Vitrine teste 1

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Processo de modificação química do biodiesel ou outros derivados de ácidos graxos insaturados através da reação de hidroformilação seguida de condensação com aminas, biodiesel modificado, sua ação biocida e outras aplicações
Nº da proteção: BR 10 2014 013894 3  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data do depósito: 09/06/2014  
Tipo de proteção: patente de invenção
Prazo legal de proteção: 20 anos contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Inventores
Pela UnB: Paulo Anselmo Ziani Suarez  | Lattes
Ellen Tanus Rangel  | Lattes
Tamyris Borges Silva  | Lattes
Marcos Juliano Prauchner  | Lattes
Hugo de Farias Ramalho  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Energia
Classificação - Subcategoria: Biocombustíveis  

 

SUPER BIODIESEL: O DIESEL MULTIFUNCIONAL

A alta demanda por óleo diesel e a crescente preocupação ambiental aumentaram os incentivos de pesquisa e desenvolvimento em alternativas sustentáveis. No Brasil foram iniciados programas de desenvolvimento do biodiesel, uma alternativa obtida a partir de matéria vegetal ou animal. Porém, o uso de um óleo de origem biológica possui suas dificuldades devida a sua instabilidade química e contaminação por microrganismos. Os microrganismos encontrados têm origem tanto no ar, quanto no solo e água e sua proliferação ocorre mesmo com pequenas quantidades de água presente nos tanques e estes conseguem sobreviver em condições extremas de temperatura e pH. A presença desses microrganismos causa danos extensos a infraestrutura e alteram as propriedades físico-químicas do combustível. As soluções desenvolvidos buscam aumentar a estabilidade do óleo e eliminar a proliferação de microrganismos por meio de composições e aditivos para o biodiesel e, dessa forma, remediar parte dos efeitos negativos observados e acelerar a sua adoção como alternativa sustentável ao óleo diesel. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um biodiesel modificado que apresenta atividade biocida para microrganismos comuns no biodiesel. A sua utilização inibe a proliferação de microrganismos sem que haja alteração nas propriedades físico-químicas do biodiesel. A presente invenção refere-se a uma modificação química do biodiesel ou outros derivados de ácidos graxos insaturados através da reação hidroformilação seguida de condensação com aminas. Adicionalmente, o biodiesel modificado (imina) obtido possui destacado potencial biocida e conserva as características físico-químicas desejáveis para o bom desempenho como combustível.

 

VANTAGENS

  • Sustentabilidade: Diminuição do impacto ambiental devido ao emprego de combustíveis fósseis, especificamente com a diminuição de poluentes sulfurados e ausência de compostos aromáticos; Utilização de um combustível biodegradável, diminuindo o impacto ambiental em caso de vazamento em tubulações.;
  • Versatilidade: Pode ser usado em conjunto com o óleo diesel convencional, facilitando adoção; Não necessita de qualquer adaptação nos motores veiculares.

 

Agenda 2030 da ONU:

7 Enegia Sustentável e Acessível 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A