.

Empreendedorismo e Tecnologia
A Multincubadora do CDT estimula a criação e o desenvolvimento de empreendimentos no Distrito Federal, por meio de ações e serviços que contribuam para o sucesso de empreendimentos inovadores, favorecendo o fomento tecnológico, o desenvolvimento econômico, a auto-sustentabilidade local e a inclusão social.

Quem desejar ter sua empresa incubada, deve participar de um processo seletivo regulado por uma chamada pública anual e possuir o perfil de umas das modalidades de incubação: Base Tecnológica, Tradicional, Design, Social e Solidária e Hotel de projetos.

Mais informações nos telefones – 33072733 / 33470617 ou no endereço http://incubadora.cdt.unb.br/

Denise Porfírio
Estagiária do Núcleo de Comunicação do CDT