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25
Jul

ABPES...

BATALHA ITAE
Batalha ITAE é um jogo que mistura Quiz com Batalha Naval. Foi concebido para ser jogado coletivamente entre equipes.

Na primeira parte do Jogo as equipes decidem onde posicionam suas esquadras no campo de batalha. São 2 navios de 3 peças, 4 navios de 2 peças e 6 navios de 1 peça. Portanto são 12 navios, mas 20 peças. Cada peça ocupa uma posição no campo de batalha, que possui 81 posições numa matriz de 9 linhas por 9 colunas.

Se a equipe distribui a esquadra dentro do prazo estabelecido ela ganha uma jogada de bônus.

Quando todas as equipes terminarem de posicionar suas esquadras as perguntas começam a ser enviadas para as equipes e o tempo do jogo começa a ser contado. Esse tempo é configurado antes do jogo.

Cada pergunta tem um tempo para ser respondida. Esse tempo é configurado antes do jogo começar. Se não houver resposta neste tempo, a equipe recebe zero ponto pela pergunta e o jogo envia a próxima. Os jogadores devem acionar a resposta certa e cada um precisa apertar seu botão de confirmação para manifestar sua concordância com a resposta dada. Em seguida é apresentado o gabarito com a marcação de certo ou errado para cada item da pergunta. Nesta hora os jogadores devem estar atentos, pois, se algum item está errado a pergunta vai para a fila de repetidas. No final do jogo, a fila de repetidas começa a ser enviada para a equipe ter nova oportunidade de acertar a pergunta. Se a resposta não estiver completamente certa, ela volta para a fila de repetidas novamente.

Junto com o gabarito há uma animação com a voz de um dos piratas dando uma mensagem de incentivo, reclamação ou “zoando” com o adversário.

Após a apresentação do gabarito cada jogador deve acionar seu botão para dizer que já assimilou o gabarito e o jogo deve continuar. Então é apresentada na tela os recursos obtidos com a resposta. No início do jogo cada três recursos obtidos dão direito a uma jogada. É o momento de entrar na batalha.

A batalha permite dois tipos de jogada: dica ou tiro.

As dicas se encontram nas laterais do campo de batalha e informam quantos navios existem na linha ou coluna em que elas se encontram. Há um som e uma animação de um baú de tesouro. Essa é uma jogada estratégica para que a localização da esquadra inimiga não seja somente sorte.

O tiro é dado ao se apertar uma das 81 posições da matriz e em seguida apertar o botão de confirmação. A cada jogada somente um jogador terá seu botão de confirmação aceso, para indicar que ele é quem deve decidir o que será feito nesse momento. Todos terão sua vez, alternadamente, a cada jogada.

Após ter efetuado todas as jogadas permitidas a equipe recebe a pergunta seguinte para tentar obter novas jogadas. Sempre que não houver acúmulo de recursos suficientes para entrar na batalha, o jogo envia imediatamente a pergunta seguinte.

O jogo pode acabar pelo tempo ou quando uma equipe responde a todas as perguntas. Mas é preciso responder todas as repetidas sem errar nenhuma.

Vence o jogo quem conseguir mais pontos que são obtidos ao afundar navios do adversário. O valor de cada peça afundada depende do tamanho do barco. As peças dos barcos menores valem mais, mas os barcos maiores afundados completamente marcam mais pontos.

Quando o jogo é no laboratório há ainda o som dos tiros e das explosões, na água ou nos navios, reproduzida no ambiente, assim como luzes vermelhas piscando quando uma peça é atingida simulando o incêndio da explosão. Também há frases de comemoração dos piratas sempre que conseguem ultrapassar a pontuação do oponente.

As perguntas precisam ser bem elaboradas para o jogo ficar interessante. Elas devem gerar reflexão e diálogo da equipe. São três tipos de pergunta: Múltipla Escolha, Verdadeiro ou Falso e Associativa. Cada uma pode ter no máximo cinco alternativas ou itens. Há um programa próprio para gerar as perguntas para o jogo. É como preencher um formulário digitalmente. Portanto qualquer assunto pode ser inserido no jogo, basta que haja um especialista para elaborar as questões.
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