Informações da proteção | ||
Título: Disposição construtiva aplicada a motor de foguete híbrido e geometria diferenciada de seu grão combustível | ||
Nº da proteção: | BR 10 2017 013751 1 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data do depósito: | 23/06/2017 | |
Tipo de proteção: | patente de invenção | |
Prazo legal de proteção: | 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996). | |
Inventores | ||
Pela UnB: | Carlos Alberto Gurgel Veras | | Lattes |
Artur Elias de Morais Bertoldi | | Lattes | |
Henrique Muniz Alves | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) | | Link do site |
Faculdade UnB Gama (FGA) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Transporte, transmissão e comunicação | |
Classificação - Subcategoria: | Motores, bombas e turbinas |
SISTEMAS DE PROPULSÃO DE FOGUETES
A princípio, os foguetes foram desenvolvidos para uso militar, porém foram ganhando grande destaque no âmbito de exploração aeroespacial, possibilitando sondas, microssatélites e veículos lançadores. Atualmente, mais de trinta e cinco países produzem sistemas de propulsão de foguetes, o que demonstra o nível de desenvolvimento tecnológico dessas nações. Em se tratando de sistemas de propulsão de foguetes, existem três grupos de propelentes principais: líquidos, sólidos e híbridos. Os foguetes com propelentes líquidos são caracterizados por apresentarem controle de injeção de propelentes, na forma líquida, em uma câmara de combustão. Já os foguetes com propelentes sólidos possuem o propelente, na forma sólida, armazenado diretamente na câmara de combustão, onde acontece a queima do grão combustível de maneira gradativa à área de contato.
No caso dos foguetes de propelente híbridos, utiliza-se o grão sólido armazenado dentro da câmara de combustão, onde, iniciada a queima, mistura-se um propelente líquido injetado de forma controlada. Assim, nesse processo, os dois propelentes utilizados são totalmente queimados antes de serem ejetados pela tubeira do motor, gerando uma possibilidade propulsão mais potente e mais controlável do que os outros grupos. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram uma disposição construtiva aplicada ao motor de foguete híbrido, apresentando técnicas de armazenamento e combustão que possibilitam a redução do volume do motor.
NOVA CONFIGURAÇÃO DE UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO
A presente invenção refere-se a uma nova disposição de motores de foguetes a propelentes híbridos tipo modular, compacta e de fácil montagem. Sua estrutura é composta por módulos flangeados e conectados entre si por grampos que facilitam o manuseio e acesso as demais partes. Mais resumidamente, a presente tecnologia, trata da configuração de um motor de um foguete híbrido, visando principalmente o aumento da área de superfície de queima do grão combustível e, consequentemente, a diminuição do comprimento do motor.
VANTAGENS
- Eficiência: Apresenta uma melhor viabilidade de construção, operação e desempenho de um motor de foguete híbrido; Maximiza a superfície de queima do grão combustível, deixando o motor mais compacto e com menor comprimento; Permite a formação de vórtices (fluxo turbulento) no interior da câmara de combustão, aumentando a taxa de regressão do grão combustível.
Agenda 2030 da ONU:
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