Vitrine teste 1

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Processo de obtenção de hidrocarbonetos leves via craqueamento catalítico                                                                                                                                  
Nº da proteção: BR 10 2013 022203 8  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site     
Data do depósito: 30/08/2013  
Tipo de proteção: patente de invenção
Prazo legal de proteção: 20 anos contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Inventores
Pela UnB: Paulo Anselmo Ziani Suarez  | Pesquisa UnB
Patrícia Moreira Lima  | Lattes
Arilson Onésio Ferreira Filho  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Energia
Classificação - Subcategoria: Biocombustíveis  

 

HIDROCARBONETOS LEVES E RENOVÁVEIS: O MEIO AMBIENTE AGRADECE

Milhares de pesquisas ao redor do mundo têm sido realizadas buscando alternativas eficazes para a obtenção de combustíveis e outros produtos químicos a partir de fontes renováveis. Os hidrocarbonetos leves fazem parte desse espectro de produtos de interesse tecnológico que visam a substituição (mesmo que parcial) dos derivados de petróleo, de maneira ambientalmente amigável. Uma alternativa interessante é a obtenção dos mesmos a partir de óleos residuais e rejeitos gorduras animais. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília desenvolveram um processo de obtenção de hidrocarbonetos leves através do craqueamento térmico-catalítico utilizando catalisadores aluminossilicatos ácidos.

 

CRACK: SOMENTE SE FOR PARA A PRODUÇÃO DE HIDROCARBONETOS LEVES E RENOVÁVEIS

Craqueamento é a decomposição térmica ou termocatalítica de um composto, tal como um hidrocarboneto, em espécies químicas de menor peso molecular. O craqueamento de óleos e gorduras ocorre em temperaturas acima de 350 ºC, levando a formação de uma mistura de hidrocarbonetos e compostos oxigenados, lineares ou cíclicos (alcanos, alcenos, cetonas, ácidos carboxílicos, aldeídos, monóxido e dióxido de carbono), além da água. Na mistura de hidrocarbonetos é que estão contidos os hidrocarbonetos leves, de interesse da presente tecnologia, principalmente por serem produzidos por materiais renováveis, de fácil disponibilidade e baixo custo, tornando o produto final mais competitivo no mercado. A presente invenção refere-se ao craqueamento térmicocatalítico de bio-óIeo, obtido da pirólise de resíduos graxos de origem vegetal ou animal. Tal craqueamento térmico-catalítico utiliza catalisadores do tipo aluminossilicatos ácidos (na forma nanocristalina) para obtenção de hidrocarbonetos leves. O resíduo graxo é obtido do refinamento do óleo ou gordura de origem animal ou vegetal e, geralmente, descartado pelas indústrias. O bio-óleo obtido da pirólise do resíduo graxo é útil na obtenção de hidrocarbonetos leves, de interesse comercial.

 

VANTAGENS

  • Custo Benefício: Processo de conversão térmica e catalítica para obtenção, em condições brandas, de hidrocarbonetos leves a partir de matéria prima renovável, abundante e de baixo custo;
  • Eficiência: Catalisador mais ativo e seletivo para a produção de hidrocarbonetos leves, obtendo maior rendimento em moléculas com características solventes em relação aos catalisadores disponíveis comercialmente.

 

Agenda 2030 da ONU:

7 Enegia Sustentável e Acessível 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A