Garrafas C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Aparato para realização de cálculos matemáticos baseado em transferência de fluido entre recipientes com formato específico                                                                       
Nº da proteção: BR 10 2015 021625 4  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site        
Data do depósito: 04/09/2015  
Tipo de proteção: patente de invenção   
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).  
Inventores
Pela UnB: Pedro Roitman  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas - IE  | Link do site
Departamento: Departamento de Matemática - MAT  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Ciências exatas e informática
Classificação - Subcategoria: Matemática  

 

APRENDIZADO DINÂMICO EM MATEMÁTICA

Um dos problemas associados ao ensino da matemática é a dificuldade que muitos estudantes encontram para entender conceitos abstratos e utilizá-los na resolução de problemas. Entender conceitos como o do logaritmo, por exemplo, é uma grande barreira para muitos alunos. Por isso, tornou-se necessário criar técnicas para facilitar esse entendimento e sanar essas dificuldades. Uma das tendências modernas no ensino de matemática, que visa facilitar o aprendizado, é chamada de método Concreto-Representacional-Abstrato (CRA). Baseado nos estudos de Jerome Bruner, o CRA consiste em um aprendizado de três etapas: na primeira etapa, o aluno deve ter contato com objetos físicos que estão relacionados com os conceitos abstratos a ser aprendido; a segunda etapa consiste em utilizar representações via diagramas e desenhos; e a terceira etapa consiste em trabalhar com os conceitos de forma abstrata. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aparato para realização de cálculos matemáticos baseado em transferência de fluido entre recipientes com formato específico, a fim de melhorar o aprendizado em matemática com o método CRA.

 

APARATO LÚDICO E EDUCATIVO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA DE FORMA DINÂMICA

A presente invenção refere-se a um aparato parra a realização de operações matemáticas por meio da transferência de fluidos entre recipientes com o auxílio de mecanismos apropriados. Estes recipientes possuem um formato hiperbólico que permite a concretização de diversos conceitos matemáticos. Portanto, está situada no campo técnico relativo aos dispositivos utilizados no ensino da matemática e para auxiliar em cálculos que envolvem a multiplicação, divisão e radiciação.

 

VANTAGENS

  • Eficiência: Promove uma facilidade ao aprendizado e auxílio para realizar operações matemáticas como a multiplicação, divisão e radiciação;
  • Versatilidade: Pode ser utilizada de maneira interativa como um objetivo educativo ou lúdico.

 

Agenda 2030 da ONU:

9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A