O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade de Brasília (UnB), conforme Ato da Reitoria nº 882/2007 e conforme a Resolução do Conselho de Administração (CAD) nº 005/1998 que é a Política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UnB. O CDT é uma unidade integrada ao Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), com a atribuição de apoiar as iniciativas de inovação e desenvolvimento de competências empreendedoras, estimulando a relação entre universidade, governo, empresa, terceiro setor e sociedade em geral. O CDT é o responsável pelas atividades de proteção da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UnB.

Atualmente a UnB possui mais de 600 ativos intangíveis protegidos, incluindo patentes concedidas, pedidos de patentes, programas de computador, marcas, desenhos industriais e cultivares, conforme se verifica na Tabela 1 a seguir:

Tabela 1 - Propriedade Intelectual protegida de titularidade da UnB.
                Propriedade Intelectual protegida pela UnB                          Quantidade
Patentes / pedidos de patentes 335
Programas de computador 235
Marcas 78
Desenhos industriais 26
Cultivares 16
TOTAL DE PROTEÇÕES= 690
 Fonte: Nupitec (2022).

A maior parte da propriedade intelectual protegida pela UnB diz respeito à patentes e pedidos de patentes, sendo que 260 patentes ou pedidos de patentes foram protegidos no Brasil e 75 referem-se à  proteções realizadas no exterior conforme Figura 1 a seguir:

Figura 1 - Proteções da propriedade intelectual de titularidade da UnB. Proporção de patentes ou pedidos de patentes nacionais e internacionais.

Indicadores Nupitec PI

Fonte: Nupitec (2022).

Para ver o detalhamento das tecnologias protegidas pelo CDT da UnB acesse o site oficial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e realize a busca conforme a propriedade intelectual que você  deseja clicando no link: https://www.gov.br/inpi/pt-br.

Em relação à transferência de tecnologia, a UnB realizou a sua primeira transferência de tecnologia em 1988 e atualmente celebrou cerca de 156 (cento e cinquenta e seis) transferências de tecnologia, transformando as tecnologias desenvolvidas em inovações. Na Tabela 2 a segui é possível verificar o descritivo de pada tipo de propriedade intelectual protegida pela UnB que foi objeto de transferência de tecnologia.

Tabela 2- Relação de transferências de tecnologia realizadas pela UnB por tipo de propriedade intelectual.
Transferências de tecnologias realizadas Quantidade
Patentes / pedidos de patentes 84
Programas de computador 34
Transferência de know-how 28
Marca 9
Direito autoral 1
TOTAL DE TRANSFERÊNCIAS 156
  Fonte: ACT (2022).

O ativo de propriedade intelectual de maior ocorrência nas transferências de tecnologia celebradas pela UnB refere-se à  patente ou pedidos de patente, seguido por programas de compuatdor. O terceiro maior ativo objeto de transferência de tecnologia é o know-how, conforme se verifica na Figura 2.

Figura 2 - Transferências de tecnologia realizadas pela UnB relacionadas por tipo de propriedade intelectual.

Indicadores ACT PI 1S2022

Fonte: ACT (2022).

A celebração de transferência de tecnologias envolvendo programas de computador passaram a ser mais recorrentes a partir de 2017 conforme se verifica na Figura 3 que retrata os tipos de propriedade inteelctual que foram objeto de transferência de tecnologia no âmbita da UnB relacionadas por ano.

Figura 3 - Transferências de tecnologia realziadas pela UnB relacionadas por ano no período de 2017 a 2021.

Indicadores ACT PI ano 1S2022

Fonte: ACT (2022).

As transferências de tecnologia celebradas pela UnB abarcam proteções de propriedade intelectual protegidos no Brasil e no exterior. A maior parte das tecnologias foram comercializadas exclusivamente no Brasil, contudo as tecnologias da UnB já foram comercializadas internacionalmente, atendendo países como Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Índia, França, Suíça, dentre outros, conforme se verifica na Figura 4.

Figura 4 - Transferêcnias de tecnologias da UnB relacionadas por país.

Indicadores ACT paises 1S2022

Fonte: ACT (2022).

Para ver o detalhamento de todas as transferências de tecnologias realizadas pelo NIT da UnB, acesse o documento "Indicadores de transferência de tecnologia da UnB".

Data da publicação: 12 de agosto de 2022.