Portal CDT/UnB - Notícia: Mais de 500 catadores já foram capacitados no DF
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Mais de 500 catadores já foram capacitados no DF
04/09/2012

 

Com os projetos de Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis e o Cataforte do CDT/UNB, instituições levam qualificação ao setor

 

 

O Distrito Federal conta com poucos pontos de coleta seletiva de lixo. Para os próximos anos, a intenção é aumentar o número de regiões administrativas que adotem esse procedimento e os catadores precisam estar preparados. A fim de capacitá-los em gestão, o Sebrae no DF criou o projeto Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo da categoria integrando-o ao Projeto Cataforte idealizado pelo CDT/UNB, Fundação Banco do Brasil e Ministério do Trabalho e Emprego. Até o momento foram realizadas 54 oficinas, com a participação de 538 catadores, totalizando 1890 atendimentos, 15 planos de negócios das associações e cooperativas e uma pesquisa qualitativa dos compradores de resíduos no DF.

A metodologia de gestão, aplicada pelo projeto, foi desenvolvida pelo Sebrae no DF em parceria com o Cataforte, uma iniciativa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), Fundação Banco do Brasil e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como objetivo fortalecer o associativismo e cooperativismo da categoria.

Para o gestor do projeto do Sebrae DF, Daniel Hudson, a parceria entre as instituições é importante porque otimiza recursos e tempo, além de tornar as ações mais efetivas. Daniel conta que o maior objetivo é sensibilizar os catadores sobre a importância de uma gestão adequada para a sustentabilidade econômica da cooperativa. “Desenvolvemos um modelo de capacitação específica para este público com quatro módulos sobre cooperação, organização da cooperativa, separação de materiais e gestão financeira das cooperativas”, explica.

O gestor revela que os catadores precisam estar preparados para exercer um papel importante dentro da coleta seletiva do Distrito Federal, que está em vias de implantação com apoio do Governo do Distrito Federal por meio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST). “Eles irão receber maior quantidade de material o que vai resultar em aumento da carga de trabalho nas cooperativas e consequentemente de renda. Portanto, é uma responsabilidade muito grande”, afirma. Daniel acredita que o grupo capacitado está pronto para as demandas da cidade. “É preciso estar organizado para assumir tranquilamente esse processo e hoje, com tudo o que realizamos com eles, observamos que estão preparados”, finaliza.

O coordenador pedagógico do projeto Cataforte, Luis Fernando Costa, fez um balanço da atuação e destacou os melhores momentos. “Foi muito interessante perceber que eles conseguiram visualizar a necessidade de vender direto para a indústria a fim de agregar muito mais valor ao produto, gerando muito mais renda desta maneira”, afirmou. De acordo com Luis Fernando, o módulo introdutório que explicou noções básicas sobre cooperativismo foi importante para eles compreenderem as vantagens de estarem juntos para tomar decisões. “Com as discussões, perceberam que têm poder decisório dentro da cooperativa e isso gerou muitas discussões. Foi bastante produtivo porque mostra que são críticos e compreendem a importância de fazer parte de uma cooperativa”.

A Presidente da Cooperativa Cooperfenix, Raimunda Alves, está empolgada com o projeto e acredita que o tempo é curto para absorver tantas informações importantes. “Já estamos começando a aplicar o que aprendemos em nosso dia-a-dia para estarmos preparados para a coleta seletiva de lixo”, conta. De acordo com Raimunda, o cooperativismo foi a lição que mais agradou. “Deveria ser a oração do catador, porque juntos somos capazes e, sozinhos, não conseguimos chegar a lugar algum”, ensina.

 

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - DF

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136