Fotodinâmico C

Título: Transdutor portátil de terapia fotodinâmica para uso em feridas infectadas em pé diabético
Nº da proteção: BR 10 2022 007175 6
Universidade Federal do Ceará (UFC)  | Link do site
Data do depósito: 13/04/2022
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa  | Lattes
Ludmila Evangelista dos Santos  | Lattes
Adson Ferreira da Rocha  | Lattes
Micael Felisberto de Noronha  | Lattes
Diogo de Oliveira Costa  | Lattes
Pela UFC: José Carlos Tatmatsu Rocha  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama (FGA)  | Link do site
Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Saúde
Classificação - Subcategoria: Equipamentos e dispositivos médico-hospitalares

NOVO TRATAMENTO NÃO-INVASIVO PARA FERIDAS DE PÉ DIABÉTICO

O diabetes é um conjunto de doenças caracterizadas pela desregulação dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, levando a problemas metabólicos crônicos a nível sistêmico. Quando não controlada com medicamentos e mudanças de hábitos, pode ocasionar diversas complicações, dentre as quais se destaca as feridas em extremidades do corpo – também conhecidas como “feridas de pé diabético”. O pé diabético constitui a causa mais comum de complicações em pacientes diabéticos, com uma alta taxa de amputação, internação prolongada, alto custo econômico, gerado pelo tratamento e pela redução da capacidade de trabalho de indivíduos em idade produtiva. Para evitar a amputação das regiões afetadas, é preciso que as feridas sejam tratadas para não infecionar, com a colonização por microrganismos patogênicos, ou gerar necrose. No entanto, devido à perda de sensibilidade à dor no local afetado, muitas vezes essas complicações evoluem sem serem percebidas.

Atualmente, tem-se pesquisado novas formas de tratamento do pé diabético, tais como a fototerapia para estimulação da regeneração tecidual local. Além disso, pode-se associar a esse método o uso de substâncias sensíveis à luzes de frequências específicas que, sob estímulo, produzem espécies reativas de oxigênio localmente, levando à morte dos microrganismos que infectam a região.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um dispositivo médico baseado em LEDs emissores de comprimentos de onda específicos capazes de utilização na fototerapia, estimulando a cicatrização tecidual e inibindo a infecção local por microrganismos. A presente invenção refere-se a um dispositivo eletrônico de comprimento de ondas nos valores de 530nm, 430nm, 630nm e 850nm, que correspondem as cores verde, azul, vermelho e infravermelho, que é a célula irradiadora. O invento visa a melhoria no tratamento da crescente resistência de microrganismos que exigem a busca de novas estratégias antimicrobianas, dentre elas a fototerapia antimicrobiana.

• Eficácia: Método de tratamento de infecções livre de indução de resistência antimicrobiana;
  • Facilidade de uso: Tecnologia não invasiva e de fácil uso pelo usuário;
  • Segurança: Tratamento em domicílio, não necessitando se expor à contaminações pelo ambiente hospitalar.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura