Portal CDT/UnB - Notícia: Lançamento da Semana Universitária da UnB marca comemorações dos 50 anos da instituição
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Lançamento da Semana Universitária da UnB marca comemorações dos 50 anos da instituição
07/06/2012

Semana Universitária 2012 vai priorizar Ciência e Tecnologia

 

Foi lançada na tarde desta última quarta-feira (06/06), a Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB), edição 2012. Realizada pelo Decanato de Extensão, o ato foi marcado pela assinatura do Edital e Regimento do evento, que acontece de 22 a 26 de outubro. 

O tema da Semana será "Ciência, Inovação Tecnológica e Sociedade: o projeto da UnB cinco décadas depois". Durante esse período, que ocorre em meio às comemorações do jubileu de ouro da Universidade, haverá maior aproximação com o público externo, que terá a oportunidade de se aprofundar sobre os conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica.

Na abertura da cerimônia, o reitor José Geraldo destacou que a Semana é especial por coincidir com o jubileu da UnB, e que não é apenas uma semana, mas um ano universitário repleto de eventos e comemorações.  Com essa iniciativa, “a UnB coroa os 50 anos cumprindo a sua vocação de produzir conhecimento de modo solidário e em sintonia com o desenvolvimento social”. 

Segundo ele, além de integrar vivências comunitárias e constituir um espaço rico de intercâmbio, a Semana é uma oportunidade de ilustrar a efetiva ligação da universidade com a sociedade, “quatro campi onde circulam mais de 30 mil pessoas em atividades diversas”. José Geraldo elogiou ainda a escolha dos nomes de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Agostinho da Silva como exemplos emblemáticos da plataforma de pensadores da Educação.

O diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste Marcelo Dourado agradeceu a presença do Professor Luis Afonso Bermúdez e a parceria com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) em eventos como este, e no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), afirmando que o maior ativo com valor agregado atualmente é a inovação. 

A secretária adjunta de Educação do DF, Maria Luísa Vale, explanou sobre como é gratificante apresentar a UnB para os alunos do ensino médio e sobre a importância estratégica do evento para a cidade, especialmente para os alunos da rede pública. Para ela, duas instituições que oferecem educação devem sempre renovar parcerias, “pois uma é continuidade da outra”. Como exemplo, citou os projetos de extensão e os estágios dos estudantes de licenciatura da UnB na Secretaria de Educação, “incentivo fundamental para esses futuros profissionais e professores se ambientarem com a realidade do ensino”. Maria Luísa aproveitou o momento para defender a implantação de cotas na universidade para os alunos da rede pública.

Representando a secretaria de Cultura do DF, Fátima de Deus, também ex-aluna da UnB, contou sua história de quando veio do Piauí para estudar, em 1979, e que a Universidade se tornou uma extensão de sua casa. Ao final, saudou a iniciativa afirmando que “cultura e educação devem necessariamente andar de braços dados”. 

Para encerrar, Oviromar Flores, decano de Extensão da UnB e presidente da comissão organizadora da Semana Universitária, informou sobre o calendário de atividades e os eixos temáticos que estruturarão as atividades, destacando que a semana permite formatar e vislumbrar novas práticas de ensino. 

A relação entre a universidade e a sociedade mediados pela produção científica, inovação tecnológica e os professores da UnB; os desafios lançados pelos pensadores Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Agostinho da Silva na contemporaneidade;e a UnB e a cultura popular serão os grandes temas da Semana. As inscrições serão feitas do dia 6/06 a 31/07, com apresentação das propostas de atividades. 

Mais informações no site: http://www.semanauniversitaria.unb.br/ 

LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB 

 

Últimas notícias
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 03/2020
Data: 25/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 02/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 01/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Multincubadora de Empresas da Universi...
Saiba mais
Edital de Chamamento Público nº 1/2020
Data: 07/01/2020
A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), com sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da Reitoria, 1º Andar, Brasília - DF, torna pú...
Saiba mais
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136