Portal CDT/UnB - Notícia: Café Empresarial do CDT/UnB atrai público interessado em cases de sucesso
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Café Empresarial do CDT/UnB atrai público interessado em cases de sucesso
29/09/2012

 

Empresários relataram suas experiências de vida e grandes realizações  

 

Nesta sexta-feira (28), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB promoveu, juntamente com a empresa incubada Tiú Game Studio, o Café Empresarial do mês de setembro. O tradicional ciclo de palestras e network do CDT/UnB trouxe o deputado distrital Olair Francisco, a professora Mirizete de Jesus, e o empresário Leonardo Borges Antonialli. 

O empresário e deputado Olair Francisco ministrou a palestra “Como Transformar Oportunidades em Realizações”. Ele conta que chegou em Brasília aos onze anos de idade e, desde então, despertou sua vocação para o empreendedorismo, trabalhando como feirante numa banca de calçados na Praça do Relógio. Em 1997 inaugurou a rede de lojas Agittus Calçados. Hoje, o Grupo Agittus emprega mais de 1.000 funcionários diretos.

Apesar da sua história de dedicação, ele afirma que esse não é o melhor exemplo. “O melhor exemplo é o conhecimento, que você leva aonde for”. Perguntado sobre como transformar oportunidades em grandes realizações, ele afirma que o segredo é ter paciência e saber aproveitá-las. Olair defende ainda que a concorrência é importante porque estimula as empresas a melhorarem o atendimento e a qualidade dos seus produtos. E encerra destacando que a melhor coisa é o trabalho “o exemplo empresarial é que você pode ser tudo o que quiser e o mais importante e fundamental é que nunca é tarde para começar e fazer uma das maiores empresas do Brasil”, ressalta.  

Em seguida, a professora e empresária Mirizete de Jesus abordou “Técnicas de Empreendedorismo”, destacando as motivações para se abrir um negócio no Brasil. Mirizete aponta as principais diferenças entre empreendedor por necessidade e por oportunidade, e defende que é mais importante quando se é motivado pelo segundo caso. “O Brasil se destaca nessa área do empreendedorismo por oportunidade, o que é um fator positivo, porque se estamos formando esse tipo de empreendedor, eles serão importantes para o mercado socioeconômico nacional”, afirma a professora.  

Citando grandes empreendedores como Eike Batista e José Dornelas, ela revela que o segredo do sucesso é escolher fazer o que se gosta, para fazer bem feito e obter bons resultados. “Têm chances para todos. O fundamental é saber identificar as oportunidades e ideias que renderão bons negócios. Além disso, o bom empreendedor é aquele que constrói algo novo e tem a visão à frente – enxerga o futuro e se propõe a construí-lo com motivação”. 

Ela encerra sua palestra com algumas dicas de sucesso como ter disciplina e boas ideias; delegar funções e buscar os resultados; possibilitar a participação dos lucros aos funcionários; e ser transparente nos negócios.

Para finalizar, o empresário Leonardo Borges Antonialli relatou sua experiência de sucesso. Leonardo é bacharel em Desenho Industrial [UnB] e especialista em Estratégia Empresarial [FGV] e, há 10 anos, é Diretor Geral da empresa Sea Tecnologia, da qual é também o fundador.

Ele conta que no início, em 2002, eram cinco personagens na empresa, que viam alguns problemas na parte de gestão e tecnologia, além do fato de existir empresas que atendiam pequenas outras, e empresas que atendiam grandes projetos. Por isso, em 2003, eles resolveram montar uma empresa para atender um segmento que não estava sendo atendido: empresas de médio porte. 

Em 2005, a empresa passou pelo processo de incubação do CDT/UnB, sendo graduada em 2006. Mesmo ano em que ganhou o prêmio de Micro e Pequena Empresa do Centro-Oeste pelo SEBRAE-DF. “Receber esse prêmio foi gratificante e só veio comprovar o quanto foi importante a nossa vinda, a nossa estada aqui no CDT”, completa. 

Ainda em 2005, eles começaram a pegar projetos maiores e acabaram migrando do segmento de empresas de médio porte para o governo. Atualmente, além de atender em outros cinco estados, a Sea Tecnologia trabalha com grandes projetos como o portal do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Exército brasileiro, Tribunais, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Câmara Legislativa do Distrito Federal e Certisign.

Após as palestras, o público reuniu-se para o café da manhã e o network - interação e troca de contatos. 

 

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB  

 

 

 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136