Vitrine

03/07/2008

Representantes da Universidade Federal de São Carlos conheceram no último dia 01/07 as ações e iniciativas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), os pesquisadores estavam acompanhados do vice-reitor da UnB, José Carlos Balthazar, que intermediou a visita e participou de uma apresentação institucional realizada pela vice-diretora do Centro, Ednalva Morais. O objetivo da visita era conhecer as demandas da área de C&T da Universidade e trocar informações para subsidiar relatórios institucionais.

Na ocasião, Ednalva Morais apresentou os programas e projetos do CDT criado em 1986 com o propósito de promover interação entre universidade, empresa e sociedade e que desde a época da criação de seu regimento interno prevê a implantação de um Parque Científico e Tecnológico no campus da UnB. O CDT é o gestor do Parque que abrangerá as áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biomédica, Energia, Nanotecnologia, Fármacos e Medicamentos, Tecnologias Ambientais e de Educação.

O PCTec tem por missão o desenvolvimento e a geração de conhecimentos, produtos e serviços tecnológicos para, em parcerias com empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais, visar o desenvolvimento socioeconômico sustentável e o fortalecimento das estruturas de pesquisas de desenvolvimento e inovação no país. A área total do PCTec deve corresponder a 12% do espaço total do campus e ficará localizado no extremo sul da Universidade.

Conhecimento e Soluções empreendedoras

O Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM) é uma entidade sem fins lucrativos, com estrutura voltada para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e prestação de serviços. Localizado na Universidade Federal de São Carlos, o Centro possui uma área de 3.000 m², 90 funcionários e 2 mil clientes no Brasil inteiro, como Eletrobrás, Volkswagen, Petrobrás e Vale do Rio Doce.

Com gestão e laboratórios voltados a atender a comunidade acadêmica e industrial, o CCDM transforma oportunidades tecnológicas em produtos e processos que contribuem para o sucesso dos clientes, através de um sistema de gestão integrado e pessoas capacitadas. Formado por uma equipe de consultores multidisciplinares e altamente qualificados, o CCDM possui laboratórios e gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação, para criar e melhorar novos processos e produtos, realizar treinamentos especializados, projetos integrados, prestação de serviços com ensaios técnicos e atualizações tecnológicas na área de materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos.

Denise Porfírio
Núcleo de Comunicação do CDT