Cadeira Modular C

Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Tecnologia assistiva

CADEIRAS DE RODAS FUNCIONAIS

Existem, atualmente, centenas de tipos de cadeira de rodas, desde modelos mais comuns utilizados para “simples” locomoção do(a) usuário(a) (motorizadas ou não), até cadeiras com funcionalidades específicas como para atletas paralímpicos de alto desempenho. Consequentemente, são encontradas cadeira de rodas de distintos valores. Porém, cadeira de rodas com preços acessíveis são bem menos abrangentes, e muitas vezes acabam não obedecendo aos critérios conforto e segurança.

Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília desenvolveram uma cadeira de rodas modular, proporcionando uma maior versatilidade de dimensões e ajuste ergonômico, com valor mais acessível, focada bastante no público infantil.

CADEIRAS DE RODAS MODULAR

A presente invenção refere-se a um dispositivo assistencial de locomoção adaptável às dimensões do usuário, mais especificamente uma cadeira de rodas modular que contem em suas peças um sistema de ajuste de dimensões. Esses sistemas contêm em suas peças orifícios uniformemente espaçados que permitem a adição de tubos concêntricos na parte interna dos tubos do dispositivo, de forma a permitir o seu acionamento a partir da adição de novas peças e da movimentação lateral de tubos concêntricos internos. Dessa forma, a criança pode usufruir de uma cadeira de rodas apropriada durante todo seu crescimento sem custos excessivos, sem ter que usar cadeiras muito maiores ou menores que suas dimensões. Cadeiras não apropriadas podem causar problemas nos ombros devido à dificuldade de propulsão, desvios de coluna devido à falta de suporte postural, lesões de pele (úlceras de pressão) devido à áreas de contato incorretas com o assento, entre outras.

• Custo-benefício: Baixo custo.
  • Versatilidade: Adaptável às dimensões corporais do(a) usuário(a).
  • Durabilidade: Possibilita utilização de longo prazo para crianças, acompanhando o crescimento das mesmas, sem necessidade de substituição frequente de cadeira.
  • Eficiência: Atende aos requisitos ergonômicos para proporcionar adequação postural.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura 10 Redução das desigualdades