Portal CDT/UnB - Notícia: Delegação de Moçambique se reúne com vice-diretora do CDT/UnB
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Delegação de Moçambique se reúne com vice-diretora do CDT/UnB
01/11/2012

Na tarde desta quarta-feira (31.10), representantes do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas – IPEME, de Moçambique, estiveram reunidos com a vice-diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, Ednalva Morais. O principal objetivo da visita ao CDT/UnB foi conhecer o trabalho desenvolvido pela Multincubadora de Empresas. 

Ednalva apresentou a Universidade de Brasília e o CDT/UnB à delegação, destacando os principais programas e projetos desenvolvidos. Ela falou, ainda, sobre os pontos positivos de Brasília e que, como a capital não tem foco para grandes indústrias, a Universidade procura investir em pesquisa e extensão, especialmente no que diz respeito ao empreendedorismo, para despertar esse interesse nos alunos. Além disso, ela demonstrou interesse em Moçambique pela realidade semelhante à nossa. “Ainda existe a falta de inclusão social e digital, e aqui no CDT/UnB, com o nosso trabalho, nós possibilitamos o desenvolvimento econômico e social, e consequentemente, conseguimos levar essa inclusão à sociedade”, reforça.

O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas – IPEME, é uma instituição pública criada em 2008, cujo objetivo é incentivar a implantação, consolidação e desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas em Moçambique. O diretor geral do Instituto, Claire Mateus Zimbaac, explicou que Moçambique está passando por um processo dinâmico de desenvolvimento, primeiro, devido ao turismo; segundo, pelo fato de estar envolvida no processo de implantação de grandes projetos que influenciam diretamente a economia (Moçambique possui a 4ª maior reserva de gás natural do mundo). Claire contou que o IPEME possui um protótipo de incubadora de empresas, por isso decidiu conhecer a incubadora do CDT/UnB, centro de referência mundial em empreendedorismo e inovação, para entender como funciona todo o processo de incubação. 

O maior interesse demonstrado pelos membros da delegação foi acerca da metodologia de incubação (Hotel de Projetos e Incubação, propriamente dita), na captação de recursos (programas e projetos do governo que o CDT busca para financiar a formação de empreendedores), e especialmente, nos cursos oferecidos pela Escola de Empreendedores – Empreend. 

“O sucesso é criar um ecossistema de ensino, identificar e formar bons empreendedores. Além, é claro, de estimular e incentivá-los a criar uma empresa. Por isso, ao longo desses 26 anos de CDT, foram criados tantos programas voltados para o empreendedor brasileiro, e que estão dando certo”, finaliza a vice-diretora Ednalva. 

Após a reunião, o representante da Incubadora de Base Tecnológica, João Orlando, levou a delegação para um tour pelas dependências do Hotel de Projetos e Empresas Incubadas, para que tornasse mais palpável e real as compreensões acerca do processo de incubação, até a fase de graduação das empresas. 

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB  

 

 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136