Diálise C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: Dispositivo e processo para análise da turbidez do líquido peritoneal dialisado                                                                                                                            
Nº da proteção: BR 10 2018 073629 9
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data do depósito: 16/11/2018
Tipo de proteção: patente de invenção
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Inventores
Pela UnB: Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa  | Pesquisa UnB
Mateus Alves Da Rocha  | Lattes
Nilson Eduardo Ferreira  | Lattes
Luan José De Almeida Cardoso  | Lattes
Danovan Martins De Souza  | Lattes
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama (FGA)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Equipamentos e dispositivos médico-hospitalares  

 

DIÁLISE PERITONIAL 

A diálise peritoneal é um tratamento para insuficiência renal aguda ou crônica, onde o processo de filtragem do sangue ocorre dentro do corpo do usuário, com o auxílio de um filtro natural. Esse filtro é o peritônio, uma membrana porosa e semipermeável, que reveste os principais órgãos abdominais. Uma das formas de monitoramento do tratamento por diálise peritoneal é a análise da qualidade do líquido dialisado, realizada a partir da análise de turbidez. Em geral, à análise de turbidez (turbidimetria/nefelometria) de um fluido está associada com a percepção da redução de transparência devido à presença de materiais em suspensão que interferem com a passagem da luz. Em relação a urina, o primeiro marcador das características visuais do líquido aponta que quanto mais escuro estiver, maior é a probabilidade da amostra estar com alterações que precisam ser investigadas. Além disso, com a turbidez é possível realizar a leitura do espectro de absorção, uma medida muito importante para determinar a presença de substâncias e quantificá-las.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um dispositivo e processo para realizar análise da turbidez do líquido peritoneal dialisado.

 

DISPOSITIVO PARA ANÁLISE DE LÍQUIDO PERITONIAL

 

A presente invenção refere-se a um dispositivo móvel para análise da turbidez do líquido peritoneal dialisado, em particular, trata-se de um dispositivo que realiza a leitura, análise e registro contínuo da turbidez do líquido peritoneal dialisado. Em outras palavras, a presente invenção situa-se no campo de equipamentos para aplicação na indústria da ciência médica assistencial, de medição e teste de propriedades de materiais biológicos, a partir de processos físico-químico.

 

VANTAGENS

  • Eficiência: Permite realizar o monitoramento do tratamento diálise peritoneal, por meio da turbidez do líquido peritoneal dialisado;
  • Eficácia: Diminui o abandono da terapia de diálise peritoneal, permitindo que o usuário verifique o estado do líquido;
  • Integração: Possibilita o envio dos resultados para um profissional de saúde, o que permite o acompanhamento das alterações da turbidez do líquido peritoneal em tempo real.

 

Agenda 2030 da ONU:

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura

 

Gostou dessa tecnologia?

 

Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

02botao contato A  03botao baixePDF A