Vitrine

A avaliação e expansão do sistema de pós-graduação no Brasil é uma preocupação constante de associações de entidades de ensino e pesquisa, fundações de amparo de ciência e tecnologia e do setor empresarial. Segundo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o ensino de pós-graduação no Brasil se constitui em uma das realizações mais bem-sucedidas no conjunto do sistema de ensino existente no país e atribui esse sucesso não à sua espontaneidade, ou iniciativas institucionais dispersas, mas, ao contrário, à indução proveniente do Estado, característica bastante peculiar à política pública brasileira. Sem dúvida, essa política teve o apoio, principalmente, das instituições públicas e da comunidade acadêmica.

Dentro dessa perspectiva, a Optimédia - empresa incubada do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), é participante do projeto piloto Gestor - que atende à demandas do Plano Nacional de Pós Graduação (PNPG) na formação de quadros nos níveis de mestrado e doutorado e suas implicações para a política de pós-graduação no Brasil e para a política pública da educação profissional e tecnológica. O projeto visa ao atendimento a um grupo de 80 profissionais de gestão, atuantes na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, incluindo Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) e Escolas Agrotécnicas, espalhados por todo o território nacional.

A empresa atua em consultorias, planejamento e desenvolvimento de projetos de comunicação multimídia, projetos em educação a distância, gestão do conhecimento, transmissão de eventos interativos e comunicação coorporativa e integra o projeto por meio de seu principal produto o ASTOR - Sistema Integrado com Mensagem Instantânea, uma plataforma licenciada para webconference.

Para o atendimento a um público distante fisicamente, foi proposta a possibilidade de uma formação mediada pelas tecnologias da informação e comunicação. Dois ambientes de aprendizagem foram utilizados. Um para a comunicação síncrona, a partir do ambiente Astor, outro, para a comunicação assíncrona, a partir do ambiente virtual “Aprender”, baseado na plataforma de software livre Moodle e adotado pela Universidade de Brasília em seus cursos presenciais e a distância.

O ambiente em linhas gerais permite a organização do processo ensino-aprendizagem no modo conferência ou aula, do qual participam professor e um quantitativo flexível de alunos conectados. Criou-se, para melhor identificação, o conceito de presencial conectado, indicando sua sincronicidade e presencialidade estabelecidas pelo recurso da webconference, apesar dos alunos não se encontrarem no mesmo espaço físico, junto com o professor da disciplina e com os seus colegas.

A experiência do Projeto Gestor, ainda em seu início, pode representar uma alternativa inovadora, entre outras, com perspectiva de sucesso. A possibilidade de atender a uma demanda de política pública de formação, em nível de pós-graduação stricto sensu, para gestores do sistema de educação profissional e tecnológica, a perspectiva dessa formação ocorrer em serviço, mediada pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e o próprio fortalecimento da linha de pesquisa associada, dentro do programa promotor dessa formação, constituem-se elementos importantes a serem considerados, como, satisfação do aluno quanto à adequação das disciplinas, à temática da educação profissional e tecnológica; aquisição de novos conhecimentos; desafio quanto ao uso da tecnologia e a adequação satisfatória do conteúdo a realidade.

Fonte:
Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica