MITRA C

Título: Módulo Interativo De Indicadores Táticos Estratégicos Da Escola Do Trabalhador - MITRA
Nº da proteção: BR 51 2019 001331 0
Data da expedição do registro: 02/07/2019
Data da publicação ou criação:
28/11/2018
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: JAVA SCRIPT; CSS; POSTGREE SQL; JSON; JQUERY; OUTROS
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Daniel Alves da Silva  | Lattes
Ennio Ferreira Bastos Junior  | Lattes
Fábio Lúcio Lopes de Mendonça  | Lattes
Higino Brito Vieira  | Lattes
Mariana Eugenio Almeida  | Lattes
Nilton Freitas Barbosa  | Lattes
Paulo Lima Machado  | Lattes
Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Pesquisa UnB
Renata Visoná Barbosa  | Lattes
Ruben Cruz Huacarpuma  | Lattes
Vinicius Coutinho Guimaraes Coelho  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia elétrica (ENE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Fintech
Classificação - Subcategoria: Administração

INTERAÇÃO MODERNA E EDUCAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL

Monitorar e analisar o desempenho da escola e de seus alunos são processos fundamentais para desenvolver estratégias de aprimoramento do ensino. Ferramentas que auxiliem na realização destas análises são de extrema importância para apoiar educadores e gestores públicos no processo de tomada de decisão e na futura inserção destes estudantes no mercado de trabalho. No ambiente virtual essa necessidade de análise de desempenho não é diferente, como é o caso da Escola do Trabalhador, uma plataforma de ensino governamental que visa oferecer cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com certificação pela Microsoft. Um software voltado para a coleta de indicadores estratégicos e táticos da plataforma Escola do Trabalhador, pode ser útil para a análise de uma variedade de métricas de desempenho acadêmico como: frequência, comportamento dos alunos, performance dos professores e outros fatores que impactam a efetividade geral da escola. Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software no formato de um módulo de controle que permite aos usuários monitorar e analisar o desempenho dos indicadores estratégicos da Escola do Trabalhador, por meio de uma plataforma online.

MÓDULO INTERATIVO DE INDICADORES TÁTICOS ESTRATÉGICOS DA ESCOLA DO TRABALHADOR - MITRA

O objetivo do Módulo Interativo de Indicadores Táticos Estratégicos da Escola do Trabalhador (MITRA) é possibilitar a análise de dados relacionando as métricas dos alunos da Escola do Trabalhador junto ao mercado de trabalho brasileiro, auxiliando os gestores públicos e tomadores de decisão, em nível estadual e municipal, na implementação de políticas públicas para qualificação da população. Através das funcionalidades de visualização dos dados, é possível gerar visões direcionadas para cenários de acordo com as necessidades e especificidades de cada situação.

A plataforma utilizada para o desenvolvimento do MITRA é baseada em uma aplicação Java Web, montada sobre um web server Tomcat, que agrega na sua interface visual as funcionalidades de gerenciamento e administração. O diferencial dessa plataforma é disponibilizar a possibilidade de visualização multidimensional dos dados, exploração e rotação dos vários modos de visualização da informação.

• Eficiência: Maior controle sobre a gestão de dados e informação; Apresenta suporte para tomadores de decisão.
  • Monitoramento: Acompanhamento dos dados para criação de indicadores.

4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura