Lajavan C

Data da expedição do registro: 19/06/2018
Data da publicação:
31/03/2018
Tipo de proteção: programa de computador
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Fábio Luís de Oliveira Paula  | Lattes
Jérôme Depeyrot  | Lattes
  Leonardo Luiz e Castro  | Lattes
  Renata Aquino da Silva de Souza  | Lattes
  Samuel Guedes dos Santos  | Lattes
  Tiago de Sousa Araújo Cassiano  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
 | Link do site
  Instituto de Física (IF)  | Link do site
Classificação - Categoria: Tecnologias ambientais e sustentáveis
Classificação - Subcategoria: Tecnologias hídricas

PONTOS IMPORTANTES DO MONITORAMENTO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O abastecimento de água é um serviço essencial para a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento das populações. No entanto, esse serviço enfrenta diversos desafios em diferentes regiões do Brasil, como a escassez de recursos hídricos, a poluição dos mananciais, a falta ou precariedade de infraestrutura e a gestão inadequada da demanda e da oferta de água. Diante desse cenário, é fundamental buscar soluções que garantam a segurança hídrica do abastecimento urbano, ou seja, a capacidade de atender às necessidades atuais e futuras de água com qualidade e quantidades adequadas. Uma das soluções possíveis é o uso de tecnologias de monitoramento do abastecimento de água, que permitem acompanhar em tempo real o funcionamento dos sistemas de captação, tratamento, distribuição e consumo de água. Essas tecnologias podem contribuir para a redução de perdas e desperdícios de água, a detecção e correção de vazamentos e falhas, a otimização do uso dos recursos hídricos disponíveis e a melhoria da qualidade do serviço prestado aos usuários. Além disso, o monitoramento do abastecimento de água pode fornecer dados e informações úteis para o planejamento e a tomada de decisão dos gestores públicos e privados envolvidos no setor.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um software inovador que utiliza sensores de ultrasom, pressão e vazão para monitorar o consumo e o abastecimento de água em residências e estabelecimentos comerciais, intitulado ”Lajavan”. O software é capaz de detectar o nível da caixa d'água, a presença ou ausência de água da rede da concessionária, o consumo excessivo de água e possíveis vazamentos no sistema hidráulico. Além disso, o software gera relatórios e alarmes que são enviados ao usuário por meio de uma interface web ou um aplicativo móvel, permitindo que ele tome medidas preventivas ou corretivas para evitar desperdícios e danos. O software é uma solução inteligente e sustentável para o gerenciamento eficiente dos recursos hídricos.

• Segurança: Monitoramento contínuo e aprimorado da água por meio de sensores de ultrasom, pressão e vazão;
• Eficácia: Detecção do nível da caixa d'água, presença ou ausência de água na rede da concessionária;
• Economia: Alerta de consumo excessivo de água e aviso de possíveis vazamentos;
• Acompanhamento: Geração de relatórios e alarmes que são enviados ao usuário por meio de uma interface web ou aplicativo móvel;
• Sustentabilidade: Solução inteligente e sustentável para o gerenciamento eficiente dos recursos hídricos.

.

6 Água potável e Saneamento 9 Indústria Inovação e Infraestrutura