Vitrine

Título: DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE ELASTICIDADE DE MATERIAIS CIMENTÍCIOS
Nº da proteção:  BR 10 2022 018961 7
Data do depósito: 21/09/2022
Tipo de proteção: Patente de invenção
Prazo legal de proteção:
20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Rodrigo de Melo Lameiras                                                                                                                 | Pesquisa UnB
Renan Rocha Ribeiro  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)  | Link do site
Classificação - Categoria: Construção civil / arquitetura
Classificação - Subcategoria: Dispositivos

ELASTICIDADE DE MATERIAIS CIMENTÍCIOS

A determinação experimental das propriedades mecânicas nas primeiras idades de materiais cimentícios é um desafio para a engenharia atual, pois neste intervalo de tempo, tais materiais passam por mudanças microestruturais intensas. Na Teoria da Elasticidade, essas propriedades mecânicas são o módulo de elasticidade, o módulo de cisalhamento e o coeficiente de Poisson, utilizados para descrever completamente o material e a relação tensão-deformação em sólidos elásticos.
A determinação experimental do módulo de elasticidade nas primeiras idades apresenta dificuldades práticas, especialmente pela transição da fase fluida para sólida e o ainda intenso desenvolvimento microestrutural. Alguns métodos de ensaio, como ondas ultrassônicas ou metodologias estáticas adaptadas, estão disponíveis, embora apresentem limitações que vão desde a natureza do módulo obtido a equipamentos caros e de difícil implementação em situações práticas.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um dispositivo de monitoramento do módulo de elasticidade de materiais cimentícios e outros materiais que passem por uma fase de endurecimento ou transição fluido-sólido, como resinas.

DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE ELASTICIDADE

A presente invenção consiste em um dispositivo de monitoramento do módulo de elasticidade de materiais cimentícios e outros materiais que passem por uma fase de endurecimento ou transição fluido-sólido, como resinas. Trata-se de um sistema especializado que permite a execução de ensaios sob condições de vibração ambiente ou vibração forçada, sendo que nesta o dispositivo de excitação a ser utilizado é flexível dada a compatibilidade do sistema com uma faixa de voltagem ampla. O sistema desenvolvido integra todas as funcionalidades necessárias para a execução do ensaio sob um único sistema harmônico e de fácil configuração pelo usuário. Nenhuma expertise em eletrônica, monitoramento ou instrumentação de estruturas é necessário. O sistema possui uma configuração e interface com usuário autoexplicativas.

• Eficácia: Permite leituras de elasticidade em materiais cimentícios de primeira idade (imediatamente após o início da fase fluido-sólido);
• Interatividade: Tela touchscreen que permite maior interação e acessibilidade das funcionalidades;
Monitoramento: Informações em tempo real;
• Autonomia: Calibração autônoma;
• Simplificação: Estrutura do dispositivo simples e facilmente reprodutível.