Sérum Cutite C

Título: Composição contendo extrato do fruto do Cutite (Pouteria macrophylla) (Lam.) Eyma em nanoemulsão e seu uso tópico despigmentante para tratamento de hipercromias
Nº da proteção:  BR 10 2021 008059 0
  Universidade Federal do Pará (UFPA)  | Link do site
Data do depósito: 27/04/2021
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Taís Gratieri  | Lattes
  Guilherme Martins Gelfuso  | Lattes
  Marcílio Sergio Soares da Cunha Filho  | Lattes
  Juliana Lott de Carvalho  | Lattes
   Ana Clara Brathwaite  | Lattes
Pela UFPA:  Joyce Kelly do Rosário da Silva  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)  | Link do site
Faculdade de Medicina (FM)  | Link do site
Departamento: Departamento de Farmácia (FAR)
 | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Saúde humana, cuidados pessoais e cosméticos

AÇÃO DESPIGMENTANTE DO EXTRATO DE CUTITE

Os despigmentantes mais utilizados pela indústria cosmética atualmente são hidroquinona, ácido kójico, arbutina, ácido ascórbico e ácido tranexâmico. Apesar de realizarem inibição da melanogênese e possuírem bons resultados no tratamento do melasma, estes despigmentantes apresentam alguns efeitos adversos e baixa estabilidade. Portanto, há a necessidade de novas tecnologias que contornem tais efeitos nas formulações cosméticas. Neste cenário, o uso de produtos naturais está ganhando cada vez mais evidência no tratamento de disfunções estéticas. Sob essa perspectiva, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília em parceria com a Universidade Federal do Pará, criaram uma composição contendo extrato do fruto do Cutite (Pouteria macrophylla) (Lam.) Eyma em nanoemulsão e seu uso tópico despigmentante para tratamento de hipercromias.

NANOEMULSÃO DE CUTITE E SUA AÇÃO DESPIGMENTANTE PARA TRATAMENTO DE HIPERCROMIA

Alternativas naturais (extratos e óleos vegetais, por exemplo) representam possibilidades muito atrativas para produtos cosméticos inovadores com funções terapêuticas. Porém, por serem compostos instáveis, os extratos vegetais não podem ser aplicados diretamente na pele, necessitando, então, de uma formulação para que sua veiculação seja segura, estável e eficaz. Neste cenário, as nanoemulsões representam um meio efetivo para veicular ativos isolados ou extratos naturais. A presente invenção descreve uma nanoemulsão O/A (óleo em água) contendo extrato do fruto do Cutite (ação antioxidante e despigmentante, inibidor da melanogênese). A nanoemulsão é capaz de manter estável o principal ativo deste extrato (ácido gálico), controlar sua liberação, e é formulada de tal maneira que os excipientes interajam com a pele e propiciem a penetração do ativo até a camada mais profunda da epiderme, a camada basal. Ainda, a presente invenção se refere ao uso de tais nanoemulsões como componente de composições cosmético-farmacêutica destinadas ao tratamento de hipercromias como o melasma, lentigens solares e cloasma, permitindo um tratamento eficiente, seguro e com menor frequência de aplicação tópica.

• Eficiência: Ótima estabilidade do princípio ativo na nanoformulação;
Liberação controlada e carreamento de ácido gálico até a camada basal (mais profunda) da epiderme;
Formulação equilibrada, evitando irritação na pele.
• Eficácia: Promissor para clareamento de manchas na pele;
Tratamento eficaz e com menor frequência de aplicação de hipercromias como melasma, cloasma, lentigens solares hiperpigmentação pós-inflamatória.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura