Informações da proteção | ||
Título: Aparato para realização de cálculos matemáticos baseado em transferência de fluido entre recipientes com formato específico | ||
Nº da proteção: | BR 10 2015 021625 4 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data do depósito: | 04/09/2015 | |
Tipo de proteção: | patente de invenção | |
Prazo legal de proteção: | 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996). | |
Inventores | ||
Pela UnB: | Pedro Roitman | | Lattes |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas - IE | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Matemática - MAT | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Ciências exatas e informática | |
Classificação - Subcategoria: | Matemática |
APRENDIZADO DINÂMICO EM MATEMÁTICA
Um dos problemas associados ao ensino da matemática é a dificuldade que muitos estudantes encontram para entender conceitos abstratos e utilizá-los na resolução de problemas. Entender conceitos como o do logaritmo, por exemplo, é uma grande barreira para muitos alunos. Por isso, tornou-se necessário criar técnicas para facilitar esse entendimento e sanar essas dificuldades. Uma das tendências modernas no ensino de matemática, que visa facilitar o aprendizado, é chamada de método Concreto-Representacional-Abstrato (CRA). Baseado nos estudos de Jerome Bruner, o CRA consiste em um aprendizado de três etapas: na primeira etapa, o aluno deve ter contato com objetos físicos que estão relacionados com os conceitos abstratos a ser aprendido; a segunda etapa consiste em utilizar representações via diagramas e desenhos; e a terceira etapa consiste em trabalhar com os conceitos de forma abstrata. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um aparato para realização de cálculos matemáticos baseado em transferência de fluido entre recipientes com formato específico, a fim de melhorar o aprendizado em matemática com o método CRA.
APARATO LÚDICO E EDUCATIVO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA DE FORMA DINÂMICA
A presente invenção refere-se a um aparato parra a realização de operações matemáticas por meio da transferência de fluidos entre recipientes com o auxílio de mecanismos apropriados. Estes recipientes possuem um formato hiperbólico que permite a concretização de diversos conceitos matemáticos. Portanto, está situada no campo técnico relativo aos dispositivos utilizados no ensino da matemática e para auxiliar em cálculos que envolvem a multiplicação, divisão e radiciação.
VANTAGENS
- Eficiência: Promove uma facilidade ao aprendizado e auxílio para realizar operações matemáticas como a multiplicação, divisão e radiciação;
- Versatilidade: Pode ser utilizada de maneira interativa como um objetivo educativo ou lúdico.
Agenda 2030 da ONU:
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