Portal CDT/UnB - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
23
Nov

MEJunta 2...

GERÊNCIA DE PROJETOS
A GEPRO do CDT atua nos processos de gestão de projetos apoiando pesquisadores da UnB e empreendedores na elaboração, gerenciamento, execução e prestação de contas, o que dá condições para o desenvolvimento de projetos.


CPAP – VENTILADORES PARA INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA INFANTIL – VIRI
Concluído em 2009, o projeto desenvolveu um equipamento/sistema de baixo custo para possibilitar aos berçários, UTI’s infantis, Pediatrias, Emergências Infantis, entre outros, realizar um procedimento comum em crianças com insuficiência respiratória, conhecido como “CPAP” (Continuous Positive Airway Pressure), que até então era realizado de forma artesanal, pouco precisa e com riscos para os recém-nascidos.
O projeto foi coordenado pela professora Suélia Rosa em 2007 e teve uma duração de dois anos.


VISUM
O projeto visa desenvolver o PLC – Power Line Communications – tecnologia que faz uso de uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a energia elétrica. Foi desenvolvida para atender a inclusão digital em áreas remotas e para possibilitar um canal de retorno para a TV digital interativa. Hoje, essa tecnologia só pode ser viabilizada porque o Brasil, apesar de ser um país continental, possui uma das redes de transmissão de energia elétrica mais complexa do mundo.


PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA FAUNA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO e a Fundação Universidade de Brasília – FUB, por intermédio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT/UnB, implementaram o Programa Fauna nos Aeroportos Brasileiros (PFAB). O projeto foi desenvolvido por técnicos e pesquisadores vinculados às duas instituições.
O Programa Fauna visa reduzir os acidentes aeronáuticos decorrentes de problemas com a fauna, por meio de ações internas aos sítios aeroportuários.


Números da GEPRO
Desde 2007, a GEPRO já coordenou mais de cem projetos. Três áreas de atuação compõem o trabalho da GEPRO: prestação de contas, apoio logístico e apoio estratégico ao pesquisador. Desse modo, realiza captação de recursos, negociação com parceiros e clientes, monitoramento de editais e chamadas públicas, prestação de contas junto aos financiadores, dentre outras atividades.
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136