Portal CDT/UnB - Notícia: CDT/UnB recebe empreendimentos selecionados para o Hotel de Projetos
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
CDT/UnB recebe empreendimentos selecionados para o Hotel de Projetos
13/11/2012

 

Coordenadores da Incubadora de Base Tecnológica deram as boas-vindas aos empresários que passarão pelo programa de pré-incubação

 

Na manhã desta terça-feira (13.11), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) deu as boas-vindas aos representantes dos empreendimentos selecionados para o Hotel de Projetos, programa de pré-incubação que tem duração de um ano. Na oportunidade, os empresários foram apresentados à metodologia aplicada, aos cursos iniciais de capacitação previstos e à equipe da Incubadora que irá acompanhá-los durante o programa. 

O Programa Hotel de Projetos tem o objetivo de apoiar empreendimentos nascentes inovadores (pessoas físicas e jurídicas) por meio do desenvolvimento de seus modelos de negócios e análise de sua viabilidade econômica e mercadológica. O Hotel iniciou suas atividades em 1998 e, desde então, já apoiou 66 ideias de negócios inovadores, dos quais 40% passaram para a fase de incubação.

O gerente de Desenvolvimento Empresarial do CDT, Higor Santana fez uma breve apresentação ido Centro, seguido pelo coordenador da Incubadora Anísio Lopes, que apresentou os eixos, áreas, a equipe de colaboradores que irá acompanhar os empreendedores durante o processo de pré-incubação, e como funcionam as etapas do Programa. “Nós vamos acolher as suas ideias e capacitá-los. A missão do CDT é apoiar e promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo em âmbito nacional, contribuindo para o crescimento econômico e social, e vocês todos fazem parte disso”, afirmou Anísio. 

Anísio destacou ainda que o cenário nacional atual é favorável para o empreendedor, principalmente no que diz respeito aos incentivos à pesquisa, inovação e empreendedorismo, e que o trabalho do CDT é orientá-los na elaboração de projetos para usufruir dos benefícios das leis, como a Lei de Inovação, Lei de Informática e Lei do Bem, por exemplo.

A também coordenadora Rosângela Medeiros falou a respeito da participação do CDT em redes, a exemplo do projeto Soft Landing, da EBN; dos cursos, palestras e workshops promovidos pelo CDT, inclusive o Café Empresarial, importante evento de troca de experiências e network; e, principalmente, da importância de manter a equipe forte e unida, durante esse processo de incubação, que pode durar até um ano.  “A pré-incubação significa um momento mínimo que vocês considerarem suficiente para afirmar ‘eu estou pronto para lançar meu produto no mercado e prospectar clientes’”, finalizou.  

Os coordenadores aproveitaram para divulgar a liberação do espaço compartilhado no prédio do CDT/UnB, que ocorrerá a partir do dia 07 de dezembro.

 

Oportunidade

As arquitetas Milena Sampaio e Júlia Fernandes da Quali-A, empresa de Consultoria Ambiental com foco na eficiência energética e qualidade ambiental na arquitetura e urbanismo, contam que vieram para o CDT com a expectativa de conseguir organizar seus procedimentos, sistema e gestão, de maneira adequada pra atender ao mercado.

“Nossa demanda é que o Brasil agora já tem uma etiquetagem de edifícios, de eficiência energética obrigatória, do Procel; e nós temos o apoio da Eletrobrás, da própria Faculdade de Arquitetura e do Inmetro para que nos tornemos também um organismo de inspeção creditado pra emitir essa etiqueta. Como no Brasil, atualmente, só existe um órgão com esse fim, existe uma expectativa muito grande de que aqui em Brasília formalize uma empresa que possa fazer essa emissão, então essa é uma das grandes inovações da nossa empresa e nós precisamos do apoio do CDT para que isso aconteça, para nos dar credibilidade”, afirmou Júlia. 

O professor Edilson Costa, da Vivat Tecnologia Educacional, desenvolve uma Plataforma para educação a distância e revela que gostaria de ter conhecido o CDT há mais tempo para viabilizar seu projeto. 

“Eu conheci o CDT no início deste ano, por meio das atividades do NICE e, quando fiquei sabendo da oportunidade do Hotel de Projetos, consegui identificar no que esse programa poderia me ajudar e percebi que eu deveria ter conhecido o CDT há pelo menos dois anos, pra poder redirecionar meus gastos e investimentos para a minha empresa e me preparar pro meu nicho de mercado, para o qual eu vou oferecer meu produto. Mas apesar disso, estou com uma boa expectativa”, finaliza. 

 

Conheça as empresas selecionadas para o Programa Hotel de Projetos 01/2012:

Digital Stickers – Tecnologia da Informação e Comunicação

Dox - Soluções em Tempo e Espaço – Tecnologia da Informação e Comunicação

Eprom Equipamentos Médicos Hospitalares Ltda. – Telemedicina

Explora Vita – Tecnologia da Informação e Comunicação

Geosignals – Geociências

Macofren – Biotecnologia

Quali-A – Consultoria Ambiental

São Lucas Central de Insumos Orgânicos Ltda. – Agronegócios

Scifield Eco Agronegócios – Agronegócios

By Táxi – Tecnologia da Informação e Comunicação

Terra Sense – Geociências

Vivat Tec. de Informação e Comunicação Educacional Ltda. - Tecnologia da Informação e Comunicação

 

 

LÍVIA CAROLINA MACHADO

Jornalismo

Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação – NPDC    

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB  

 

 

 

Últimas notícias
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Projetos de Pesquisas
Data: 11/10/2019
Projetos de pesquisa em execução no âmbito do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136