Portal CDT/UnB - Notícia: Reitor da UnB inaugura prédios no Gama e dá posse a novos diretores
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Reitor da UnB inaugura prédios no Gama e dá posse a novos diretores
08/08/2012

 

José Geraldo entregou à comunidade dois edifícios prontos: UED e Mesp. Cerimônia ocorreu na mesma tarde em que foram empossados o diretor Alessandro Borges e o vice Augusto de Medonça Brasil

 

A UnB Gama inaugurou nesta quarta-feira, 8 de agosto, dois novos prédios: a Unidade de Ensino e Docência (UED), com 39 salas e sete laboratórios de Engenharia, e o Módulo de Serviços e Equipamentos (Mesp), com uma quadra poliesportiva e oito salas comerciais. O reitor José Geraldo de Sousa Junior afirmou que o campus do Gama é um símbolo dos 50 anos da universidade e do sucesso da expansão.

“Darcy Ribeiro dizia que a universidade completa é aquela que traduz todo o sentido do conhecimento. Se ele estivesse vivo, e aqui, diria também que uma universidade completa é aquela que se está plenamente presente em todos os espaços onde pode realizar esses valores”, disse, durante a cerimônia oficial que contou com a presença dos decanos, professores, servidores e alunos do novo campus, autoridades do Governo do Distrito Federal e 15 dos 20 candidatos que disputam os cargos de reitor e vice-reitor em consulta organizada pela comunidade acadêmica. “Se tivéssemos aulas hoje, toda a nossa estrutura laboratorial estaria em pleno funcionamento”, afirmou o diretor da UnB Gama, Alessandro Borges. “Foi um esforço grande de muitas pessoas que se dedicaram para que esse processo de construção se tornasse realidade. Hoje é um momento de consolidação de parte desse trabalho”.

A UnB Gama foi inaugurada em 2008, ao lado dos campi de Planaltina e Ceilândia. Concentra cursos da área de Engenharia, em quatro especializações: eletrônica, automotiva, de energia e de software. Está em curso a implantação do curso de Engenharia Aeroespacial, em parceria com o governo federal. “Esse é um processo bonito de crescimento e consolidação de um polo de tecnologia no Gama”, disse o professor Ricardo Jacobi, um dos pioneiros do campus.

A inauguração aconteceu na mesma tarde em que tomaram posse o diretor da UnB Gama, Alessandro Borges (em seu segundo mandato) e o vice-diretor, Augusto César de Mendonça Brasil, para mandato de quatro anos. “Vocês entrarão para a história dessa instituição assim como os fundadores do Campus Darcy Ribeiro estão na história da UnB”, afirmou o reitor. Guiados pelo diretores, José Geraldo e a secretária-adjunta de Educação do Distrito Federal, Maria Luiza Fonseca do Valle, conheceram as instalações.

Na UED, 36 salas de professores e três administrativas estão em funcionamento há cerca de um ano. Sete laboratórios aguardam a retomada das aulas. Uma subestação de energia elétrica foi instalada, o que, segundo Alessandro Borges, garante a estabilidade na rede do campus para o uso de todos os equipamentos. A rede de telefonia fixa deve ser instalada pela companhia telefônica nos próximos meses.

No Mesp, a quadra poliesportiva já está pronta para uso. Um processo de licitação vai selecionar empresas para instalar dois restaurantes e seis lojas de conveniência nas salas comerciais. As obras custaram R$ 10 milhões, financiados pelo Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação.

Alessandro Borges enfatizou que há muito trabalho pela frente. “Até o fim do ano precisamos de um novo estacionamento e uma passarela para que professores e alunos possam cruzar a via em segurança”, afirmou o diretor, que negocia a passarela com a Secretaria de Obras do GDF. 

O reitor José Geraldo dividiu a alegria com os candidatos presentes. “Queria compartilhar com vocês esse momento grandioso da nossa universidade. Digo isso porque no sentido previsto por Darcy Ribeiro, ela se apresenta em seus novos campi como uma universidade que traduz todas as dimensões do conhecimento e as realiza em seus programas, cursos e projetos”, disse. A aflição que veio com a expansão não foi esquecida. “Quero continuar discutindo com Alessandro nossas divergências”, afirmou o reitor, indicando que o diálogo foi construtivo. “Sempre reclamei com propostas”, respondeu Alessandro em clima cordial.

Aos reitoráveis, José Geraldo deixou uma mensagem: “A presença de vocês significa que está demonstrada a disposição de que a universidade prossiga nesse projeto de expansão e não abra mão de tomar a ideia de uma universidade multicampi como a principal característica de sua completude”, disse. “Quem quer que seja reitor ou reitora, não pode perder de vista que aqui é a UnB, a UnB no Gama, mas com identidade local, integrada”, completou.

 

CDT/UnB

A diretora interina do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) também marcou presença no evento. Ela destacou a importância da implantação de mais uma unidade da UnB e o desafio de sair do campus Darcy Ribeiro e estar em todo o DF. “Representa a integração da UnB ao projeto de desenvolvimento econômico, social e tecnológico da comunidade, a partir das vocações dessa região, ao mesmo tempo em que a Universidade se aproxima dos problemas reais para retroalimentar o processo da ciência básica e tecnológica nas áreas de competência em que estão vinculados o lugar e a região do entorno”, completa. 

 

Fonte

UnB Agência

 

Edição

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB 

 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136