Informações da proteção | ||
Título: Ambientar - versão para computador | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001956 3 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 10/09/2019 | |
Data da publicação: |
06/09/2019 | |
Data da criação: | 20/07/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem | Javascript | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Maraisa Helena Borges Estevão Pereira | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Faculdade de Educação Física (FEF) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Socialtech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
UMA PLATAFORMA VOLTADA PARA INCLUSÃO
A organização é uma habilidade importante para a autonomia e independência no cotidiano, mas pode ser um desafio para pessoas no espectro do autismo, que frequentemente apresentam dificuldades na compreensão de informações visuais e sociais, na coordenação motora e na flexibilidade cognitiva. Além disso, a falta de organização pode causar estresse e ansiedade, tanto para a pessoa autista quanto para seus cuidadores. O desenvolvimento de ferramentas para ajudar a desenvolver a habilidade de organização de forma lúdica e interativa, utilizando tecnologias que permitam a personalização, o acompanhamento do progresso e o feedback positivo. O objetivo é ajudar a promover a autonomia e a independência da pessoa autista em seu ambiente doméstico, além de contribuir para a qualidade de vida e inclusão social. Com base em pesquisas científicas sobre autismo e habilidades sociais, além de seguir as diretrizes da Associação Americana de Psiquiatria para o tratamento de transtornos do espectro autista, o desenvolvimento de ferramentas vem sendo realizado em parceria com terapeutas ocupacionais, psicólogos e pais de pessoas autistas, para garantir a eficácia e a adequação às necessidades específicas do público-alvo. Pensando nisso os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília criaram o software educacional “Ambientar”, que foi pensado para atender às necessidades de crianças e adolescentes autistas que apresentam dificuldades para organizar objetos em ambientes domésticos.
AMBIENTAR
Ambientar é uma Plataforma independente, feita em JavaScript, que é uma linguagem de programação de plataforma independente, o que significa que o software pode ser executado em diferentes sistemas operacionais, como Windows, macOS e Linux, bem como em diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.
A plataforma tem integração com tecnologias web, como resultado, ele tem uma grande variedade de bibliotecas e frameworks disponíveis para utilização, o que permite que o software seja desenvolvido de forma mais rápida e eficiente, além de permitir a integração com outras tecnologias web, como HTML e CSS. A experiência do usuário no Software Ambientar, desenvolvida em JavaScript, oferece uma experiência de usuário positiva por ser interativa e responsiva, permitindo que as crianças autistas aprendam e pratiquem a habilidade de organização de forma lúdica e personalizada. Além disso, a integração com tecnologias web permite o acompanhamento do progresso e a interação com outras pessoas, proporcionando um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo.
VANTAGENS
• Eficácia: Promoção da qualidade de vida de pessoas autistas e daqueles que as cercam.
• Versatilidade: Integração com tecnologias web; Adaptabilidade do software às diferentes necessidades dos usuários.
• Acessibilidade: Aplicativo promove a inclusão social personalizada.
Agenda 2030 da ONU:
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