Vitrine

A Semana Universitária (SEMUNI) é um evento tradicional do calendário acadêmico da Universidade de Brasília/UnB e oferece atividades que integram a comunidade universitária e externa. A atividade tem como objetivo oportunizar reflexões sobre o papel da instituição em relação à sociedade, bem como sobre a formação estudantil, não só no meio acadêmico, mas na construção de sujeitos cidadãos no mundo por meio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Desde o ano 2000, a SEMUNI tem ofertado gratuitamente palestras com renomados pesquisadores de diversas áreas, além de cursos variados, oficinas temáticas, mesas-redondas, ricos seminários e exposições distintas. A Coordenação de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social (CEDES) participa ativamente da Semana Universitária, oferecendo atividades juntamente ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (NITCDT) que buscam articular a interação entre as forças produtivas, valorizando a criação, o empreendedorismo e a inovação tecnológica e social. Com essas ações, a CEDES objetiva fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, viabilizar experiências empreendedoras para seus participantes e refletir sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Unidade. 

 

PALESTRA: “Benchmarking em Empresas Juniores”

Data: 29/08/2022 - 9hs às 11hs

Local: Auditório do CDT (evento presencial)

Palestrante: Professor Mário Andrade

 

RESUMO: A palestra contou com a participação dos convidados Nicole Vinagre, presidente do Grupo Gestão, Matheus Martinez, presidente da ESTAT e Guilherme, diretor da AD&M. A roda de conversa visou compartilhar experiências de cada representante das EJ, que tiveram a oportunidade de apresentar um pouco da sua empresa júnior, área de atuação e o constante desenvolvimento do movimento Empresa Júnior. Nicole Vinagre falou um pouco sobre o treinamento de vendas e sua experiência enquanto presidente. Já Matheus comentou sobre os 110 projetos que sua EJ já atuou e estratégias de como aumentar o ticket médio. Por fim, Guilherme conclui discutindo sobre o papel de presidente na EJ e sobre a possibilidade das empresas trabalharem em conjunto, além de reforçar a importância de discentes fazerem parte de uma Empresa Júnior.

 

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 09.50.32 1

Equipe reunida para evento no CDT

 

 

PALESTRA: “Metodologia e ferramentas para melhoria de gestão em Empresas Juniores”

Data: 31/08/2022 - 9hs às 11hs

Local: Auditório do CDT (evento presencial)

Palestrante: Professor Mário Andrade

 

RESUMO: A palestra foi iniciada com o relato sobre o processo de inovação e a atuação das Empresas Juniores. Foi apresentada a Metodologia Transmeth, suscitando o histórico, o desenvolvimento da ferramenta e seu funcionamento. Observou-se que o centro da ferramenta se dá na criação de infraestrutura para mudança, que se interconecta com outras etapas voltadas ao entendimento e necessidade da Metodologia, análise da situação atual, estabelecimento de direção para a mudança, definição de iniciativas para a melhoria, detalhamento de implementação da melhoria e revisão dos resultados. Ao final, houve a participante da Empresa Júnior do Grupo Gestão explicou sobre a dinâmica da empresa.

 

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 09.58.50

Professor Mário Andrade ouve relatos de representantes de EJ

 

 

PALESTRA: “O impacto da tecnologia social no desenvolvimento local e na geração de renda e trabalho para mulheres em vulnerabilidade socioeconômica”

Data: 31/08/2022 - 14hs às 16hs

Local: Auditório do prédio do CDT (evento presencial)

Palestrantes: Professor Jonathas Felipe Aires e Rede Pequi

 

RESUMO: De modo a enunciar a temática, o palestrante Jonathas elucidou os conceitos básicos sobre tecnologia social e tecnologia convencional. Em um segundo momento, Patrícia Almeida, representante da Rede Pequi, apresentou o histórico da rede e suas principais ações desenvolvidas. a palestrante destacou alguns pontos importantes sobre a dinâmica do trabalho desenvolvido e inovações criadas pelas mulheres da Rede Pequi visando o Bem Viver. Consola Toledo, representante do grupo CIARTCUM (que compõe a Rede Pequi), apresentou o histórico da associação, contando sobre o surgimento, fundação, motivação e objetivo. Além disso, foram abordadas as ações desenvolvidas para geração de renda e trabalho, promoção de eventos e capacitações realizadas em Taguatinga. Por fim, a senhora Onildes Conrada Santos, do grupo cultural Tambor, Artes & Moda e Produção, relatou em sua apresentação o surgimento do grupo, a motivação, o objetivo e o que o grupo cultural desenvolve como ações principais, além do enfoque nos impactos que a pandemia trouxe para a economia solidária e tecnologia social.

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 10.15.15

Mulheres transformando realidades

 

PALESTRA: “Fabricação e mercado de Cerveja para pequenos empreendedores”

Data: 31/08/2022 - 16hs às 18hs

Local: Auditório do prédio do CDT (evento presencial)

Palestrante: Natália Lima e Rodrigo Rodrigues de Souza

 

RESUMO: Rodrigo Rodrigues, com vasta experiência na fabricação de cerveja, lançou a seguinte pergunta motivadora: "Quais as Soft Skills e Hard Skills necessárias para empreender em um pequeno negócio cervejeiro?". Nesse sentido, o professor apresentou algumas contribuições da Psicologia para os interessados em empreender com cerveja artesanal, no que se refere a soft skills (habilidade humanas) e hard skills (habilidade técnicas). Rodrigo discorreu também sobre a evolução das características empreendedoras através de pesquisa bibliométrica. Quanto às soft skills, o professor citou o conhecimento sobre matérias primas, fornecedores, estilos e escolas cervejeiras, bioquímicos, ferramentas, equipamentos, softwares de receitas cervejeiras, análise sensorial, execução do processo de fabricação e atitudes de resolução de problemas. Adicionalmente, o professor explicou os passos necessários para a fabricação de cerveja. Em seguida, Natália comentou sobre os aspectos relacionados à produção de cerveja por variados países, onde o Brasil ocupa a 3ª posição em produção e um faturamento de 77 bilhões por ano, 2% do PIB brasileiro. A professora ainda comentou sobre a história da cerveja artesanal nos Estados Unidos e Fritz Maytag, um dos nomes mais importantes da cerveja artesanal no mundo, além do panorama brasileiro,como a legislação brasileira em torno da cervejaria. 

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 10.22.17 1

Rodrigo apresenta empreendedorismo e cervejaria

 

 

PALESTRA: “Aplicação da ferramenta FIVE-V para a melhoria de Modelos de Negócio”

Data: 01/09/2022 -18hs às 20hs

Local: Sala Interação do prédio do CDT (evento presencial)

Palestrante: Professora Sônia Marise e Stênio Diniz

 

RESUMO: O convidado Stênio Diniz apresentou sua startup, o Puntu - marcador digital de ponto que coleta informações referentes à chegada e à saída dos colaboradores. Seu modelo de negócio pretende evitar a zona de conflito decorrente da marcação manual de ponto, finalizando com um Pitch de três minutos para investidores, criado por ele para atrair financiamento para o negócio em expansão. Em seguida, a professora Sônia Marise ministrou a palestra sobre a ferramenta FIVE-V, destacando a visão sobre o modelo de negócio, cognição empreendedora e o elemento da liderança. Durante sua fala, elencou que uma das principais vantagens da ferramenta FIVE-V é a possibilidade de ver o modelo de negócio de uma forma diferente. A palestrante fez uma breve explanação sobre a Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004, conhecida popularmente como Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação) e seu propósito de estimular as parcerias entre instituições acadêmicas e o setor industrial, além da necessidade de mudança nos modelos educacionais brasileiros, em especial nas universidades, pois o modelo atual não conversa com a geração Z, sendo totalmente hierárquico, onde o pensamento só pode ser produzido a partir do topo. Dra. Sônia, para uma melhor compreensão do tema pelos participantes, optou por realizar uma dinâmica em que os participantes descreveriam uma empresa/startup, fazendo a aplicação dos conceitos de FIVE-V. Ao término, a palestrante salientou a necessidade da inovação dentro do campo acadêmico e da necessidade de se incluir a sociedade dentro deste diálogo, pois é ela que será responsável por trazer as necessidades de inovação da sociedade, bem como serão os responsáveis pelos seus usos e popularização dos novos produtos e serviços.

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 10.06.18

Apresentação da Metodologia FIVE-V, inovadora em modelo de negócios

 

PALESTRA: “Melhoria Gerencial de Empresas Juniores via Casos de Ensino”

Data: 02/09/2022 - 09hs às 11hs

Local: Auditório do prédio do CDT

Palestrante: Professor Mário Andrade

 

RESUMO: Mário Andrade apresentou-se e deu boas vindas a todos os(as) participantes, bem como solicitou que todos se apresentassem, de modo a gerar aproximação, já que a atividade tinha como objetivo a troca de experiências e visões pessoais. Em seguida, foi lido um caso de ensino escrito pelo docente em parceria com a Casoteca/ADM/UnB, que contou com a participação do público na apresentação de suas percepções, bem como os pontos que mais se identificavam em relação à sua trajetória profissional. Ao final, o docente responsável fez uma "amarração" sobre o tema e expôs seu ponto de vista sobre o que foi apresentado, e os(as) participantes demonstraram seu interesse em participar de empresas juniores ou abordaram suas experiências dentro de EJ. 

 

PALESTRA: “Palestra com professores que empreendem na área de Biotecnologia e Inovação” 

Data: 01/09 - 10hs às 11hs

Local: Instituto de Biologia (atividade presencial)

Palestrantes: Talita Carmo e João Paulo Longo

 

RESUMO: A palestra contou com a participação do Prof. João Paulo Longo, da Prof. Talita Carmo e da empresa júnior Genesys Biotecnologia. No evento, foi discutido sobre como empreender na área de Biotecnologia e Inovação, além de fomentar a importância da disseminação da educação empreendedora. Ademais, os palestrantes falaram sobre formação e experiências na área de Biotecnologia, além de compartilhar vivências na Empresa Júnior Genesys Biotecnologia. A professora da UnB, Talita Carmo, comentou sobre a empresa que idealizou, Levare Consultoria em Bioprocessos. Ela contou que usou o tempo da pandemia para estudar o mercado dos fermentados, pois observou a falta de boas práticas de fabricação na produção desses produtos. A palestrante abordou sobre estudos na área de fermentados, supervisão de Boas Práticas de Fabricação (BPF), serviços de recomendação de equipamentos, padronização de receitas e análises laboratoriais. Por fim, temas como empreendedorismo, inserção no mercado de trabalho e a importância de uma estruturação e ideação do negócio foram temáticas ressaltadas na palestra. 

 

WhatsApp Image 2022 09 16 at 10.44.35

Professora Talita apresenta empresa que idealizou