Portal CDT/UnB - Notícia: SBRT celebra 10 anos de serviços prestados ao micro e pequeno empreendedor brasileiro
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
SBRT celebra 10 anos de serviços prestados ao micro e pequeno empreendedor brasileiro
07/11/2012

Solenidade aconteceu na sede do CNPq em Brasília

 

Cinquenta e cinco mil demandas registradas, dezoito mil Respostas Técnicas, quase vinte mil Respostas Referenciais, cem mil clientes cadastrados e um milhão de acessos diretos. Esses são os números que comprovam os dez anos de sucesso nos serviços prestados ao empreendedor brasileiro pelo Serviço Brasileiro de Resposta Técnica – o SBRT, que na tarde desta terça-feira (06.11) reuniu autoridades, representantes das instituições executoras do projeto, e micro e pequenos empresários, no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq para comemorar esse grande feito. 

O SBRT é um projeto idealizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e constitui uma política pública apoiada pelo Sebrae e CNPq, sendo uma ferramenta de acesso à informação tecnológica voltada para a inovação como fator da promoção da competitividade das empresas, em especial, micro e pequenos empresários e empreendedores.

A Rede SBRT é constituída pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico/Universidade de Brasília, Agencia Usp de Inovação/Serviço Disque Tecnologia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Rio Grande do Sul e SENAI Amazonas, Instituto de Tecnologia do Paraná, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Instituto Euvaldo Lodi da Bahia,  Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro e pela Universidade do Estado de São Paulo/Unesp.   


O evento

Com a presença do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia E Inovação , Alvaro Toubes Prata; do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Glaucius Oliva; do diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Carlos Alberto Dos Santos; do presidente da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio De Janeiro, Paulo Alcantara Gomes; do presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Marcílio César de Andrade; do presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Júlio Felix; do diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, da Unb, Luis Afonso Bermudez; e do diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Emir José Suaiden; que compuseram a mesa de honra, deu-se início à cerimônia.

O secretário Álvaro Prata agradeceu a oportunidade de a comemoração ser na Casa do Pesquisador e destacou que o esforço maior é que a Ciência, Tecnologia e Inovação façam parte da agenda de maneira disciplinada com a capilaridade necessária. E defendeu, ainda, que o SBRT consegue alcançar isso atendendo às demandas de forma rápida e eficaz. 

“Estamos comemorando efusivamente esses dez anos do Sistema Brasileiro de Resposta Técnica e celebrando o esforço de todos, e ampliando, divulgando essa grande rede que permite ao jovem empreendedor poder esclarecer uma questão tecnológica. Hoje nós temos mais de 20 mil questões no nosso Banco, com uma capilaridade muito grande e o nosso sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação tem um componente que é muito rápido e que permite que qualquer cidadão possa ser esclarecido em sua demanda tecnológica. Estão de parabéns todos aqueles que a partir das suas visões, da sua energia e do seu esforço nos permitiram chegar aqui”, destacou o secretário.

Durante a cerimônia, o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, ressaltou o compromisso da instituição com a difusão da informação tecnológica e inovação. “Difundimos os conhecimentos disponibilizados pelo SBRT na nossa rede de atendimento, no acesso remoto, nas plataformas de inovação e tecnologia e por meio dos agentes de atendimento que visitam os empreendimentos”, destaca.

Carlos Alberto lembrou que, na década de 80, a mortalidade dos pequenos empreendimentos nos dois primeiros anos chegava a 73%. “Hoje, atingimos o percentual de 27% e isso tem relação direta com a difusão das soluções disponibilizadas pelo SBRT”, afirmou.

O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, fez uma retrospectiva dos avanços do Brasil na produção científica nos últimos 30 anos. “Na década de 80, o Brasil contribuía com 0,4% do conhecimento produzido no mundo. Hoje, somos a 13ª nação na produção de artigos científicos e 60% do conhecimento da América Latina sai do Brasil”, disse. Ele destacou que a economia brasileira encontra-se em destaque, graças aos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, mas que o país tem um grande desafio pela frente. 

“Já fomos capazes de mostrar a economia brasileira, e podemos afirmar que a raiz está na pesquisa, na ciência, tecnologia e inovação. Hoje, o Brasil é um grande provedor, o país cresceu e isso prova que a Ciência e Tecnologia são fundamentais. O nosso maior desafio é agregar conhecimento até ao mais simples produtor, em todas as áreas, e ter condição de chegar efetivamente ao micro e pequeno empresário. O mais importante é que os resultados mostram que a rede está conseguindo dar essa resposta”, finaliza.

O professor Luis Afonso Bermúdez, diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB, relembrou a história do SBRT, que surgiu quando não existiam recursos de pesquisa na internet como Google e Wikipédia, e fez questão de parabenizar os envolvidos nesse projeto. “Comemorar faz com que lembremos determinados compromissos, tanto passados quanto futuros. Ninguém comemora o que não deu certo, comemora o que se quer mais. Quando ainda nem se falava em inovação, nós fomos a primeira rede a levar isso ao pequeno empreendedor, que é quem mais precisa dos nossos serviços, e é esse compromisso que queremos levar daqui a mais cem anos”, destacou.

Após a apresentação dos resultados alcançados em dez anos do programa SBRT, pela coordenadora da Secretaria Executiva da Rede SBRT, Vera Harcar, micro e pequenos empresários deram seus depoimentos de como as respostas técnicas ajudaram em seus empreendimentos.

A cerimônia encerrou com uma mesa redonda com o tema “Inserção do SBRT nas Ações Governamentais para a Promoção da Inovação – Ministérios”, seguida por uma homenagem aos representantes da Rede SBRT, com entrega da placa comemorativa pelo coordenador de Serviços Tecnológicos do MCTI, Jorge Mário Campagnolo. A vice-diretora do CDT/UnB, Ednalva Morais foi quem recebeu o exemplar para a instituição. 

 

Depoimento

O evento de 10 anos deu visibilidade e transparência nas ações do projeto. A rede SBRT é inovadora e ajuda o micro empresário como instrumento estratégico para sua competitividade no mercado por meio de informações tecnológicas gratuitas para disseminar tecnologia e inovação. Parabéns às equipes das nove instituições e aos fomentadores do projeto pelo ótimo trabalho desempenhado ao longo dos anos.

Eduardo Henrique Matos – Coordenador do SBRT no CDT/UnB

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB  

 

 

 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136