Portal CDT/UnB - Notícia: Evento “UnB – Inovação em Perspectiva” reúne a comunidade no CDT/UnB
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Evento “UnB – Inovação em Perspectiva” reúne a comunidade no CDT/UnB
27/09/2012

Diretores apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos na instituição

 

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, o evento “UnB – Inovação em Perspectiva”, que teve como objetivo apresentar os resultados da pesquisa “Prospecção Tecnológica e Mapeamento de Competências e Perfis”, executada pelo Decanato de Pesquisa e Pós-graduação (DPP) e pelo CDT/UnB. Na oportunidade, ocorreram os lançamentos da Vitrine Tecnológica, do Manual de Propriedade Intelectual e a Cerimônia de Entrega da escultura “Esboço de Eternidade”. O evento reuniu representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); além de professores, técnicos, colaboradores e estudantes da Universidade de Brasília.

O diretor do CDT/UnB, professor Luis Afonso Bermúdez, iniciou a cerimônia apresentando os eixos de atuação e as principais atividades realizadas pelo Centro, seguido da apresentação do Relatório da Prospecção Tecnológica e, consequentemente, os desafios impressos nos resultados da pesquisa. 

A prospecção tecnológica e o mapeamento de competências e perfis dos diferentes grupos de pesquisa existentes na UnB é uma atividade que integra o Planejamento Estratégico 2011/2015 da Universidade de Brasília que, dentre outros objetivos, busca contribuir com a ampliação do número de patentes resultantes das pesquisas realizadas na instituição.

“Um dos nossos maiores desafios é fazer com que os pesquisadores conheçam melhor e façam uso dos projetos e programas do CDT, como os serviços oferecidos pela Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) e pelo Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec)”, completa.  

O professor Bermúdez também apresentou para a comunidade presente, a Vitrine Tecnológica, um catálogo eletrônico que reúne informações sobre serviços tecnológicos e soluções inovadoras disponíveis na Universidade de Brasília para a sociedade.

Em seguida, a vice-diretora do Centro, Ednalva Morais, fez o lançamento do Manual de Propriedade Intelectual, elaborado pela Gerência de Inovação e Transferência de Tecnologia (GITT), do CDT/UnB. Ela destacou os dados da pesquisa e a importância de um Manual como este para a sociedade. “Esse trabalho representa, desde a criação da Universidade de Brasília, o desafio de inovar, fazer diferente e de ser uma universidade empreendedora”, afirma.  

Após as apresentações, foi anunciada a composição da mesa de honra pelo diretor e pela vice-diretora do CDT/UnB; pelo Decano de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Isaac Roitman; e pelo reitor da UnB, professor José Geraldo de Sousa Junior. 

O professor Isaac destacou a satisfação de estar presente nesse evento, já que “viu o CDT nascer”. “É um momento de celebrar, pois eu vejo que, nesses anos, o CDT vem cumprindo sua missão de ser, na Universidade, uma instituição que incentiva os pesquisadores a ir além do saber, e que os resultados das suas pesquisas podem ajudar a sociedade e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país”. Ele ainda lembrou que, nos primórdios, a sociedade não contava com o apoio da propriedade intelectual, e de quando presenciou o descobrimento desse novo processo, quando a pesquisadora Beatriz Dolabela desenvolveu a técnica da Insulina Humana Recombinante. “Só posso falar da alegria de ver o progresso dessa unidade tão importante para a Universidade de Brasília”, finaliza. 

O reitor agradeceu aos diretores do CDT/UnB pela apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido. “Nesses tempos de transição da reitoria, queremos agradecer pela apresentação dos resultados numa prestação de contas de gentileza, como demonstração de competência e qualificação. É um gesto que denota essa dimensão, porque a UnB é marcada não por episódios, mas pela continuidade”. Ele falou ainda, sobre a importância da instituição, relembrando as circunstâncias e a origem da preocupação de se criar esse complexo da ciência. “Como aqui se construiu uma estrutura apta para dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas, esses trabalhos representam a mediação de uma unidade como essa, que possui condições adequadas para o desenvolvimento de processos úteis e extremamente importantes para a sociedade”, afirma. 

Finalizados os pronunciamentos das autoridades, a artista plástica Sônia Maria entregou oficialmente a escultura “Esboço da Eternidade” para o CDT/UnB. 

 

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB  

 

 

 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136