Portal CDT/UnB - Notícia: CDT/UnB ganha escultura de mármore
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
CDT/UnB ganha escultura de mármore
24/08/2012

 

Obra de arte foi doada pela artista mineira Sônia Maria

A artista plástica Sônia Maria fez a doação de uma de suas obras de arte para o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. A escultura, intitulada “Esboço de Eternidade”, foi entregue e colocada no hall de entrada do CDT/UnB na manhã desta sexta-feira (24), e será inaugurada no próximo dia 4, juntamente com o lançamento da Vitrine Tecnológica.

A diretora interina do CDT/UnB, Ednalva Morais se sente gratificada pela doação da obra e ressalta a importância da integração das diferentes áreas do conhecimento e a multidisciplinaridade entre os departamentos da UnB, as empresas, o governo e a sociedade, que representam a missão das duas instituições. “Há sempre uma grande vinculação entre a arte, a ciência e a tecnologia, porque a arte é invenção, é descoberta, é criatividade, tal qual o processo de inovação também, que requer muita pesquisa e criatividade do artista. E nós, enquanto gestores de um centro que promove e integra a ciência, a tecnologia, a inovação, a criatividade e o empreendedorismo, ficamos muito felizes com a doação desta escultura para o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, porque essa integração representa não só enquanto arte, mas pela simbologia que a escultura traduz em si de integração entre os diferentes saberes que fazem parte do dia a dia da nossa instituição”, destaca Ednalva. 

Sônia Maria Gomes é natural de Patos de Minas - MG, e reside em Brasília desde 1977. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, e autodidata em Artes Plásticas, desde 1973. Em 2006, ela retornou à UnB para o aprendizado de escultura em mármore, com o escultor e professor Miguel Simão. Apaixonada pelo tema “mãos”, ela imprime sua marca em pinturas e esculturas. Iniciada em 2006 e finalizada um ano e dois meses depois, a obra “Esboço de eternidade” representa duas mãos estilizadas e significa, na verdade, apenas um esboço de eternidade devido à durabilidade do material, que é o mármore “porque ela nos conduz a algo não material, algo mais espiritual, intuitivo que retoma o tema da eternidade, o que vamos fazer depois de deixarmos essa vida. Então, o sentido é que a arte nos aproxima desse algo imortal, imaterial e atemporal que seria a eternidade” revela Maria. 

Conheça mais: http://www.mariaarte.com.br/ 

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB  

 

 

 

 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136