Portal CDT/UnB - Notícia: Cooperativismo para a inclusão social
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Cooperativismo para a inclusão social
01/11/2012

 

Unir criatividade, inclusão social e produção. Essas são as principais premissas das cooperativas dos ramos Produção e Especial.

 

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, por definição, cooperativas do ramo Produção são aquelas dedicadas à produção de um ou mais tipos de bens e produtos, quando detenham os meios para tal. Ao lado destas, no quesito inclusão, estão as do ramo Especial, que são constituídas por pessoas que precisam ser tuteladas ou que se encontram em situação de desvantagem e atuam visando sua inserção no mercado de trabalho, a geração de renda e a conquista de cidadania.

Representando estes dois ramos, mais de 20 cooperativas se dedicam a proporcionar dignidade, emprego e renda a pessoas em liberdade assistida, ex-presidiários, moradores de rua, alcoólicos e pessoas com deficiência. Cooperativas como a Maria Flor, do ramo Especial, e a Sonho de Liberdade, do ramo Produção, congregam vários exemplos de superação.

A Cooperativa Maria Flor, fundada em setembro de 2006, conta com cerca de 20 cooperados, pessoas com deficiência intelectual e pais, ocupados na produção de flores de tecido que são utilizadas como forminhas de bombom, anéis de guardanapo, caixinhas personalizadas e embalagens para bem-casados, itens que fazem parte da decoração de casamentos.

A Cooperativa Sonho de Liberdade, fundada em 2005, foi idealizada dentro de uma casa de detenção. Hoje, conta com mais de 80 cooperados envolvidos no aproveitamento de resíduos da construção civil, em especial, a madeira. O grande objetivo da cooperativa é não permitir que as mais de 700 toneladas de resíduos cheguem ao lixão do DF. A madeira recolhida pelos cooperados se transforma em combustível para caldeiras, volta para a construção, vai para a fábrica de sofás infantis – criada dentro da cooperativa –, ou, mais recentemente, destinada à produção de móveis sustentáveis.

O presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Roberto Marazi, ressalta que “Esta é uma cooperativa de combate à miséria e de oportunidade para quem deixou a prisão em liberdade condicional. É uma cooperativa que abriga, dá chance de renascer”. Os cooperados da Sonho de Liberdade encontram na cooperativa muito mais do que uma forma de inclusão, garantem renda que pode chegar a R$ 100 por dia, com muita dignidade e pelo próprio suor. Hoje a movimentação financeira da cooperativa chega a R$ 100 mil por mês e a perspectiva é de crescimento. Através da parceria com instituições como a Fundação Banco do Brasil e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) a cooperativa passa a produzir móveis sustentáveis que serão comercializados por todo o país.

Vencendo barreiras, a inclusão social por meio do trabalho em cooperativas, tem auxiliado vários homens e mulheres a trilhar um novo caminho para suas vidas. A importância da cooperação fica nítida na aplicação prática das ideias de solidarismo e busca de meios para conferir condições de o grupo se prover.

 

Serviço

I Congresso Distrital do Cooperativismo – I DFCOOP

Cenários e Desafios para as Cooperativas do Distrito Federal 

De 21 a 23 de novembro de 2012

Mais informações: www.dfcooperativo.coop.br/dfcoop

(61) 3345-6016

 

Fonte: Sistema OCDF 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136