| Informações da proteção | ||
| Título: Módulo Interativo De Indicadores Táticos Estratégicos Da Escola Do Trabalhador - MITRA | ||
| Nº da proteção: | BR 51 2019 001331 0 | |
| Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
| Data da expedição do registro: | 02/07/2019 | |
| Data da publicação ou criação: |
28/11/2018 | |
| Tipo de proteção: | programa de computador | |
| Linguagem: | JAVA SCRIPT; CSS; POSTGREE SQL; JSON; JQUERY; OUTROS | |
| Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
| da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
| Inventores | ||
| Pela UnB: | Daniel Alves da Silva | | Lattes |
| Ennio Ferreira Bastos Junior | | Lattes | |
| Fábio Lúcio Lopes de Mendonça | | Lattes | |
| Higino Brito Vieira | | Lattes | |
| Mariana Eugenio Almeida | | Lattes | |
| Nilton Freitas Barbosa | | Lattes | |
| Paulo Lima Machado | | Lattes | |
| Rafael Timóteo de Sousa Júnior | | Pesquisa UnB | |
| Renata Visoná Barbosa | | Lattes | |
| Ruben Cruz Huacarpuma | | Lattes | |
| Vinicius Coutinho Guimaraes Coelho | | Lattes | |
| Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
| Departamento: | Departamento de Engenharia elétrica (ENE) | | Link do site |
| CLASSIFICAÇÃO | ||
| Classificação - Categoria: | Fintech | |
| Classificação - Subcategoria: | Administração | |
INTERAÇÃO MODERNA E EDUCAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL
Monitorar e analisar o desempenho da escola e de seus alunos são processos fundamentais para desenvolver estratégias de aprimoramento do ensino. Ferramentas que auxiliem na realização destas análises são de extrema importância para apoiar educadores e gestores públicos no processo de tomada de decisão e na futura inserção destes estudantes no mercado de trabalho. No ambiente virtual essa necessidade de análise de desempenho não é diferente, como é o caso da Escola do Trabalhador, uma plataforma de ensino governamental que visa oferecer cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com certificação pela Microsoft. Um software voltado para a coleta de indicadores estratégicos e táticos da plataforma Escola do Trabalhador, pode ser útil para a análise de uma variedade de métricas de desempenho acadêmico como: frequência, comportamento dos alunos, performance dos professores e outros fatores que impactam a efetividade geral da escola. Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software no formato de um módulo de controle que permite aos usuários monitorar e analisar o desempenho dos indicadores estratégicos da Escola do Trabalhador, por meio de uma plataforma online.
MÓDULO INTERATIVO DE INDICADORES TÁTICOS ESTRATÉGICOS DA ESCOLA DO TRABALHADOR - MITRA
O objetivo do Módulo Interativo de Indicadores Táticos Estratégicos da Escola do Trabalhador (MITRA) é possibilitar a análise de dados relacionando as métricas dos alunos da Escola do Trabalhador junto ao mercado de trabalho brasileiro, auxiliando os gestores públicos e tomadores de decisão, em nível estadual e municipal, na implementação de políticas públicas para qualificação da população. Através das funcionalidades de visualização dos dados, é possível gerar visões direcionadas para cenários de acordo com as necessidades e especificidades de cada situação.
A plataforma utilizada para o desenvolvimento do MITRA é baseada em uma aplicação Java Web, montada sobre um web server Tomcat, que agrega na sua interface visual as funcionalidades de gerenciamento e administração. O diferencial dessa plataforma é disponibilizar a possibilidade de visualização multidimensional dos dados, exploração e rotação dos vários modos de visualização da informação.
VANTAGENS
- Eficiência: Maior controle sobre a gestão de dados e informação; Apresenta suporte para tomadores de decisão.
- Monitoramento: Acompanhamento dos dados para criação de indicadores.
Agenda 2030 da ONU:

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