Portal CDT/UnB - Notícia: UnB desenvolve avião usado para monitorar extração ilegal de minérios
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
UnB desenvolve avião usado para monitorar extração ilegal de minérios
10/10/2012

Modelo pesa 3 kg, alcança 150 metros e faz imagens em alta resolução. Veículo poderá ser usado no DF para fiscalizar ocupação urbana.

 

A Universidade de Brasília (UnB) desenvolveu um aeromodelo usado pelo Departamento de Produção Mineral, do Ministério de Minas e Energia, para fiscalizar a extração ilegal de minério.

O avião, um veículo aéreo não tripulado (VANT) pesa três quilos, voa a até 150 metros de altura e fotografa em alta resolução. O modelo foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB.

As fotos feitas pela câmera do VANT têm ajudado no combate à exploração ilegal de minérios, imagens feitas pelo avião, por exemplo, já revelaram crateras abertas numa mina da Paraíba, que funciona sem autorização do governo.

As imagens são transmitidas em tempo real e analisadas por técnicos do ministério, que identificam e notificam os responsáveis pela exploração irregular.

A UnB tem seis pilotos treinados para operar o avião que custa, em média, R$ 55 mil. Com o sucesso dos primeiros testes do VANT, os coordenadores já querem trazê-lo para atuar no DF. A ideia é usar o equipamento para fiscalizar o crescimento desordenado das cidades. 

Do alto, o avião também pode acompanhar a expansão de um condomínio, a invasão de áreas públicas e o desmatamento de áreas de proteção ambiental. Pequeno e leve, o VANT pode atuar em áreas de difícil acesso e sua manutenção custa em torno de R$ 20 mil, por ano. 

De acordo com o coordenador do projeto, professor Lenildo Santos, o contrato está sendo analisado pelo departamento jurídico da Agência de Fiscalização do Distrito Federal – Agefis. 

“Nas aplicações em que eles são potencialmente úteis, eles têm um custo muito menor do que temos hoje como tecnologia tradicional. Nós estamos com a Copa de 2014 muito próxima, então ele é uma ferramenta que também pode fazer o monitoramento de multidões, tanto no horário de jogo, quanto na questão do acesso ao estádio e o entorno todo do evento”, afirma o professor. 

 

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO - com informações da UnB Agência e Globo.com 

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB  

 

 

 

 

Últimas notícias
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 03/2020
Data: 25/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 02/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Decanato de Pesquisa e Inovação, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Mul...
Saiba mais
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO Nº 01/2020
Data: 19/03/2020
Por intermédio das representações institucionais, o Parque Científico e Tecnológico e o Programa Multincubadora de Empresas da Universi...
Saiba mais
Edital de Chamamento Público nº 1/2020
Data: 07/01/2020
A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), com sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da Reitoria, 1º Andar, Brasília - DF, torna pú...
Saiba mais
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136