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Estudantes da UnB desenvolvem software para portadores de deficiência
05/07/2012

Projeto de inclusão social foi apresentado no auditório do CDT/UnB e emocionou a comunidade presente

 

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, no prédio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB, o lançamento do Programa Educacional Participar, o software foi criado por estudantes do curso de Computação da UnB, para dar apoio na alfabetização e comunicação alternativa de jovens e adultos com deficiência intelectual. Várias autoridades estiveram presentes no evento, dentre elas, o reitor da Universidade de Brasília, professor José Geraldo de Sousa Júnior; o diretor do CDT, professor Luiz Afonso Bermúdez; o supervisor do projeto, professor Wilson Veneziano; a coordenadora pedagógica do projeto, professora Maraísa Borges; a secretária executiva da Federação Nacional das APAES, Sandra Marinho; o coordenador de educação inclusiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Antônio Gomes Leitão; e o assessor de gabinete da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Antônio Medeiros. 

O software Participar, desenvolvido por alunos da Ciência da Computação, vai beneficiar 2.116 Associações de Pais e Amigos de Excepcionais do país. O benefício foi anunciado pela secretária Sandra Marinho. O programa é um projeto pioneiro e inovador no Brasil, no campo de inclusão digital e cidadania e tem por objetivo servir como ferramenta a professores atuantes no processo de alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual. Sua meta é que o educando passe a ser capaz de comunicar-se por meio de computadores, tendo como foco as redes sociais, e que possa se capacitar e qualificar para o mercado de trabalho. 

A ideia do programa partiu dos professores e orientadores Wilson Veneziano e Maraísa Borges, e foi desenvolvido pelos estudantes da UnB, Thiago Galvão e Renato Domingos como projeto do trabalho de conclusão do curso (TCC). Segundo Thiago, foi interessante a oportunidade de fazer algo teórico e levá-lo para a prática, principalmente por ser de utilidade pública. O próximo passo é conseguir financiamento para viabilizar e dar continuidade ao projeto, que será gratuito. 

Para Wilson Veneziano, é uma ferramenta que contribui para que se motive a aprender, com foco na inclusão social e digital. A preocupação maior foi em conseguir empatia com os alunos, por isso foram designadas duas pessoas com síndrome de down, para gravar os comandos do jogo. 

Na abertura da cerimônia foi exibido um vídeo-reportagem da UnBTV (assista aqui) que mostrou os bastidores do projeto e o depoimento dos envolvidos. Em seguida, Maraísa deu início à sessão, emocionada, por esse projeto ser um sonho de vida para complementar a alfabetização dos deficientes, não só em Brasília, mas em outros estados também. 

Sandra Marinho revelou que a Federação se sente orgulhosa pois sabe que a ideia do software é um projeto de vida que vai beneficiar muitos alunos “As nossas entidades e escolas atendem em média 300 mil pessoas que serão beneficiadas”, disse. A secretária ressaltou que a intenção é que toda a rede APAE receba o software.

Na condição de secretário, Antônio Leitão prometeu difundir esse projeto pela rede pública e trabalhar para que o estudante deficiente consiga não só aprender dentro dos seus limites, mas que possa principalmente trabalhar, “porque a educação liberta, mas o trabalho firma a autonomia”, completa. E com a voz embargada, compartilhou sua experiência doméstica: a enteada, Bruna, é portadora de Síndrome de Down e participou, junto com outro portador, Tonico, da interface pessoal do programa. Tonico e Bruna gravaram vídeos de interação com os usuários, a fim de tornar a experiência mais familiar para as pessoas com deficiência. Os dois jovens autografaram as cópias em CD do software que foram distribuídas no evento.

Já o reitor, José Geraldo, fez questão de que a reunião fosse realizada no CDT/UnB por ter relação com as atividades tecnológicas e inovadoras desenvolvidas pelo Centro, e pelo fato de a Instituição operar com fundamento de valorização no campo das tecnologias sociais. Ele destacou ainda, que o CDT pode abrigar e apoiar essa iniciativa, e que o sentido mais amplo da educação é a educação para a cidadania, dignidade e autonomia. “O conhecimento só pode fazer sentido se tiver compromisso social e solidário. Acredito que com essas iniciativas honramos os planos de Darcy Ribeiro, que sonhou com uma universidade necessária e emancipatória”, finalizou.

DANÇA – Para encerrar a cerimônia, houve a apresentação de dança cigana, com o grupo Namastê (www.namaste.org.br) de arte inclusiva. Os alunos, portadores de deficiência intelectual ou Síndrome de Down, dançaram para o auditório cheio.

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB

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