nanoparticulas ibrutinib c

Título: Composição à base de carreadores lipídicos nanoestruturados contendo ibrutinib e seu uso para o tratamento tópico de melanomas
Nº da proteção:  BR 10 2023 021554 8
Data do depósito: 17/10/2023
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Guilherme Martins Gelfuso                                                                                                            | Pesquisa UnB
  Marcílio Sergio Soares da Cunha Filho  | Pesquisa UnB
  Taís Gratieri  | Pesquisa UnB
   Felipe Saldanha de Araujo  | Pesquisa UnB
  Juliana Lott de Carvalho  | Pesquisa UnB
   Lucas Fraga Friaça Albuquerque  | Lattes
  Elizabete Cristina Iseke Bispo  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)  | Link do site
Departamento: Departamento de Farmácia (FAR)  | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Nanobiotecnologia

ABORDAGENS NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PELE MELANOMA

O câncer de pele abrange diferentes malignidades cutâneas, tendo origem em diferentes tipos celulares da pele. Uma delas é o melanoma, que se origina dos melanócitos (células responsáveis pela produção da melanina, pigmento que dá cor à pele). O avanço no tratamento do melanoma atingiu um ponto crucial com o desenvolvimento de terapias direcionadas, como o Dabrafenid. Contudo, alguns pacientes enfrentam desafios, como resistência ao medicamento, recaídas e agravamento da doença. Além disso, a busca por terapias combinadas que incluam inibidores de checkpoint imunológico como estratégia adicional está em andamento, mas até agora não resultou na cura da maioria dos pacientes e pode desencadear reações adversas graves.
Por sua vez, o Ibrutinib é um fármaco antitumoral da classe dos inibidores de tirosina quinase de Bruton (BTK), podendo se ligar a uma diversidade de outras proteínas tirosina quinase, apresentando atividade contra diferentes tipos de cânceres. No entanto, sua toxicidade e sua baixa biodisponibilidade dificultam sua aplicação no tratamento anti-tumoral. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram carreadores lipídicos nanoestruturados que encapsulam o fármaco Ibrutinib com a finalidade de aumentar a sua permeação através da pele e tratar o câncer de pele melanoma.

CARREADORES LIPÍDICOS NANOESTRUTURADOS COM IBRUTINIB EFICAZES CONTRA O MELANOMA

A presente invenção refere-se a uma composição contendo o fármaco Ibrutinib encapsulado em carreadores lipídicos nanoestruturados bem como seu uso tópico para o tratamento de melanoma. Carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) são sistemas constituídos por uma mistura de lipídeos sólidos e líquidos dispersos em uma fase aquosa contendo tensoativos. Diferente de outros tipos de nanopartículas, são formulados livres de solventes orgânicos, o que garante uma alta biocompatibilidade. O tamanho nanométrico dos CLN promove uma alta superfície de contato com a pele, e sua composição lipídica promove um efeito oclusivo, aumentando a hidratação da pele e a permeação o fármaco.

Eficácia: Aumento da permeação cutânea do Ibrutinib encapsulado em CLN em 2,6 vezes após 12 horas e 5,15 vezes após 24 horas de exposição à pele; Eficaz contra células de melanoma (IC50 = 12,31 µM contra a linhagem MeWo).
Eficiência: Controla a liberação do fármaco no local de aplicação, resultando na redução da frequência de aplicação da formulação.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura