Criptografia C

Título: Sistema de criptografia visual com lâmina colorida
Nº da proteção:  BR 10 2019 005522 7
Data do depósito: 20/03/2019
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) e 15 anos (modelo de utilidade) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Max Eduardo Vizcarra Melgar  | Lattes
Mylene Christine Queiroz de Farias  | Pesquisa UnB
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Ciências exatas e informática
Classificação - Subcategoria: Máquinas, dispositivos, automação e circuitos

CRIPTOGRAFIA E SUAS APLICAÇÕES

A criptografia é uma área da criptologia que estuda e prática princípios e técnicas para promover uma comunicação segura na presença de terceiros. Geralmente, a criptografia refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas.

Muitos aspectos em segurança da informação, como confidencialidade, integridade de dados, autenticação e não-repúdio são centrais à criptografia moderna. Diversas aplicações com criptografias estão sendo incluídas nos ramos de comércio eletrônico, cartões de pagamento baseados em chip, moedas digitais, senhas de computadores e comunicações militares.

Uma técnica bastante conhecida dentre as criptografias é a criptografia visual (CV). A CV se destaca por ser uma técnica que cifra uma imagem secreta em duas ou mais imagens chave. Esse artifício permite transmitir informações visuais sem precisar revelar a imagem original. Em geral, a decodificação de qualquer esquema de criptografia visual depende do sistema visual humano. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um sistema de criptografia visual com lâmina colorida.

CRIPTOGRAFIA VISUAL COM LÂMINA COLORIDA

A presente invenção refere-se a um sistema de criptografia visual com lâmina colorida, que faz uso de compartilhamentos (shares) físicos e eletrônicos (displays de equipamentos eletrônicos de comunicação). A invenção situa-se no campo do processamento de dados e imagens, com o objetivo de validação e autenticação de informações, por meio de técnicas de criptografia visual.

• Versatilidade: Promove uma solução de autenticação ideal para token, mensagens SMS, chave de seguranças e senhas, e-mail, redes sociais e File Tranfer Protocol – FTP.
  • Eficiência: Apresenta uma maior robustez de decodificação, devido a técnicas específicas de processamento;
  • Segurança: Diminui a chance de fraudes e promove mais segurança na transmissão da informação digital.

Obs.: retirar o botão "assita ao vídeo" caso não tenha nenhum vídeo a respeito da tecnologia.