Portal CDT/UnB - Notícia: Jovens universitários do DF são premiados no Desafio Sebrae
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Jovens universitários do DF são premiados no Desafio Sebrae
26/10/2012

Alunos de Contabilidade e Psicologia da Faculdade Alvorada e Universidade Paulista (UNIP) foram os melhores colocados na competição

 

Os vencedores da etapa distrital do Desafio Sebrae são alunos da Faculdade Alvorada e da Universidade Paulista (UNIP). A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira, 23 de outubro, na sede do Sebrae no DF e contou com a presença de representantes das 10 equipes finalistas. O tema desta edição foi a indústria de derivados de frutas tropicais e, apenas no Distrito Federal, foram quase cinco mil inscritos, divididos em 1.222 equipes com até cinco participantes. A equipe vitoriosa irá representar a unidade Federativa na etapa nacional da premiação, a ser realizada de 9 a 14 de novembro na Costa do Sauípe, Bahia.

O grupo vencedor foi a Intelecto Tátil, que terminou a competição com 90,53 pontos e é formado por quatro alunas de Psicologia e um estudante do curso de Ciências Contábeis. São eles: Ariana de Moraes, Carmen da Silva Moreira, Cleane Santos de Carvalho, Jaqueline de Araújo e Luciano Cezar da Silva. Os prêmios oferecidos aos cinco participantes de destaque, nessa etapa do jogo, foram um tablet, cortesias para o curso Empretec, e visita técnica à Fazenda Malunga – caso de sucesso do Sebrae no DF em produção de alimentos orgânicos. Além disso, as dez equipes finalistas receberam certificados.

O Desafio Sebrae é o maior jogo virtual de negócios do mundo, baseado no conceito de business game – utilizado no treinamento de executivos. No Desafio, estudantes participam de simulação competitiva entre empresas em um mercado virtual durante sete rodadas. Trabalho em equipe, estratégias, planejamentos e decisões importantes fazem parte da proposta do programa para inserir jovens universitários no universo do empreendedorismo.

Para a gestora da competição no Sebrae no DF, Cláudia Trindade, o maior benefício para os participantes é praticar o que é aprendido em sala de aula. “O jogo traz a prática de como gerenciar um negócio. Durante as cinco fases, a equipe precisa tomar decisões em um curto espaço de tempo nas áreas de Recursos Humanos, Logística, Gestão e Finanças”, explica Cláudia Trindade. O gerente da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae no DF, Ary Ferreira Júnior destacou que 25% dos clientes atendidos pela instituição são jovens. “Mesmo que não abram uma empresa futuramente, os conhecimentos adquiridos no jogo o auxiliarão a alcançar posições de destaque na iniciativa privada”.

“A intenção do Desafio Sebrae é fornecer informações sobre empreendedorismo para os universitários que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho. Assim, eles poderão decidir, ao se formar, se serão empreendedores ou funcionários de alguma empresa. Queremos mostrar que há a opção de ser dono do próprio negócio, e o Sebrae é um grande parceiro nesse sentido”, aponta a gerente da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae Nacional, Mirela Malvestiti.

O superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, afirmou que o Distrito Federal é um local propício para empreender. “Queremos mostrar para os jovens que existe vida além do Estado. Temos uma economia pujante de fazer inveja aos outros estados, com uma população que apresenta alto poder aquisitivo”, observou. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, José Sobrinho Barros, o projeto auxilia na sensibilização de futuros empresários. “É preciso proliferar a ideia de ter o próprio negócio desde a universidade, para que cadeia produtiva não sofra no futuro. O jovem precisa conhecer as vantagens de ser um empreendedor e com o Desafio Sebrae esperamos que, mesmo que não siga por esse caminho, sejam disseminadores da cultura do empreendedorismo”.

Entre as autoridades que prestigiaram a cerimônia estavam os diretores do Sebrae no DF Rodrigo de Oliveira Sá e Maria Eulalia Franco; o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares de Brasília (Sindhobar-DF), Clayton Machado; o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Cléber Pires; a conselheira do Sebrae no DF e vice-diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), Ednalva Morais, e o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Elício Lima.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias 

 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136