
| Informações da proteção | ||
| Título: Disposição construtiva aplicada a motor de foguete híbrido e geometria diferenciada de seu grão combustível | ||
| Nº da proteção: | BR 10 2017 013751 1 | |
| Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site | 
| Data do depósito: | 23/06/2017 | |
| Tipo de proteção: | patente de invenção | |
| Prazo legal de proteção: | 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996). | |
| Inventores | ||
| Pela UnB: | Carlos Alberto Gurgel Veras | | Lattes | 
| Artur Elias de Morais Bertoldi | | Lattes | |
| Henrique Muniz Alves | | Lattes | |
| Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site | 
| Faculdade UnB Gama (FGA) | | Link do site | |
| Departamento: | Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) | | Link do site | 
| CLASSIFICAÇÃO | ||
| Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
| Classificação - Subcategoria: | Motores, bombas e turbinas | |
SISTEMAS DE PROPULSÃO DE FOGUETES
A princípio, os foguetes foram desenvolvidos para uso militar, porém foram ganhando grande destaque no âmbito de exploração aeroespacial, possibilitando sondas, microssatélites e veículos lançadores. Atualmente, mais de trinta e cinco países produzem sistemas de propulsão de foguetes, o que demonstra o nível de desenvolvimento tecnológico dessas nações. Em se tratando de sistemas de propulsão de foguetes, existem três grupos de propelentes principais: líquidos, sólidos e híbridos. Os foguetes com propelentes líquidos são caracterizados por apresentarem controle de injeção de propelentes, na forma líquida, em uma câmara de combustão. Já os foguetes com propelentes sólidos possuem o propelente, na forma sólida, armazenado diretamente na câmara de combustão, onde acontece a queima do grão combustível de maneira gradativa à área de contato.
No caso dos foguetes de propelente híbridos, utiliza-se o grão sólido armazenado dentro da câmara de combustão, onde, iniciada a queima, mistura-se um propelente líquido injetado de forma controlada. Assim, nesse processo, os dois propelentes utilizados são totalmente queimados antes de serem ejetados pela tubeira do motor, gerando uma possibilidade propulsão mais potente e mais controlável do que os outros grupos. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram uma disposição construtiva aplicada ao motor de foguete híbrido, apresentando técnicas de armazenamento e combustão que possibilitam a redução do volume do motor.
NOVA CONFIGURAÇÃO DE UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO
A presente invenção refere-se a uma nova disposição de motores de foguetes a propelentes híbridos tipo modular, compacta e de fácil montagem. Sua estrutura é composta por módulos flangeados e conectados entre si por grampos que facilitam o manuseio e acesso as demais partes. Mais resumidamente, a presente tecnologia, trata da configuração de um motor de um foguete híbrido, visando principalmente o aumento da área de superfície de queima do grão combustível e, consequentemente, a diminuição do comprimento do motor.
VANTAGENS
- Eficiência: Apresenta uma melhor viabilidade de construção, operação e desempenho de um motor de foguete híbrido; Maximiza a superfície de queima do grão combustível, deixando o motor mais compacto e com menor comprimento; Permite a formação de vórtices (fluxo turbulento) no interior da câmara de combustão, aumentando a taxa de regressão do grão combustível.
 
Agenda 2030 da ONU:

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Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).
				  
											
